17/11/2023 às 09h43min - Atualizada em 18/11/2023 às 00h02min

Com apoio da Bracell, UNICEF fortalece estratégia de educação na Bahia

A Busca Ativa Escolar visa a apoiar a identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão

Da redação
Acervo Bracell
Com o objetivo de contribuir estrategicamente para os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão, a estratégia Busca Ativa Escolar, desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), que conta com o apoio da Bracell, está mobilizando os municípios baianos de Feira de Santana, Rio Real, Esplanada e Amélia Rodrigues para a capacitação de agentes públicos. A iniciativa, que já está em outras cidades no estado, fornece suporte aos profissionais no planejamento de 2024, a fim de que os meninos e meninas tenham garantido o acesso à escola e ao direito à educação.

A atividade de formação para a estratégia começou nesta quinta-feira, 16, e segue até sexta, 17, na sede do NTE-19, no centro de Feira de Santana, reforçando o compromisso do UNICEF e seus parceiros – como a União Nacional dos Dirigente Municipais de Educação – Seccional Bahia, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia e o Centro Dom José Brandão de Castro – em promover ações efetivas para garantir a identificação e inclusão de crianças e adolescentes nas escolas baianas. Além disso, a iniciativa tem como objetivo atender aos diversos serviços da rede de proteção e assistência social e saúde para este público.

De acordo com Helena Oliveira, coordenadora do UNICEF para a Bahia, “a Busca Ativa Escolar desempenha um papel crucial na garantia do direito à educação e no enfrentamento da evasão e do abandono escolar. É uma estratégia que apoia os municípios com metodologias e ferramentas para encontrar meninas e meninos que estão fora da escola e trazê-los de volta”. Ela acrescenta que o encontro proporciona um espaço de diálogo e colaboração entre profissionais, gestores e representantes de diferentes setores envolvidos na estratégia.

Fábio Góis Barbosa, gerente de Relações Institucionais e Responsabilidade Social da Bracell na Bahia, afirma que o apoio à Busca Ativa Escolar faz parte das ações da empresa para o fortalecimento da educação. “A Bracell tem um compromisso com a educação na Bahia, principalmente nos anos iniciais. Já atuamos com o projeto Educação Continuada, que capacita professores da educação básica, assim como coordenadores pedagógicos e gestores em parceria com as prefeituras participantes. Agora, avançamos mais com este apoio ao UNICEF, fortalecendo ainda mais nossa atuação na educação no estado em busca de garantir que os alunos se mantenham presentes nas escolas”, destaca.

Dados da educação
 
Entre 2019 e 2022, a proporção de crianças de 7 anos de idade que não sabem ler e escrever dobrou no Brasil, passando de 20% para 40%. Na Bahia, 10,91% das crianças e adolescentes de 4 a 17 ainda são analfabetas ou sequer frequentam a escola. Os dados do relatório Pobreza Multidimensional na Infância e Adolescência, divulgados em outubro pelo UNICEF, alertam para a urgência de fortalecimento das políticas de acesso à educação. 

Busca Ativa Escolar 

A Busca Ativa Escolar é uma estratégia que tem o objetivo de apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio da iniciativa, municípios e estados têm dados concretos que possibilitam planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a garantia de direitos de meninas e meninos. 

A estratégia é composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica disponibilizadas gratuitamente para estados e municípios. Ela foi desenvolvida pelo UNICEF, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e com apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Sobre o UNICEF

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Sobre a Bracell

A Bracell é uma das maiores produtoras de celulose solúvel e celulose especial do mundo, com duas principais operações no Brasil, sendo uma em Camaçari, na Bahia, e outra em Lençóis Paulista, em São Paulo. Além de suas operações no Brasil, a Bracell possui um escritório administrativo em Cingapura e escritórios de vendas na Ásia, Europa e Estados Unidos. www.bracell.com
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp