21/11/2023 às 15h47min - Atualizada em 22/11/2023 às 12h03min

Escolas de São Gabriel (RS) recebem brinquedotecas e contação de histórias para crianças

Projeto “Vem Brincar” leva brinquedos educativos e livros infantis para crianças de escolas públicas do município

Da redação
Marcos Daldegan

O projeto gratuito “Vem Brincar” realiza a entrega de estruturas de brinquedotecas e oficinas de contação de histórias em São Gabriel (RS) entre os dias 27 e 30 de novembro. As oficinas têm o intuito de despertar nos alunos o hábito pela leitura. Os locais e horários podem ser encontrados abaixo. O projeto conta com intérpretes de Libras e terá monitor que auxiliará o público no espaço e irá orientar os participantes com deficiências físicas, visuais ou que apresentam espectros, síndromes ou doenças que gerem limitações.

 

As brinquedotecas contam com 40 exemplares de livros de literatura infantil, sendo 10 em braile, 30 brinquedos educativos e 1 kit de tapete EVA. Já a contação de histórias vai levar para as crianças o título “Julinha Relógio na Biblioteca”, do autor Sérgio Vale, da Editora Komedi.

 

O livro conta a história de Julinha Relógio, uma garota alegre e inteligente que realiza a maior de todas as aventuras: conhecer a vida. Sempre é hora de aprender e se divertir quando se tem o hábito da leitura. É isso que Julinha Relógio descobre em sua visita à biblioteca, vivendo com o amigo Murilo as incríveis e mágicas aventuras que só os livros podem proporcionar.

 

Em cada escola, será construído um cenário com elementos de uma biblioteca, que terá os objetos que saem da imaginação dos personagens e ajudam na contação da história.

 

Segundo dados da 5ª edição da pesquisa “Retratos da leitura no Brasil”, de 2020, no Sudeste apenas 42% da população é leitora. O incentivo da leitura desde a infância é importante para que o cenário da leitura no Brasil prospere.

 

Lei de Incentivo à Cultura, o projeto “Vem Brincar” tem a produção da Faço Arth Produções, apoio SSP Produções e com patrocínio da CMPC e realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.

 

Sobre A CMPC: A CMPC Brasil tem sua unidade industrial localizada em Guaíba, no Rio Grande do Sul, faz parte do grupo chileno CMPC e produz, por ano, cerca de 2 milhões de toneladas de celulose – matéria-prima biodegradável utilizada na fabricação de produtos de higiene pessoal (tissue), de embalagens e de vários outros itens presentes no cotidiano das pessoas. Maior indústria do estado, conforme o índice VPG (Valor Ponderado de Grandeza), a companhia é responsável pela criação de 45 mil empregos diretos, indiretos e induzidos na economia gaúcha, com 6,6 mil profissionais atuando em suas operações industriais, florestais e portuárias. Presente no Brasil desde 2009, a empresa é uma representante da bioeconomia e tem suas operações baseadas no conceito da economia circular, transformando 100% resíduos sólidos do processo industrial em 13 novos produtos, desde matéria-prima para produção de cimento e painéis de madeira até corretivo de pH do solo e fertilizantes orgânicos. O grupo CMPC completou 100 anos de atuação no mundo em 2020 e conta atualmente com mais de 20 mil colaboradores em 48 unidades industriais de oito países da América Latina. Outras informações estão no site .

 

Sobre o Ministério: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Essas ações são patrocinadas pela CMPC. Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.

 

Serviço:

“Vem Brincar” em São Gabriel (RS)
Datas, horários e locais:

27/11 - 10h00

EMEF Telmo Borba Menezes

Rua São Miguel, 87 - Bairro Élbio Vargas - São Gabriel, RS

 

27/11 - 15h00

EMCIM Menino Jesus

Rua Laurentino Batista, 130 - Bairro 03 de Outubro - São Gabriel, RS

 

28/11 - 10h00

EMEF Professora Maria Carolina Berny de Oliveira

Rua Francisco Silva - Vila Timbira - São Gabriel, RS

 

28/11 - 15h00

EM Marechal Deodoro da Fonseca

Rua Os Dezoito do Forte, 1512 - Vila Baltar - São Gabriel, RS

 

29/11 - 10h00

EMEF Presidente João Goulart

Rua Paraná, 385 - Bairro Independência - São Gabriel, RS

 

29/11 - 15h00

EMEF Presidente Kennedy

Rua Posto Branco - Vila Mariana - São Gabriel, RS

 

30/11 - 10h00

EMEF Carlota Vieira da Cunha

Rua Barão do Cambaí, 1294 - São Gabriel, RS

 

30/11 - 15h00

EEF Dr. Pedro Ferraz Neto

Avenida Manoel Antônio Macedo, 781 - Bairro Bom Fim - São Gabriel, RS


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp