09/11/2023 às 10h44min - Atualizada em 09/11/2023 às 20h03min

Piso de madeira: o que saber antes de instalar e quais os cuidados

Apesar de ser uma alternativa prática, o revestimento de madeira precisa de cuidados especiais

a
istock
 

O piso de madeira é geralmente a solução preferida tanto para casas modernas quanto para rústicas. Além de ser bonito, ele também é fácil de instalar e manter. No entanto, precisa de cuidados básicos, afinal, se trata de madeira e está exposto a desgastes consideráveis. Pensando nisso, confira abaixo como cuidar e preservar o piso de madeira, permitindo que ele mantenha sua beleza e durabilidade ao longo do tempo. 

 

Cuidado pré-instalação

A preparação e proteção da área são fundamentais em qualquer projeto de construção ou reforma em sua casa. Quanto mais atenção der a essa etapa, menos terá que lidar com limpeza e reparos posteriores. Primeiro, limpe a área onde planeja colocar os novos pisos. Mova todos os móveis, objetos pessoais e decorações para outra sala. Se seus pertences ficarem em uma área ainda exposta à zona de trabalho, cubra-os com panos.

 

Após a instalação, certifique-se de proteger todas as outras superfícies expostas para evitar possíveis danos causados pela poeira. Além disso, vede os dutos de ar-condicionado com filme protetor para evitar a circulação de poeira no ambiente.

 

Cuidado com a água

O revestimento de piso de madeira é sensível à umidade e ainda mais à água, que faz com que ele inche e deforme. Para cuidar do piso, em vez de lavá-lo com mangueira, use panos ou esfregões úmidos e deixe secar. Se cair água no piso, limpe-a o mais rápido possível, antes que ela se incorpore à madeira. 

 

Em caso de inundação, não é incomum ter que substituir as tábuas que incharam e não voltaram ao formato original quando secaram. Portanto, não se esqueça de equipar seus vasos de plantas com pires para evitar que a água escorra para o chão se regar demais, o que acontece de vez em quando.

 

Cuidado com arranhões

Outro problema recorrente são os arranhões na superfície. Embora seja impossível evitar totalmente os arranhões, há medidas simples que podem ser tomadas para evitar a grande maioria deles. Para isso, coloque protetores de feltro nas pernas de móveis, cadeiras e mesas. Além de poupar seu piso, isso fará com que eles sejam mais silenciosos quando você os mover. 


Uma alternativa para ter o visual da madeira sem ter que se preocupar com esses detalhes  é o porcelanato imitando madeira. Esse material oferece o visual rústico da madeira, mas é resistente à umidade, não sofre deformações com a água e é mais durável, tornando-se uma escolha prática para ambientes que demandam menos manutenção constante.

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp