30/10/2023 às 10h56min - Atualizada em 31/10/2023 às 00h02min

4 atitudes simples que aumentam a segurança infantil dentro de casa

Cuidados para evitar o piso escorregadio e fixação eficiente de objetos são alguns dos procedimentos importantes para garantir maior proteção à integridade no lar

Divulgação
Divulgação
Divulgação

Nos sentimos mais seguros quando as crianças estão dentro de casa, mas é justamente o ambiente doméstico o local onde são registrados os principais acidentes envolvendo o público infantil. A maior segurança no lar está diretamente ligada a procedimentos simples à proteção das crianças.

Muitas dessas práticas de segurança são facilmente aplicadas dentro de casa. Confira alguns cuidados importantes que podem ser feitos:

1 - Evite nichos sobre a cama/berço/sofá

Nichos são excelentes na organização e decoração do ambiente infantil. Essas peças instaladas na parede conferem um visual delicado ao espaço e podem abrigar uma variedade de objetos (bonecas, bichinhos de pelúcia, livros e outros). Mas fica o aviso: para aumentar a segurança no espaço, os nichos não devem ser colocados sobre a cama, berço, sofás ou assentos, evitando risco de queda dos objetos colocados dentro do nicho ou mesmo da peça inteira.

A instalação de nichos e/ou prateleiras deve ser em área com menor contato da criança, e fixada com adesivos de montagem. Isso porque nas fixações tradicionais com prego e parafuso, as tensões de força se concentram exclusivamente nos pregos e/ou parafusos, que podem entrar em fadiga até se desprender. 

Nas instalações de nichos com adesivos de montagem como o Cascola Fixa Tudo, a força de tensão é distribuída por toda a área do objeto, com fixação e durabilidade superiores à instalação convencional.

2 Fixe móveis e estantes na parede

O tombamento de móveis, estantes e aparelhos eletrônicos representa um grande risco à integridade das crianças. Uma pesquisa feita nos Estados Unidos pela Comissão de Segurança de Produtos de Consumo dos EUA (CPSC), de 2000 a 2019, registrou 469 mortes de pessoas com menos de 17 anos em decorrência de tombamento de móveis e TVs. Uma média de 11.100 crianças norte-americanas foram tratadas anualmente em salas de emergência de hospitais por lesões relacionadas a tombamento. 

Crianças podem se pendurar ou puxar objetos pesados, gerando riscos de acidente doméstico. A fixação de móveis e TVs na parede evita que isso aconteça. Kits de fixação são facilmente encontrados para TVs. Os móveis e estantes podem ser fixados na parede com adesivos de montagem. 

“Quando aplicados em objetos com áreas grandes, como móveis e estantes, os adesivos de montagem da Cascola vão ter uma força na ordem de toneladas. Mas é sempre bom reforçar que para uma aplicação de alta performance, é essencial que a superfície [no caso a parede] esteja higienizada, pois, caso o contrário, o adesivo irá grudar a sujeira, prejudicando a força da colagem com o substrato”, explica Vitor Cybis, gerente de Marketing da  Cascola.

3- Aplique selante para evitar escorregões no banheiro

Piso molhado no banheiro é um risco para crianças e pessoas de todas as idades. Poucos sabem, mas na instalação de um box é colocado selante por toda a lateral do box com a finalidade de preencher micro aberturas para impedir que a água escape por essas aberturas. A vedação eficiente é essencial para impedir que a água do box escape para o piso do banheiro. Certifique-se se a vedação do box e da pia oferece a eficiência esperada ou se não está impedindo vazamentos e infiltrações.

“O silicone é um excelente vedante porque sua flexibilidade e viscosidade se adaptam a qualquer micro espaço. E depois de aplicado, o silicone seca em pouco tempo, criando ‘barreiras’ e que impedem essa saída de água, com resistência a intempéries e temperaturas extremas. Selantes formulados com silicones, como o da linha Cascola, promovem a vedação, garantindo segurança contra vazamentos e infiltrações”, destaca o profissional da Cascola.

4 Piso emborrachado traz maior proteção

A instalação de piso emborrachado traz maior segurança em áreas externas e de serviço e pisos da cozinha e do banheiro. São locais que concentram maior umidade. 

Os pisos emborrachados, como o piso moeda, oferecem segurança contra quedas. Além disso, a borracha é material isolante, importante para evitar choques, que podem ocorrer em pisos molhados e sem borracha devido à presença de fontes de eletricidade. Os pisos emborrachados são feitos em diversos tamanhos e são facilmente instalados com cola de contato Cascola Extra. 


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp