06/11/2023 às 13h49min - Atualizada em 06/11/2023 às 20h02min

British Council estende até 30/11 pesquisa nacional com professores de inglês; 60% dos respondentes atuam no ensino público

Primeira edição do Self-Assessment for Teachers busca colher percepções de docentes de forma anônima para entender demandas de competências pedagógicas; dados servirão de base para futuro curso voltado a professores do ensino público, que poderão concorrer a 500 bolsas integrais

MARCO Agency
https://bit.ly/3PtwwJE
Freepik
São Paulo (SP), 6 de novembro de 2023 - Professores de inglês agora terão até 30 de novembro para participar da primeira edição da pesquisa Self-Assessment for Teachers (SAT) – realizada pelo British Council para mapear as principais demandas de competências pedagógicas junto a esses profissionais. O levantamento pode ser acessado por qualquer dispositivo eletrônico (computador, celular ou tablet) por meio do link https://bit.ly/3PtwwJE.

Os perfis dos docentes que já responderam à pesquisa revelam características importantes sobre os professores que ensinam a língua inglesa no Brasil. Considerando sempre as médias por região brasileira, a maioria dos profissionais possui larga experiência, já que 74% lecionam inglês há mais de 10 anos. Além disso, três quartos (75%) são mulheres e 60% trabalham em escolas públicas. A diversidade racial é outro fator característico, pois 43% se autodeclararam negros ou pardos. Um desafio, contudo, é que uma parte significativa dentre todos os respondentes pode estar lidando com sobrecarga de trabalho, já que 41% lecionam para mais de 10 turmas ou salas de aula.

O levantamento anônimo, gratuito e 100% online é aberto a docentes que lecionam inglês na rede particular e em escolas municipais, estaduais e federais de todo o Brasil. O objetivo é entender as habilidades que, segundo os próprios respondentes, precisam ser melhor desenvolvidas, além de agregar novos conhecimentos e aprimorar a qualidade do ensino do idioma especialmente na rede pública.

A pesquisa conta com 28 perguntas, 12 delas relacionadas a habilidades específicas. O tempo médio necessário para completar o questionário é de, aproximadamente, 15 minutos.

Teaching for Success

Os dados colhidos servirão de base para a próxima edição do curso Teaching for Success, previsto para o primeiro trimestre de 2024, após o feriado de Carnaval – e para o qual o British Council concederá 500 bolsas de estudo integrais para professores de inglês da rede pública de ensino. A seleção seguirá critérios como uma divisão equilibrada por regiões geográficas.

O futuro curso reunirá conteúdos qualificados de formação profissional continuada, assim como mediação por profissionais com competência certificada pelo British Council globalmente. O objetivo é ajudar professores a melhorar a performance do ensino em sala de aula, além de proporcionar melhores resultados para os alunos.

Secretarias estaduais e municipais de educação em todo o Brasil poderão solicitar ao British Council um kit contendo todas as perguntas da pesquisa, permitindo uma análise prévia pelos docentes. Futuramente, os resultados do levantamento serão agrupados em recortes nacionais e regionais, assim como por Estado e por município. Esses relatórios também poderão ser disponibilizados pela organização britânica, sob demanda dos secretários de educação.

Os resultados da pesquisa SAT também apoiarão a criação de novos programas de formação continuada do British Council, de acordo com as necessidades apontadas pelos professores.

“O nosso objetivo é que professores da língua inglesa de todo o Brasil colaborem conosco nesse mapeamento a fim de preparar projetos com uma aderência cada vez maior aos seus interesses, necessidades e desafios. Trabalhamos para ajudar a solucionar grandes desafios e seguir ampliando a qualidade do ensino do idioma no País”, diz Alessandra Moura, gerente sênior de programas de língua inglesa e educação básica do British Council.


Sobre o British Council

O British Council é a organização internacional do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais. Apoiamos a paz e a prosperidade construindo conexões, entendimento e confiança entre as pessoas no Reino Unido e em países do mundo todo. Fazemos isso por meio de nosso trabalho em Artes e Cultura, Educação e Língua Inglesa. Trabalhamos com pessoas em mais de 200 países e territórios e estamos presentes em mais de 100 países. No ano fiscal de 2022-23 atingimos 600 milhões de pessoas.

www.britishcouncil.org.br

Facebook
Twitter

YouTube
LinkedIn
TikTok
#EnglishTeaching
#BritishCouncilTeaching


Contatos para a imprensa (MARCO)
Mila Gallate - (11) 99664-9453 | [email protected]
Douglas Meira - (11) 97583-2816 | [email protected]

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp