31/10/2023 às 15h31min - Atualizada em 31/10/2023 às 20h03min

Saúde física e emocional são aliadas para o domínio do conteúdo durante a prova do Enem

Médico sugere descanso, alimentação saudável e momentos de lazer no cronograma dos candidatos para os próximos dias

Nathalia Gorito
Freepik
Mais de 3,9 milhões de pessoas estão inscritas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, que acontece nos próximos dias 5 e 12 de novembro em todo o país, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os participantes devem ficar atentos à regulamentação para não perder a oportunidade de ingressar no ensino superior. No entanto, além do preparo para as disciplinas de linguagens, ciências humanas, redação, matemática e ciências da natureza, os cuidados com o corpo e a mente também devem constar no cronograma dos estudantes. Afinal, má alimentação, sedentarismo, sono irregular e a pressão do tempo também são prejudiciais ao desempenho.
De acordo com o médico de Família e Comunidade, cooperado da Unimed-BH, Gustavo Pedercini, a pressão e o estresse impactam significativamente na performance dos candidatos no Enem, causando dificuldade de concentração, redução da capacidade de raciocínio lógico e ansiedade. “Para lidar com esses desafios, é essencial a adoção de estratégias eficazes de gerenciamento de estresse, como a prática regular de técnicas de relaxamento, preparação adequada, boa gestão do tempo e a busca de apoio emocional, seja de amigos, familiares ou profissionais de saúde mental. O desenvolvimento dessas habilidades não apenas melhora a eficiência nas provas, mas também contribui para a saúde mental a longo prazo”, afirma.
Adequar o tempo de estudo para não gerar sobrecarga física e mental também deve ser ponto de atenção dos candidatos “Estudar sem realizar os devidos intervalos e sem praticar atividade física e ter um momento de lazer acarreta problemas de saúde, assim como manter uma dieta inadequada e se privar do sono. Essas condutas geram diminuição da energia e falta de concentração”, alerta o médico de Família e Comunidade.
Ele ainda dá dicas importantes para evitar altos níveis de estresse físico nos dias que antecedem o exame:
  • Gerir o tempo de forma adequada, estabelecer um cronograma realista, incluindo pausas regulares e atividade física para evitar a fadiga.
  • Ter uma alimentação saudável e balanceada e tempo de sono adequado.
  • Buscar apoio profissional para lidar com o estresse. Aprender técnicas de respiração e relaxamento para diminuir a ansiedade.Parte superior do formulário

Apesar de comumente negligenciada pelos estudantes, Gustavo Perdecini afirma que a alimentação saudável desempenha um papel crucial no suporte à saúde geral, favorecendo o desempenho cognitivo. “O segredo está na moderação e na variedade. Evitar excessos, equilibrar os nutrientes e manter uma dieta variada são princípios importantes da alimentação saudável. Além disso, é aconselhável consultar um profissional de saúde ou um nutricionista para orientações personalizadas com base nas necessidades individuais”, orienta.

O papel do descanso no desempenho do cérebro
A prova do ENEM está chegando e a dica de ouro é manter a rotina de estudos habitual, sem exageros, aliada a uma alimentação saudável, com momentos de atividades ao ar livre.
Na reta final é comum que muitos candidatos passem a noite estudando. Contudo, segundo o especialista, a privação do sono causa efeito contrário e, ao invés de absorver o conteúdo, o estudante adquire um esgotamento mental.O equilíbrio entre estudo e descanso é crucial para preservar a saúde mental. Importante definir limites de tempo de estudo e estar atento aos sinais de estresse, como irritabilidade, dificuldade de concentração e cansaço excessivo. “O equilíbrio entre estudo e descanso é altamente individual, e cada pessoa precisa encontrar a abordagem que melhor se adapte às suas necessidades e circunstâncias específicas”, alerta.
O médico aborda também aqueles casos em que o estudante se prepara até o último minuto antes da avaliação. “Acredito que para alguns estudar até o último minuto pode gerar uma sobrecarga maior de ansiedade. Não serão os últimos minutos de estudos que garantirão a aprovação do candidato, mas todo o esforço dedicado ao longo do tempo. Sendo assim, sugiro atividades de relaxamento nos últimos momentos que antecedem a prova”, orienta.

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp