08/11/2023 às 12h54min - Atualizada em 08/11/2023 às 16h05min

Livro de estreia de Tales Ordakji põe palhaço na corda bamba, entre sonhos e ideais

Escrita por ator de “Sócrates”, obra terá ciclo de lançamentos, passando por cidades como São Paulo, Itu, Campinas, Serra Negra e Santos

Partilha Estúdio de Comunicação
Divulgação
São Paulo, 8 de novembro de 2023 - Respeitável público, o show vai começar! E o palhaço o que é que é? É o herói de uma verdadeira epopeia que marca a estreia do ator Tales Ordakji na literatura, com o livro MONTECLA! A Terrível e Inesperada Jornada de um Palhaço Sonhador. O lançamento será na próxima quinta-feira (9), às 19 horas, na SP Escola de Teatro, na Praça Roosevelt, em São Paulo.
 
O ponto de partida da história é a retomada de sonhos, vocações, adversidades, amores, quedas e amizades ao longo da vida de um artista circense, o palhaço Montenegro. A obra chega ao mundo em um formato que é muito familiar a Ordakji: o livro é todo desenvolvido como uma peça de teatro, dividida em quatro atos e várias cenas, em que o público é levado a acompanhar a trajetória do artista, que passa sua velhice em uma residência para idosos, afastado da família.
 
Com o DNA de quem foi formado como ator nos tablados da Escola de Artes Cênicas “Wilson Geraldo”, em Santos, e tendo se destacado em sua estreia no filme “Sócrates”, Ordakji também tem vasto conhecimento em produção cultural e, por isso mesmo, acabou levando essa vivência para o seu début literário. “Para contar essa história, não teria como dissociá-la do palco teatral, que é um berço de criação e paixão para mim. O texto surgiu de forma natural, com alguns tópicos que gostaria de levar para uma peça de teatro, como a vivência na terceira idade, o ser artista e, principalmente, o ser palhaço”, conta o autor.
 
Com 144 páginas, a dramaturgia é uma publicação independente de Ordakji, que teve o projeto selecionado entre 164 inscritos em edital do Programa de Ação Cultural de São Paulo (ProAC-SP), do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas. A iniciativa visa a publicação de obras inéditas de teatro. O livro conta ainda com a coordenação de produção de Cibele Gonçalves e design gráfico de Márcia Okida, além de apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Santos (Secult).
 
Com ares de fantasia e se passando na distante cidade fictícia de Birolho, a história faz um verdadeiro mergulho na trajetória do palhaço Montenegro, o encontro dele com o amor e a devoção pelo fazer artístico, ainda que isso deixe um gosto amargo na boca. Adotando o expressivo recurso da viagem no tempo e nos fluxos de consciência, o leitor-espectador revive o caminho de Montenegro, passando a limpo sua juventude, sentindo o poder e o peso das descobertas e das decepções, acompanhado de um rol de personagens que seriam facilmente transportados para a vida de qualquer cidadão brasileiro.
 
Com o livro, Ordakji reflete sobre a luta do ser artista. “Ela é, sobretudo, não ceder ao jogo do mundo, e, sim, fazer os outros jogarem o jogo que nós constantemente criamos. Que a jornada deste palhaço sonhador possa servir, de alguma forma, como uma reflexão e, principalmente, como uma mola propulsora para se continuar sonhando acordado”, argumenta.
 
Lançamento
Além da capital, MONTECLA! - A Terrível e Inesperada Jornada de um Palhaço Sonhador será lançado em outras quatro cidades do Estado neste mês: no Centro Ituano de Letras e Artes, em Itu, no dia 10; no Centro de Ciências Letras e Artes (CCLA), em Campinas, no dia 16; na Praça Prefeito João Zelante, em Serra Negra, no dia 18; e no foyer do Teatro Municipal Braz Cubas, em Santos, no dia 23.
 
Além da venda na noite de autógrafos, quem se interessar pelo livro pode entrar em contato com o escritor pelos perfis do Instagram @talesordakji e @livromontecla para adquiri-lo. A publicação também estará disponível em algumas lojas físicas. Na Capital, a publicação pode ser encontrada, a partir do dia 9, na Livraria do Espaço, dentro das unidades do Espaço Itaú de Cinema (Rua Augusta, 1.475 e no Shopping Frei Caneca, na Rua Frei Caneca, 569, 3º andar).
 
O autor vai doar parte da tiragem para órgãos públicos. As cidades onde ocorrerão os eventos de lançamento receberão livros para compor o acervo. A Secretaria de Estado da Cultura também vai ganhar 150 volumes para difusão em equipamentos públicos, como bibliotecas, escolas e espaços culturais.
 
Sobre o autor
Formado pela Escola de Artes Cênicas “Wilson Geraldo” e em Teatro pelo Senac, em Santos, o santista Tales Ordakji tem vasto conhecimento em produção cultural na Baixada Santista, tendo participado ativamente na realização de festivais de teatro, mostras de cinema e diversos eventos artístico-culturais. Recentemente, graduou-se em Processos Gerenciais pela Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo.
 
Ator e produtor do grupo TEP - Teatro Experimental de Pesquisas - desde 2015, participou de várias montagens do coletivo, atuando na produção e na criação da arte gráfica de diversas ações, ao longo dos anos, como a celebração dos 50 anos de atividades contínuas do grupo em 2019. No momento atual, está envolvido nas ações para a comemoração dos 55 anos do TEP, que ocorrerá em 2024.
 
No cinema, estreou como ator nas telas em 2019, com o longa-metragem “Sócrates”, do cineasta Alexandre Moratto, onde viveu o personagem Maicon. Em janeiro de 2020, recebeu o prêmio Someone to Watch (revelação), na premiação portuguesa CinEuphoria Awards. O longa-metragem teve seu maior reconhecimento ao conquistar um prêmio no Spirit Awards, considerado o Oscar do Cinema Independente.
 
Atuou ainda da 4ª temporada da série “Rotas do Ódio” e fez participações especiais em séries nacionais, como “Os Ausentes”, da HBO Max, e “Dois Tempos”, da Disney+, além de trabalhos de autoria própria no audiovisual, por meio de sua produtora independente, a Atado no Ato, que fundou junto com a atriz e cineasta Cibele Gonçalves. Eles produzem filmes voltados à comédia e à reflexão, assim como atividades formativas.
 
Atualmente, está no elenco principal do novo filme de Anna Muylaert ("Que horas ela volta?", "Durval Discos"), o longa-metragem “O Clube das Mulheres de Negócios”, onde contracenou com Irene Ravache, André Abujamra, Grace Gianoukas, Cristina Pereira, Ítala Nandi, Louise Cardoso, entre outros. O longa tem estreia prevista para 2024 (Glaz Entretenimento/África Filmes/Globo Filmes).
 
 
Serviço
 
Livro MONTECLA! A Terrível e Inesperada Jornada de um Palhaço Sonhador
de Tales Ordakji
144 páginas
Preço sugerido: R$ 39,90
ISBN 978-65-00-82129-1
 
Lançamento em São Paulo
Data: 9 de novembro de 2023, às 19 horas
Local: SP Escola de Teatro - Praça Roosevelt, 210, Centro, São Paulo
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp