31/10/2023 às 16h12min - Atualizada em 31/10/2023 às 20h06min

Poesia e reflexões sobre a vida, o corpo, mente e afetos

Prestes a ser lançado, no próximo dia 03 de novembro, “O corpo sabe que é terça, mas se distrai” reúne poesias sobre o corpo subjetivo, dança, mulher, feminino, memórias coletivas e busca a beleza do mundo ao nosso redor.

Tamyris Torres
Assessoria de imprensa da autora
Arquivo pessoal

A escritora mineira Girlene Verly lançará o livro “O corpo sabe que é terça, mas se distrai”, no dia 03 de novembro, às 20h, no Bar Encena Cultural, localizado na Rua João Carlos, 165, no centro de Caxambu. O livro é uma obra poética que aborda temas como corpo, filosofia, autoconhecimento, memória coletiva, feminino, dança, sociedade patriarcal, mulher, maternagem e família. 

A obra de Girlene, que além de poeta publicada, é também formada em Dançaterapia e mestre pela UFSJ, Universidade Federal de São José del-Rei e doutora em Letras pela UFMG, Universidade Federal de Minas Gerais, é uma reflexão sobre a vida e a sociedade em que vivemos. A autora explora a relação entre o corpo e mente e os afetos tanto positivos quanto negativos desta combinação. “O corpo sabe que é terça, mas se distrai” é sobretudo uma celebração da vida e da beleza do mundo ao nosso redor. 

Algumas reflexões dos poemas do livro “O corpo sabe que é terça, mas se distrai”:

Em “Corpoema”, um dos poemas da autora, Girlene brinca com as palavras e explora a interconexão entre corpo, linguagem e a expressão artística. O poema descobre o corpo como uma forma, uma palavra e uma força que evoca emoção e excitação. Ao mesmo tempo, o corpo é retratado como silêncio, como algo que retém o tempo e alonga os versos através dos dedos. 

Já em “Que mundo é esse?”, a autora parece questionar a natureza do mundo em que vivemos e a forma como somos constantemente julgados e suspeitos, independentemente de nossas ações ou características. Ela nos leva a refletir sobre a ideia de culpabilidade ou inocência, sugerindo que somos rotulados e estereotipados com base em fatores como origem, pertencimento a um grupo ou mesmo nossa própria existência. 

O Bar Encena Cultural, que receberá a artista para o seu lançamento, no dia 03 de novembro, é um estabelecimento que vai além de um simples bar, oferecendo uma experiência cultural única para seus visitantes. Com uma atmosfera acolhedora e descontraída, o local se destaca por promover eventos artísticos e culturais, se tornando um ponto de encontro para artistas locais e interessados em apreciar e participar de atividades culturais. 


Sobre a autora: Girlene Verly é Poeta mineira. Formada em Dançaterapia, graduada e mestre pela UFSJ e doutora em Letras pela UFMG. Participou de antologias de contos e poesias, revistas literárias e acaba de publicar “O corpo sabe que é terça, mas se distrai” pela Folheando. Foi selecionada para uma publicação na Patuá e para as Antologias “Nós” do Selo Off Flip 2023.
 

SERVIÇO:

Lançamento do livro “O corpo sabe que é terça, mas se distrai” da autora Girlene Verly

Quando: 03 de novembro de 2023, às 20h 

Local: Bar Encena Cultural - Caxambu - Rua João Carlos, 165, no centro 

 

FICHA TÉCNICA:

Título do Livro: O corpo sabe que é terça, mas se distrai

Autora: Girlene Verly

ISBN: 978-65-5404-157-7

Editora: Folheando

Preço: R$33

Página: 96

Gênero: poesia brasileira, literatura brasileira


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp