08/11/2023 às 12h24min - Atualizada em 08/11/2023 às 16h03min

Flamengo veste a camisa pelo combate à violência contra mulher

Jogadores do rubro-negro entram em campo hoje (8) com camisas que trazem a marca do Instituto Nós Por Elas, em alusão a luta pelo fim da violência contra a mulher. A ação é uma parceria entre o clube, o Instituto Nós Por Elas e o BRB

Lane Vilas Boas
Divulgação


A partida da série A do Brasileirão que acontece hoje (8), entre Flamengo e Palmeiras, vai além dos campos de futebol e busca impactar toda a sociedade por meio da conscientização e luta pelo fim da violência contra a mulher.  Em ação promovida pelo Instituto Nós Por Elas, em parceria com o Banco de Brasília (BRB) que cede espaço de destaque na camisa do Flamengo, as instituições querem impactar a sociedade, trazer visibilidade para a causa, aumentar a conscientização e chamar a atenção para o problema que atinge muitas mulheres brasileiras.


Segundo levantamento do Fórum Nacional de Segurança Pública, no Brasil, 1 em cada 4 mulheres (24,4%) acima de 16 anos afirma ter sofrido algum tipo de violência, e 5 em cada 10 brasileiros (51,1%) relataram ter testemunhado uma mulher sofrendo violência em seu bairro ou comunidade. As estatísticas nacionais são preocupantes e o cenário global ainda mais estarrecedor.

Marcela Bocayuva, presidente do Instituto Nós Por Elas, ressalta que o futebol é a paixão nacional e o esporte predileto do brasileiro, no entanto, estatísticas apontam que em dias de jogos, o número de ameaças contra mulheres aumenta em 23,7%, e o número de lesões corporais dolosas contra a mulher aumenta em 20,8%, de acordo com o Fórum Nacional de Segurança Pública, no estudo Futebol e Violência Contra a Mulher.

"Por isso, a importância de chamarmos a atenção para a necessidade de prevenção de todas as formas de violência contra mulheres e meninas, incentivar campanhas de conscientização e

reforçar a segurança das mulheres, também em dias de grandes jogos. Esta ação é uma chamada para que todos os cidadãos reconheçam a gravidade da violência contra as mulheres e se comprometam a trabalhar juntos para criar um mundo mais seguro e igualitário”, reforça a presidente.

Novembro é um mês dedicado à luta pelo fim da violência contra a mulher e conta com uma data reconhecida internacionalmente para este fim – o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres (25/11). A data foi oficializada pela ONU em 1999, e, desde então, o dia é utilizado para aumentar a conscientização sobre a violência contra as mulheres em todo o mundo. “Esta é uma questão de direitos humanos que abrange todo tipo de violência: física, sexual, psicológica, entre outras”, explica Marcela.

A conscientização sobre esse assunto no mundo do esporte representa ainda, a quebra de um silêncio. Muitas formas de violência contra as mulheres, especialmente a violência doméstica ainda é um tabu no mundo do futebol e, campanhas como essa ajudam a tornar o tema pauta das conversas, incentivando ainda as vítimas e as testemunhas a denunciarem e procurarem ajuda.

A parceria entre as três instituições – o Flamengo, um dos maiores times do futebol brasileiro, o BRB e o Instituto Nós por elas –, visa reforçar ainda, a importância de estratégias de prevenção e resposta à violência doméstica, garantindo que as vítimas tenham suporte e proteção adequada, e que os agressores sejam responsabilizados por suas ações, independentemente do contexto em que a violência ocorre. Além disso, reafirma a necessidade de continuidade dos esforços para prevenir e erradicar todas as formas de violência contra mulheres e meninas.  

O instituto Nós Por Elas promove campanhas, ações e atos públicos para que toda mulher, independente de idade, classe social, etnia, religião, ideologia política e orientação sexual, possa viver uma vida sem medo de exercer sua individualidade. Idealizado pela juíza Renata Gil, tem como diretora, a gestora Thainá Moraes, conselheira, a advogada Natalie Alves e Embaixadora, a atriz Luiza Brunet.

Saiba mais em: https://nosporelas.com/selo/

FSB Comunicação
Juliana Fernandes | [email protected]
Arthur Ribeiro | [email protected]

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp