30/04/2024 às 11h22min - Atualizada em 30/04/2024 às 20h03min

Projeto Formações IEE tem ações em sete estados no mês de maio e beneficia 28.500 alunos

Um total de 405 professores, gestores, coordenadores e diretores de oito cidades participará dos diferentes módulos, com a metodologia do Instituto Esporte e Educação, baseada nos princípios do esporte educacional

Doro Jr.
IEE / Divulgação
Com ações em sete estados, o Projeto Formações IEE, do Instituto Esporte e Educação, chega a oito cidades neste mês de maio, com os módulos 2, 3 e 4 da metodologia do IEE, baseada nos princípios do esporte educacional. Serão capacitados 405 profissionais - professores, gestores, coordenadores e diretores –, beneficiando 28.500 alunos.

Depois de realizar o módulo 1 (Princípios do Esporte Educacional), em março e abril, as cidades de Juazeiro, na Bahia; Carolina, no Maranhão; Ipatinga, em Minas Gerais; São José dos Pinhais, no Paraná; Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco, e Canoinhas, em Santa Catarina dão sequência ao projeto agora em maio.

A esses municípios se junta Porto Nacional, em Tocantins, iniciando as ações. Porto Nacional terá o módulo 1, no dia 7 de maio, de forma presencial, e o módulo 2 (Didática/EaD), no dia 15, on-line. O módulo 2 será realizado, também, em Carolina, no dia 15. E, antes, no dia 14, chega a Juazeiro, assim como a São José dos Pinhais no dia 7.

Já nas cidades de Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca, os profissionais estarão recebendo os módulos 2, on-line, respectivamente nos dias 6 e 8, e 3 (Pedagogia do Esporte), presencial, dias 20 e 22. Módulo 3 que chegará, também a Canoinhas, no dia 21. E o módulo 4 (Sistema Didático PROTEGE/EaD) está programado para a cidade de Ipatinga, no dia 10 de maio.

“O Projeto Formações dá sequência às ações agora e maio, com o método do IEE que proporciona um aprendizado diferenciado, integrando a teoria e a prática”, destaca Adriano Rossetto, coordenador pedagógico do IEE.

Os módulos – O módulo 1 é apresentado por meio de jogos e práticas corporais, com reflexões sobre inclusão, diversidade, construção coletiva, educação integral e autonomia nas práticas pedagógicas da educação física.

A didática será discutida remotamente, via webinário, no módulo 2 em EaD. Serão apresentados vídeos com situações/problemas no desenvolvimento de práticas de jogos na escola, gerando discussões de estratégias e de ferramentas didáticas que favorecem o ensino e a aprendizagem dos alunos e alunas.

O terceiro módulo será praticado e vivenciado por meio de esportes não convencionais, atendendo aos critérios do "bom jogo": imprevisibilidade, desafios e sucessos, novas aprendizagem, gerenciamento pelo jogadores e participação ativa.

E será apresentada remotamente pela plataforma moodle e via webinário a ferramenta didática “Sistema PROTEGE”, que contribui para provocar diversificações e desafios nas aulas, realizando  intervenções qualificadas a partir do objetivo de aprendizagem.

A metodologia do IEE tem sido desenvolvida e aplicada pelo Instituto ao longo de seus 23 anos de atuação e já capacitou mais de 63 mil professores. O foco é o esporte educacional, que segue os princípios da inclusão e do respeito às diferenças, com a aplicação do método por esses profissionais de educação formados pelo IEE.

O Projeto Formações IEE tem como financiadores VALE, Grupo CCR / CCR Aeroportos, Instituto CCR, Ultracargo, Ultragaz, Ipiranga, Instituto ULTRA, AEGEA, ISA CTEEP e Cogna Educação via Lei de Incentivo ao Esporte / Ministério do Esporte / Governo Federal.

Sobre o Instituto Esporte e Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte e Educação (IEE) já atendeu a 7,5 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 63 mil professores e educadores em todo o Brasil. Sua metodologia já chegou em 27% dos municípios brasileiros (1.488).

A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.

O Instituto Esporte Educação conta com os seguintes parceiros: Itaú, VALE, Mercado Livre, Grupo CCR, Instituto CCR, Achè, Novelis, Bank Of America, Ultracargo, Ultragaz, Ipiranga, Instituto ULTRA, Verde Asset Management, Zurich, Daiichi Sankyo, Comgas, EDP São Paulo, Pfizer, Polimix, Grupo Deloitte, AEGEA, Localiza&CO, Instituto Localiza, Eternit, ISACTEEP, Grupo SIMPAR, Grupo SEMP, Cogna Educação, TRW, Mundial Logística, VR, TrackAndField, Banco ABC, Escola Mobile e Santil via Lei de Incentivo ao Esporte / Ministério do Esporte / Governo Federal, ROCHE e Bloomberg e NIKE.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp