Com a implementação do Open Finance, empresas e clientes passaram a desfrutar de uma gama ampliada de vantagens na movimentação de dinheiro. Usuários consentiram em fornecer seus dados a companhias de diversos setores, como fintechs, seguradoras e varejistas, que se tornaram capazes de oferecer uma série de novos serviços integrados, produtos personalizados e benefícios.
Uma pesquisa da Open Finance Brasil, encomendada pela TecBan, mostrou que os brasileiros estão menos preocupados em compartilhar seus dados bancários. Segundo o levantamento, em 2021, 45,8% das pessoas tinham essa preocupação; no entanto, três anos depois, esse número caiu para 34%.
Diante dessa realidade, Roberto Monfort, diretor da vertical de Mercado Financeiro da multinacional brasileira FCamara, destaca a relevância do sistema e reforça a importância de as companhias investirem no recurso. “A rápida regulamentação já está gerando novas soluções, e outras mais devem surgir conforme o avanço do modelo nos próximos meses. Destaco que, apesar dos números, a população ainda possui ressalvas, mas é importante reforçar que o sistema traz diversas vantagens para instituições, empresas e consumidores”, conta.
Confira os principais benefícios do Open Finance, segundo Monfort:
Para as instituições financeiras
Mais informações sobre o cliente — O Open Finance proporciona acesso a um conjunto mais amplo de dados financeiros dos usuários. Com isso, as instituições financeiras podem ter uma visão completa e detalhada do público, permitindo entender seu comportamento e quais são seus serviços relevantes;
Fomento à inovação — Com as informações dos clientes, as instituições financeiras podem desenvolver soluções mais criativas, atendendo às demandas específicas do mercado e ganhando vantagem competitiva. Como resultado, impulsiona-se a inovação, rentabilidade e as novas tecnologias no setor financeiro.
Expansão de parcerias e ecossistema financeiro — O compartilhamento seguro de dados possibilita que as instituições estabeleçam parcerias estratégicas com outras empresas do setor relevantes ao seu público-alvo, como fintechs e seguradoras, expandindo a área de atuação e aprimorando os serviços já existentes. Isso resulta em um ecossistema financeiro mais aberto, colaborativo, com maior oferta e melhor desempenho.
Para as empresas
Melhor customização de ofertas — Empresas de diferentes setores também podem utilizar os dados financeiros compartilhados para entender melhor o perfil e o comportamento de seus clientes. Com essas informações, é possível trazer ofertas customizadas conforme o público principal, campanhas segmentadas por faixa etária e promoções sazonais.
Integração de serviços financeiros — O Open Finance permite que as empresas integrem serviços financeiros em suas plataformas e aplicativos. Isso oferece uma experiência mais conveniente para os clientes, que podem realizar transações sem sair da interface da loja em que está, por exemplo.
Para pessoas físicas
Os usuários, por sua vez, serão o centro dos esforços das instituições, tornando o segmento mais competitivo. Assim, eles poderão se beneficiar de ofertas mais vantajosas, mais poder de escolha, melhores experiências de compras em suas lojas favoritas e mais espaço para expor insatisfações.
“O compartilhamento de dados financeiros possibilita aos consumidores acessar uma maior diversidade de produtos e serviços. Isso obriga empresas a melhorarem e se atualizarem para conquistar e manter seus clientes, resultando em tentativas constantes de reduzir preços e aprimorar condições para superar a concorrência”, destaca Roberto.
Sobre a FCamara
A FCamara, multinacional brasileira, é um ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa o futuro de negócios integrando visão estratégica com execução inteligente, lado a lado com seus clientes, para proporcionar experiências transformadoras. Com um time altamente especializado, o grupo atua em Transformação Digital, E-commerce & Marketplace, Inovação, Cloud & Cibersegurança, Open Finance & Open Insurance, Data & Analytics e Marketing Digital, junto aos principais players de varejo, saúde, seguros, mercado financeiro, indústria e outros segmentos. Foi eleita 5 vezes como a Melhor Empresa na categoria de serviços de e-commerce pela ABComm e é líder em soluções digitais, sendo considerada hoje a maior empresa de serviços para e-commerce da América Latina. Hoje, o grupo conta com operações no Brasil, Europa e Reino Unido, e mais de 1.000 empresas atendidas em sua história. Saiba mais em www.fcamara.com.
Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U