27/10/2023 às 15h17min - Atualizada em 28/10/2023 às 00h02min

AINDA DÁ TEMPO! Especialista dá dicas para a prova de idiomas até o Enem

Leitura e interpretação de texto estão entre as habilidades mais demandadas

Pearson
Javier Trueba

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) já estabeleceu a data para o próximo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que acontece nos dias 5 e 12 de novembro. Até lá, ainda há tempo de traçar um plano de estudos que contempla os pontos fundamentais da prova de idiomas, na qual o aluno pode optar por inglês ou espanhol. Apesar de possuir poucas questões, essa etapa do teste avalia, especialmente, a habilidade de leitura e interpretação de textos. 

Por isso, é importante estar afiado no idioma a fim de obter um desempenho suficiente e conseguir uma boa nota de corte para passar na tão sonhada universidade. A fim de auxiliar os estudantes que vão prestar o Enem em novembro, Juliana Vicençote, Gerente Pedagógica na Pearson, traz dicas preciosas endereçadas pela Wizard by Pearson, a maior rede de ensino de idiomas do mundo e presente no Brasil há mais de 35 anos, Veja a seguir: 


1. Defina um cronograma e um espaço para estudos

Organização e planejamento são fundamentais. Você não precisa, necessariamente, tirar um tempo diário para focar no estudo do idioma, desde que defina os dias e horários mais tranquilos para realmente se concentrar e se dedicar a essa prática. Além disso, certifique-se de ter um espaço confortável que atenda à sua necessidade ergonômica. O ideal é dedicar uma média de horas semanais para se preparar para a prova de idiomas. 

2. Pratique a leitura

Leia mais em inglês ou espanhol, incluindo fora do período de seu estudo “oficial”, pois a prática é um fator indispensável para o aprendizado. Estipule uma meta factível de leitura de livros ou materiais escritos dentro do mês, mas não se esqueça de conciliá-la com as outras matérias que também requerem dedicação. Como dica, lembre-se de escolher leituras que se adequem ao seu nível, avaliar o seu conhecimento por meio de testes e curtir a experiência sem medo de errar ou de ter que recorrer a um dicionário de vez em quando. Na internet, há várias provas de Enem anteriores disponíveis para treino. 
 

3. Leia notícias em outro idioma 

Quer ter um material completo e sempre atualizado para treinar o idioma? Então, a dica dessa vez é acompanhar as notícias de algum site, jornal ou revista com frequência. Vale ler algumas matérias ou apenas as chamadas. Torne isso um hábito, principalmente levando em conta que a prova também exige conhecimentos gerais. Essa iniciativa vai treinar a sua rapidez e habilidade de interpretação de texto. 


4. Esqueça as legendas

Curte maratonar séries e filmes de vez em quando? Uma ideia bem legal é tentar assistir à programação favorita no idioma original e sem as legendas em português. Ou, pelo menos, colocando-as no mesmo idioma da fala. Para começar, você pode praticar isso em episódios que já assistiu no passado, pois assim já terá uma ideia sobre o contexto da história que se passa e, naturalmente, ganhará uma “vantagem” no entendimento e interpretação.


5. Recorra a um bom dicionário online ou físico

O dicionário salva nos momentos em que a memória falha, ou mesmo nas horas em que surgem dúvidas em relação a determinada palavra ou expressão. Seja na versão online ou física, eles são uma mão na roda para quem quer pesquisar ou aprimorar o vocabulário. A primeira dica é criar o hábito de agregar o material à rotina de estudo, como um complemento essencial. Outra dica é fazer consultas aleatórias para aperfeiçoar o leque de palavras conhecidas.


6. Repasse conteúdo antes da prova

Faça um cronograma reverso e repasse os principais pontos dias antes da prova. Isso vai fazer com que os elementos fundamentais que costumam cair no teste – como tempos verbais; voz passiva; pronomes; leitura e interpretação de texto; conhecimentos gerais e palavra-chave do texto – fiquem mais frescos na mente. Um dia antes do Enem, confira todos os documentos necessários para prova, assim como o local do teste e os materiais necessários para fazê-lo. Por fim, descanse, durma cedo,  e mantenha a calma. A confiança de ter estudado o suficiente traz a segurança para conseguir um bom desempenho. Boa sorte!

 

Sobre a Pearson

A Pearson tem propósito que é simples: adicionar vida a uma vida inteira de aprendizado. A empresa acredita que cada oportunidade de aprender é uma chance para avançar pessoalmente. É por isso que dos cerca de 20.000 funcionários estão comprometidos em criar experiências de aprendizado vibrantes e enriquecedoras, projetadas para causar impactos positivos na vida diária. É a empresa líder mundial em aprendizado de mídia digital, atendendo clientes em quase 200 países com conteúdo digital, avaliações, qualificações e dados. 


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp