10/11/2023 às 08h51min - Atualizada em 11/11/2023 às 00h05min

Advogado lança livro sobre ‘Sucessão de Empresas Familiares’

Obra de Vinícius Camargo Silva está sendo lançada em versão impressa e em e-book pela Amazon

Denival de Lima
Advogado Vinícius Camargo Silva
Denival de Lima
O advogado Vinícius Camargo Silva, de Sorocaba, está lançando o seu livro “Manual de Sucessão nas Empresas Familiares”, com prefácio do professor Luiz Marins.

“Como o fundador de uma empresa pode passar o bastão aos seus sucessores e ao mesmo tempo preservar e perpetuar o seu legado” é a mola central do livro. “Há uma oportunidade desses fundadores de empresas marcarem o mundo com sua existência, fazendo inclusive com que suas empresas, enquanto obras, ultrapassem seu ciclo de vida, superando seu próprio tempo e seguindo ativas por várias e várias gerações. A
perpetuação do legado e da empresa é uma maneira que as pessoas humanas encontram de seguir na história, de serem lembradas e até mesmo passarem a ser conhecidas muito tempo depois de terem morrido. Trata-se, pois, de um certo flerte com a imortalidade”, afirma o autor.


De acordo com ele, há muitos exemplos concretos de empresas, como legados, que venceram o tempo de seus fundadores. “No Brasil, a Gerdau (de João Gerdau), a Hering (dos irmãos Bruno e Hermann), a Tramontina (de Valentin Tramontina), a Klabin (de Maurício Klabin). No mundo, a Ferrari (de Enzo Ferrari), a Disney (de Walt Disney), a Ford (de Henry Ford), a Johnson & Johnson (dos irmãos Robert, James e Edward), a Colgate (de Willian Colgate), a Nestlé (de Henri Nestlé) e o J. P. Morgan (de John Pierpont Morgan), dentre muitas outras da extensa lista de empresas familiares cujos nomes de família de seus fundadores são marcas conhecidas em todo o globo terrestre, sendo repetidas por milhares ou mesmo bilhões de pessoas todos os dias”, cita o advogado.

O autor, a partir de uma didática narrativa dos dilemas do fundador e de suas relações
com os sucessores dentro do universo familiar, em interface direta com a empresa, busca entregar ao leitor, mediante exemplos concretos, uma incursão rápida e eficiente pelo tema.


E, a partir da comparação com o trem da vida, descreve a inteligência e a eficiência contidas no planejamento sucessório, na transmissão organizada do legado em vida, que permitirá ao fundador viver muito bem no trem e descer na sua última estação, deixando seus sucessores cuidarem da empresa e seguirem suas próprias jornadas, de geração em geração, no mesmo sistema originalmente implementado pelo fundador.
O livro está disponível nas versões impressa e e-book na Amazon.



Sobre o autor
Vinícius Camargo Silva é advogado, consultor de empresas, mestre em Direito pela
PUC/SP, palestrante e conferencista.



Contatos para imprensa
OS2 Comunicação
Jornalista responsável: Thaís da Silveira
Contato: Denival de Lima
[email protected]


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp