01/11/2023 às 15h56min - Atualizada em 01/11/2023 às 20h03min

Release: Em São Francisco do Sul, peça “Clássicos em Cena” traz histórias tradicionais da literatura brasileira para incentivar a leitura

Alunos de escolas públicas recebem, em novembro, apresentações gratuitas da encenação, que aborda os principais enredos literários

da Redação
Créditos: Grupo Komedi
A fim de apresentar para as novas gerações os clássicos da literatura brasileira e colaborar para o desenvolvimento do hábito da leitura, a peça “Clássicos em Cena” chega à cidade de São Francisco do Sul (SC). O espetáculo acontece entre os dias  6 e 13 de novembro, com doze apresentações gratuitas em escolas públicas da cidade. A programação completa pode ser encontrada abaixo.

O projeto “Clássicos em Cena” apresenta seis amigos e amigas que estão reunidos assistindo a um jogo de futebol. Depois do jogo, eles relembram sobre o tempo em que estavam na escola e o quanto eles eram resistentes a ler livros de clássicos da literatura brasileira, afinal eles eram da geração da internet. Eles se divertem com essa recordação, e cada um fala do orgulho que sentem de seus professores que tanto os incentivaram a ler livros.

Em 2022, uma pesquisa realizada pelo Ministério da Educação,  apontou que houve uma crescente no número de crianças e adolescentes que não sabiam ler e escrever. A análise se refere ao período entre 2019 e 2021, onde o índice passou de 15% para 34% segundo dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica. Por isso, ações como esta, que divulgam a necessidade de se investir e insistir na leitura, são fundamentais para o desenvolvimento de crianças e adolescentes, e despertar o interesse pelos clássicos da literatura brasileira.

Lei de Incentivo à Cultura, o projeto “Clássicos em Cena” tem a produção da Clauvi Produções, apoio da Sancell / Altia, com patrocínio da ArcelorMittal e realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.

“Sempre buscamos construir soluções que favoreçam o desenvolvimento da comunidade de São Francisco do Sul, e investir em educação é essencial para a construção de uma futura geração mais responsável e consciente do seu papel. E a leitura faz parte desse caminho, porque permite à criança exercitar sua criatividade, estimular a imaginação, aprender e se preparar para o futuro”, destaca Sandro Sambaqui, Diretor das unidades Vega e Contagem da ArcelorMittal.

Sobre a ArcelorMittal Vega:  Com início de suas operações em 2003, a ArcelorMittal Vega é uma das mais modernas unidades de transformação de aço do mundo e integra o grupo ArcelorMittal, líder no Brasil na produção de aço e um dos maiores em mineração no mundo.. A empresa localizada em São Francisco do Sul, em Santa Catarina, atua na transformação de aços planos decapados, laminados a frio e revestidos para atendimento dos setores automobilístico, de eletrodomésticos, construção civil, entre outros segmentos. Desde 2021, realiza a maior obra de expansão da sua história, o Projeto CMC, que prevê uma nova linha de galvanização e recozimento contínuo, um incremento que deve ampliar a sua capacidade de produção de 1,6 milhão para 2,2 milhões de toneladas de aço anuais. Já investiu mais de R$23 milhões em ações de Desenvolvimento Comunitário, Educação, Saúde, Cultura e Esporte em São  Francisco do Sul. Além de atuar por meio de patrocínios, por meio de Leis de Incentivo.

Sobre o Ministério: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac),que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.

Serviço:
“Clássicos em Cena” em São Francisco do Sul (SC)
Datas, horários e locais:
06/11 - 09h00 e 14h00
EEB “Engenheiro Annes Gualberto”
Rua Dr. Francisco Mascarenhas, 2552 - Do Paulas - São Francisco do Sul, SC

07/11 - 09h00 e 14h00
Instituto Federal Catarinense
Rodovia Duque de Caxias, s/n - Bairro Iperoba - São Francisco do Sul, SC

08/11 - 09h00 e 14h00
EEB “Victor Konder”
Rua Almirante Barroso, 1042 - Rocio Pequeno -  São Francisco do Sul, SC

09/11 - 09h00 e 14h00
EEB “Claurinice Vieira Caldeira”
Av. Dr. Nereu Ramos, 2596 - Rocio Grande - São Francisco do Sul, SC

10/11 - 10h00 e 15h00
EEB “João Alfredo Moreira”
Av lindolfo de Freitas Ledoux 7783 - Vila da Glória - São Francisco do Sul, SC

13/11 - 09h00 e 14h00
EEB “Santa Catarina”
Rua Barão do Rio Branco, 794 - São Francisco do Sul, SC

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp