14/11/2023 às 10h59min - Atualizada em 15/11/2023 às 00h01min

Dia do Kimchi será celebrado com festival e atrações especiais na Feira do Bom Retiro neste sábado, 18

Workshops ensinando a fazer a conserva coreana e dobradura tradicional, atividade de caligrafia, apresentações tradicionais e de K-Pop estão na programação

Thayná Pissaia
Feira do Bom Retiro
No próximo sábado, 18 de novembro, o centro de São Paulo celebrará o 1º Dia do Kimchi na Feira do Bom Retiro com uma edição inédita. O Bom Retiro Fest – Especial Dia do Kimchi foi idealizado para comemorar antecipadamente a data especial. No primeiro semestre de 2023 o prefeito Ricardo Nunes sancionou a lei que estabelece o dia 22 de novembro como Dia do Kimchi na cidade.

O kimchi é o acompanhamento tradicional mais presente nos pratos coreanos e representa não só a culinária do país como também sua cultura e história. Além de ser comemorado em seu país de origem, o Dia do Kimchi está no calendário dos estados de Califórnia, Virgínia, Maryland e Nova Iorque nos Estados Unidos, e também na capital Washington.


Kimchi bokkumbap, prato que tem como base arroz e kimchi (Créditos Yumi Omi)

Para realizar a abertura oficial da edição e discursar sobre a importância desta data, a organização convidou o Cônsul-geral da Coreia do Sul em São Paulo Insang Hwang, que também falará sobre a relevância do kimchi na sociedade coreana.

Workshops e atividades tradicionais

A Feira do Bom Retiro já é procurada pelos fãs da onda Hallyu – este movimento cultural coreano acontece ao redor do mundo e o Brasil está entre os países que mais consomem os produtos da Coreia – que desejam provar pratos tradicionais e típicos do país vendidos nas barracas e, neste sábado, eles terão a oportunidade de participar de um workshop para aprender a fazer os kimchis de acelga, nabo e pepino. Mediante inscrição prévia feita no perfil @feiradobomretiro no Instagram, os participantes poderão provar e levar para casa os acompanhamentos que fizerem.

O evento também irá oferecer o workshop de dobradura com a técnica coreana chamada de Jong-i jeobgi, considerada uma arte tradicional feita com papel Hanji, cuja matéria-prima é a casca de árvore de amoreira. Para esta atividade não será necessária inscrição, o interessado pode ir a qualquer momento na barraca e aprender dobraduras como rosas, tulipas, sapos e cachorros.

O grupo de Caligrafia Tradicional Coreana é presença confirmada para oferecer aos visitantes o nome ou frase escrita em hangul, o alfabeto coreano. A atração é sucesso de público e está entre uma das atividades mais pedidas pelos frequentadores da Feira do Bom Retiro.


A atividade de caligrafia é gratuita e muito procurada pelo público (Créditos Yumi Omi)

Apresentações de dança e muito mais

Muita dança e passos que estimulam a coordenação e concentração serão performados pelo grupo Line Dance. Formado por coreanas entre 55 e 75 anos, o Line Dance mostrará mais do ritmo que tem virado o hobby de idosos da Coreia do Sul que desejam cuidar da sustentação, fortalecimento e equilíbrio do corpo nesta fase da vida.

A programação também contará com apresentações tradicionais da turma de percussão Samulnori Hanollim e de K-Pop com o StageBreaker, grupo cover oficial do evento. Eles também irão encerrar o primeiro dia da Festa do Imigrante no Museu da Imigração na sexta-feira, às 18h, com a apresentação especial performada para cerca de 80 mil pessoas no 15ª Festival da Cultura Coreana realizado em agosto.


Samulnori Hanullim apresentará a percussão tradicional coreana (Créditos Yumi Omi)

Ao longo da edição serão realizados sorteios para o público levar para casa lembranças vindas diretamente do país asiático. Para aqueles que sempre quiseram conhecer os jogos antigos da cultura coreana, a organização também fará rodadas especiais entre uma atração e outra.

Nas barracas de comida os interessados em conhecer as receitas de kimchi das famílias coreanas que vivem no Bom Retiro e participam da Feira, poderão adquirir em potes ou pratos como kimchi bukkumbap (mistura de arroz com kimchi) e panqueca de kimchi. Destilados como o soju e artigos como camisetas de grupos como BTS e Twice também serão encontrados nas barracas de bebida e artigos de K-Pop, respectivamente.

O Bom Retiro Fest – Especial Dia do Kimchi acontecerá neste sábado, dia 18 de novembro, das 10h às 17h, na Rua Cônego Martins. O local fica a cerca de 5 minutos da estação da Luz. Entrada gratuita. Maiores informações sobre a programação e inscrição para o workshop de kimchi podem ser encontrados no Instagram @feiradobomretiro.

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp