17/11/2023 às 18h10min - Atualizada em 18/11/2023 às 00h05min

Literatura que transforma: executivos indicam livros que promovem letramento racial

Líderes de grandes organizações sugerem autores e protagonistas negros que, entre ficcção e biografia, trazem reflexões raciais

Repórter JS
Freepik

No mês de novembro comemora-se o Dia da Consciência Negra - data que relembra a morte de Zumbi de Palmares, líder do Quilombo de Palmares, em 1695. Na ocasião, os movimentos negros, sindicatos e diversas organizações se reuniram para exigir ações concretas de políticas públicas de combate ao racismo.

Embora o último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponte que 56,1% dos brasileiros se declaram negros, o preconceito racial ainda é um problema enfrentado por milhões de pessoas. Algumas ações, como o letramento racial, auxiliam na desconstrução das formas de pensar e agir naturalizadas e normalizadas socialmente.

Pensando nisso, alguns executivos indicaram livros com autores e protagonistas negros, que impactaram em suas trajetórias profissionais. Confira:

Um defeito de cor, de Ana Maria Gonçalves 

Indicado por Natália Paiva, diretora executiva do Mover (Movimento pela Equidade Racial), o livro aborda um  romance histórico que conta a história de uma africana, idosa, cega e à beira da morte, que viaja da África para o Brasil em busca de um filho perdido. Durante a jornada relata sua vida marcada por violência e escravidão. 

Raízes, de Alex Haley

Publicado pela primeira vez em 1976, o livro sugerido por Rodrigo Faustino, Cofundador da Ebony English, retrata a história de Kunta Kinte, um africano do século XVIII, capturado ainda na adolescência, vendido como escravo na África, transportado para a América do Norte, seguindo sua vida e a vida de seus descendentes nos Estados Unidos até Haley.
 

Meio Sol Amarelo, de Chimamanda Ngozi Adichie

O livro indicado pela Elisângela Almeida, cofundadora do Conselheira 101, retrata a guerra da independência de Biafra na Nigéria, com foco em cinco personagens negros, que se impõem e contrapõem nesse conflito. A obra é baseada em fatos reais transcorridos na década de 1960 e foi vencedor do National Book Critics Circle Award e do Orange Prize de ficção em 2007.
 

Racismo Estrutural, de Silvio Almeida e Djamila Ribeiro 

Indicado por Gilberto Costa, diretor executivo do Pacto de Promoção Pela Equidade Racial, o livro apresenta dados estatísticos e discute como o racismo se reverbera na estrutura social, política e econômica da sociedade brasileira.
 

Tudo sobre o amor: novas perspectivas, de Bell Hooks

A indicação do livro feita por Luana Corrêa, gerente de comunicação da Mais Diversidade, retrata como a experiência do amor e de amar pode ser ressignificada e também aborda bastante a perspectiva de mulheres negras nessas relações de afeto.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp