30/10/2023 às 10h32min - Atualizada em 31/10/2023 às 00h03min

Com ultramaratona 50k e Natação em Águas Abertas, XTERRA Brasil finaliza calendário em 2023

XTERRA Brasil
http://xterra.com.br/
Rodrigo Barreto
No último sábado (21), a paradisíaca Ilhabela, cidade do litoral norte de São Paulo, recebeu a segunda etapa de 2023 do XTERRA Brasil – maior circuito de esportes outdoor do mundo. A competição mobilizou mais de 5.000 mil espectadores, além de 3.000 mil atletas profissionais e amadores que participaram das provas de Triathlon, Trail Run, Maratona em Águas Abertas da FAP e Kids. 

Na sexta (20), o evento iniciou com o XTERRA Village, arena aconchegante proporcionando ambientação dos atletas, trocas entre eles e experiências com marcas parceiras, além da retirada de kits.

Já no sábado (21), ao nascer do sol, a praia do Perequê foi tomada pela adrenalina e espírito esportivo dos atletas inscritos. Uma das principais novidades para 2023 foi o Circuito Paulista de Maratona em Águas Abertas da FAP (Federação Aquática Paulista). A modalidade contou com a distância curta de 900 metros, média de 2.000 metros e a longa com 4.000 mil metros de natação.

Sempre proporcionando a adrenalina de viver o lema “We Play We Protect”, a prova de Triathlon Sprint garantiu fortes emoções na disputa do título. Na categoria masculina, o argentino Francisco Manuel Moisés levou o título da prova. O competidor exaltou a dificuldade do circuito e comemorou a vitória.

"É a segunda vez que venho a Ilhabela, ano passado também estive aqui fazendo a prova, mas a prova foi longa e menos técnica. Hoje foi uma prova de distância curta, mas de dificuldade muito alta. Tinha muita subida e acho que foi uma das provas mais lentas da minha vida. A trilha foi dura a subida e a descida, muito técnica as duas partes, mas pude fazer uma prova, consegui fazer uma boa distância, uma boa diferença no começo da prova e depois conseguir regular meu próprio ritmo, mas foi muito exigente na subida. Coloquei toda energia e estou muito feliz por fazer um bom ritmo. O Triathlon já é uma prova dura, uma prova difícil, mas estou feliz de ganhar aqui nesse lugar paradisíaco, é um lugar muito bonito", falou o hermano.

Na categoria feminina, a grande vencedora foi Giovanna Alves, que representou a Prefeitura de Osasco (SP). Veterana no XTERRA e em Ilhabela, a competidora também exaltou a dificuldade do percurso.

"Já fiz o XTERRA em outras oportunidades, faço Triathlon tem mais ou menos 5 anos, parei um pouco e estou voltando hoje. Já competi em Ilhabela e esqueci como era duro, principalmente a parte da bike. Muito trecho técnico, principalmente na parte da cachoeira. Fiz uma natação boa, sofri na bike, mas consegui correr bem. Mesmo com problemas na bike consegui manter a mentalidade boa no trecho da corrida, graças a Deus consegui vencer", comentou Giovanna.

Mais emoção

Outra grande novidade no calendário do XTERRA na temporada de 2023 foi a Ultramaratona de Endurance 50km. Na categoria masculina, o nutricionista e triatleta Gabriel Farias comemorou a vitória em sua primeira ultramaratona e exaltou os esforços de todo seu staff envolvido. 

"É uma prova bem dura, a altimetria é o que mais pega, tanto técnica descida, quanto técnica subida. Foi bem difícil, bem difícil mesmo. A subida foi cabulosa, o tempo fechado, muito úmido. Vim do Triathlon, fiz uma preparação de três meses com meu professor e foram treinos muito puxados de 4 horas. Foi uma prova bem dura, mas valeu muito. Primeira vez que faço 50k, primeira vez que faço uma ultramaratona. Esse resultado é graças a toda uma equipe, sozinho eu não conseguiria isso, tive toda uma estrutura por fora", comemorou o campeão do Gabriel, que é natural de Jundiaí (SP).

Pelo lado feminino, a grande vencedora foi a maratonista Edilma Souza. A campeã contou que no primeiro momento pensou em desistir do circuito por conta do alto desafio, mas felizmente foi até o fim e garantiu o título.

"Foi punk, o percurso foi bem desafiador. Na primeira volta pensei em desistir, bem difícil mesmo, percurso casca grossa. Foi tudo muito maravilhoso, estou sem palavras e amei tudo", comemorou Edilma.

André Jubão, Gerente de Projetos do XTERRA Brasil valorizou todas as etapas realizadas ao longo do ano e destacou a importância de Ilhabela.

“Ao longo de 2023 passamos por Ilha Grande, Ilhabela, Caraguá, Bonito e Costa Verde, em Mangaratiba, mas terminar o XTERRA com uma segunda etapa em Ilhabela é sempre muito especial. Novamente conseguimos lotar a arena do evento e proporcionar uma grande experiência para os atletas de Trail, Triathlon, Natação e os futuros atletas do Kids. Esperemos voltar em 2024 novamente e garantir mais um grande evento”, finalizou o profissional. 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp