10/11/2023 às 12h54min - Atualizada em 11/11/2023 às 00h03min

M3BS debate a importância da conscientização na promoção da saúde e do trabalho para a população negra

Promovido pelo escritório M3BS Advogados em parceria com o IBMEC, o evento irá debater a história da cultura negra, o racismo estrutural, a saúde como um todo e a falta de negros em cargos de liderança

Redação
Divulgação
 
No próximo dia 23, quinta-feira, o escritório M3BS Advogados realiza o evento “Refletindo a Consciência Negra”, na sede do Ibmec, em São Paulo. Serão três horas de trocas de experiências, conscientização e contribuição para uma sociedade mais justa e igualitária.

Na esteira das discussões que envolvem o tema nesta época do ano, em razão da celebração do Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, o escritório traz para o holofote pautas que extrapolam o universo jurídico. O objetivo é ampliar o acesso à informação e trazer reflexões importantes sobre o atual cenário, uma vez que a população negra é maioria no país. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 56,1% da população brasileira autodeclaram-se pretas e pardas, o que corresponde a mais de 119 milhões de pessoas.

O encontro no Ibmec tem como foco discutir o passado, o presente e como as instituições podem contribuir com uma nova visão de futuro – em um espaço inclusivo e inspirador em que pessoas de todas as origens poderão se reunir para aprender, compartilhar experiências e fortalecer o compromisso com a luta contra o racismo e a discriminação racial. "São conteúdos extremamente ricos e relevantes no atual cenário, que envolvem desde a questão histórica e religiosa, passando pelo desafio de ampliar a presença dos negros em cargos de liderança", explica Luis Borrozzino, sócio do M3BS.

A data de 20 de novembro faz referência ao dia em que Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, o maior da história do Brasil, teria sido capturado e morto, em 1695. A Lei 12.519/2011 instituiu, então, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, em homenagem ao líder quilombola, considerado símbolo da luta e da resistência dos negros ao regime escravocrata e ao racismo. O dia pretende chamar a atenção da sociedade para o racismo, e reconhecer a influência da cultura de origem africana no Brasil.

Na programação, teremos como mediador Davi Cunha, coordenador de licitações e negócios públicos do M3BS Advogados. Daniele Campos, coordenadora das pautas antidiscriminatórias do Meu Curso, membro das comissões Verdade Sobre a Escravidão Negra e Igualdade Racial na OAB/SP (Ordem dos Advogados do Brasil – sede São Paulo), vai abordar os aspectos históricos da comunidade afrodescendente.

A influência religiosa nas instituições será o tema da palestra do especialista em gestão e políticas públicas Thiago Messias. Ines Borges mentora de pessoas e empresas, sócia-diretora da inovação e produto na edtech D9656, com Trilha de Cursos Exclusivos em Saúde Suplementar tratará sobre a ascensão social na saúde suplementar.

A presença minoritária de negros em cargos de liderança e os caminhos para mudar esse cenário será o tema do especialista em tecnologia e inovação Pablo Juan X, destaque em inovação na saúde pela Forbes no ano de 2020.

Serviço:
Refletindo a Consciência Negra
Quando: 23/11/2023 das 18h às 21h
Onde: Sede Ibmec
Alameda Santos, 2356
São Paulo, SP
Inscrições: Refletindo a Consciência Negra em São Paulo - 2023 - Sympla
Entrada: 1 kg de alimento não perecível, que será doado a ONG União das Casas de Jesus que atua com a população ribeirinha em São Bernardo do Campo (SP).
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp