07/11/2023 às 18h45min - Atualizada em 08/11/2023 às 00h03min

Com novo percurso, Maratona Pedra Azul fica mais desafiadora

A prova foi disputada no último domingo (05/11) em Domingos Martins (ES)

Alexandre Kaniti Koda
Divulgação
A edição 2023 da Maratona Pedra Azul aconteceu no último domingo (05/11) em Domingos Martins (ES) nas proximidades do Condomínio monte Blú, no início da recém-criada Rota Azul, e contou com distâncias de 42, 21, 10 e 5 km. Disputada até ano passado na Rota do Lagarto, esse ano o percurso teve que ser alterado por conta de obras na região, o que deixou a prova mais desafiadora. 

A ultramaratonista Diana Bellon, que mora na região de Pedra Azul, foi a campeã da edição de estreia da prova e esse ano voltou para melhorar o tempo obtido nos 42 km em 2020 e levar mais um troféu de campeã para casa. “Foi quase uma maratona trail, em um percurso muito interessante, com marcação perfeita e ótima hidratação”, conta Diana que marcou 3h39 contra as 3h57 de 2020.

Entre os homens, Joseilton Santos, o Cocada, estreou na Maratona Pedra Azul e quase bateu o recorde de Luciano Papa Léguas obtido em 2021 (3h04min59). “Sofri um pouco no percurso, com várias subidas e descidas, mas foi muito bom”, conta o atleta de Macaé (RJ) que marcou 3h06min34, seguido por Papa Léguas com 3h17min45. “O novo trajeto ficou mais duro, com bastante estradão, porém bem travado. O Cocada correu bem, mas não melhorou meu tempo”, brinca Luciano.

Enquanto os atletas de elite disputavam as primeiras posições, entre os amadores o clima era festivo e o objetivo era concluir bem a prova. “A Maratona Pedra Azul é desafiadora, mas a paisagem é de outro mundo, nunca tinha visto algo igual”, conta Renato Luiz da Silva Junior, que veio de Nova Odessa (SP) para fazer os 42 km.

Débora Aguiar tem diabetes e se superou para fazer os 5 km. “Tive uma hipoglicemia (baixo nível de glicose no sangue), mas consegui concluir bem a prova. Adorei o percurso, as paisagens e foi tudo muito bom, ano que vem espero voltar para os 10 km”.

Cristian Siqueira veio de Vila Velha (ES) e se surpreendeu com o percurso dos 5 km. “Achei que fosse uma prova mais tranquila, mas tinham trechos bem íngremes e desafiadores”, conta o atleta que forçou o ritmo no final. “Ainda deu para chegar entre os dez primeiros”.

Marcos Bittencourt, de Marechal Floriano (ES), elogia a organização da prova. “Vim pela terceira vez e a organização é nota mil. O percurso é espetacular e a Pedra Azul merece uma prova como essa”, conta o atleta de 75 anos que fez os 5 km.

Edjanio Tavares veio de Campos dos Goytacazes (RJ) para correr os 10 km. “A prova é lindíssima, com uma organização muito boa e paisagens maravilhosas. O percurso tinha bastante morro, mas foi muito legal. Recomendo a todos e certamente estarei aqui ano que vem”.

“A mudança de percurso deixou a prova mais desafiadora, mas as paisagens da região certamente compensaram o esforço extra”, comenta Yoshiya Suwa, responsável pela TKX, organizadora do evento. “A Maratona Pedra Azul já se consolidou no calendário dos capixabas e vem ganhando adesão de corredores de outros estados do Brasil”, completa o dirigente.

Resultados 42 km masculino:
Joseilton Santos 3h06min37
Luciano Magno Rosa 3h17min47
Vanderley da Conceição Gomes 3h21min25

Resultados 42 km feminino:
Diana Bellon 3h39min22
Lucia Helena Galvão 3h59min22
Tereza Almeida 4h13min42

A Maratona Pedra Azul é uma produção da TKX, com patrocínio de Banestes, Sicoob, apoio de Coroa, Cervejaria Azurra, Seleção do Mário Cafés Especiais, Extrafruti, parceria de DER-ES, Prefeitura Municipal de Domingos Martins, Montanhas Capixabas, Parque Estadual da Pedra Azul, Marietta Delicatessen e Federação Capixaba de Atletismo. Os resultados completos e as fotos já estão disponíveis no site maratonapedraazul.com.br.

Mais informações para a imprensa:
Alexandre Koda- Koda Comunicação
[email protected]

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp