10/11/2023 às 10h10min - Atualizada em 11/11/2023 às 00h03min

“Brinquedoteca - Vamos Brincar” entrega acervo de brinquedos e livros em São Bernardo do Campo (SP) no mês de novembro

Com realização de intervenção teatral, o projeto busca incentivar as crianças a se divertirem sem as telas

da Redação
Créditos: Gustavo Napoleão
O projeto “Brinquedoteca - Vamos Brincar” chega a São Bernardo do Campo (SP) no dia 16 de novembro. Uma escola vai receber estruturas de uma brinquedoteca recheada de brinquedos educativos e livros infantis, e contarão também com uma intervenção teatral para incentivar as crianças a abandonarem um pouco as telas de televisões, computadores e celulares. O projeto é gratuito e terá intérprete de libras e monitor, que auxiliará o público no espaço e irá orientar os participantes com deficiências físicas, visuais ou que apresentem espectros, síndromes ou doenças que gerem limitações.

A intervenção conta a história das amigas Mel e Kika, que adoram jogar videogame. Um dia, as duas estavam prontas para iniciar uma nova partida do jogo Candy Club Rush, e um apagão afeta toda a cidade durante uma hora. As garotas, sem saber o que fazer, acabam descobrindo caixas com diversos brinquedos educativos.

Elas gostam tanto da novidade que nem percebem o retorno da energia elétrica. Depois de se divertirem muito e descobrirem que nem tudo se resume a videogame, resolvem criar campeonatos desses jogos com os amigos da escola.

Uma pesquisa realizada em 2021 pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil aponta que 92% das crianças de 9 e 10 anos têm acesso à internet. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o uso excessivo de telas na infância pode aumentar a obesidade infantil e prejudicar o desenvolvimento cognitivo.

Lei de Incentivo à Cultura, o projeto “Brinquedoteca - Vamos Brincar” tem a produção da Walkmar Produções, apoio da Incentivar Produções e Webka, com patrocínio da Tegma e realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.

Sobre o Ministério: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Essas ações são patrocinadas pela Tegma. Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.

Serviço:
“Brinquedoteca - Vamos Brincar” em São Bernardo do Campos (SP)
Datas, horários e locais:

16/11 - 10h00
EMEB Bosko Preradovic
Rua Braz Cubas, 121, Jardim Las Palmas - São Bernardo do Campo, SP

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp