26/10/2023 às 10h03min - Atualizada em 27/10/2023 às 00h05min

Núcleo de Estudos Raciais do INSPER lança livro sobre Números da Discriminação Racial

A obra organizada por Michael França e Alysson Portella contribui para o debate sobre a persistência das desigualdades raciais no Brasil por uma perspectiva econômica

SI Comunicação
Divulgação

O Núcleo de Estudos Raciais do Insper lança o livro “Números da Discriminação Racial: Desenvolvimento Humano, Equidade e Políticas Públicas” no dia 27 de outubro, em parceria com a editora Jandaíra. 

Esta obra oferece análises aprofundadas de pesquisadores do Núcleo e convidados sobre a persistência das desigualdades raciais no Brasil, destacando a necessidade urgente de avançar na criação de políticas públicas mais eficazes. Além disso, o livro apresenta uma visão abrangente da literatura empírica voltada para estimar a discriminação e disparidades raciais. 

Organizado pelos pesquisadores Michael França e Alysson Portella,  o livro reúne um quadro de autores que contribuem para a produção e difusão de conhecimento acerca da discriminação no Brasil.  Entre eles, Luana Ozemela, embaixadora do Pacto de Mulheres Negras 2023 e uma das 500 pessoas mais influentes da América Latina, que assina o prefácio; Naercio Menezes Filho, professor e pesquisador titular da Cátedra Ruth Cardoso no Insper e o pesquisador Bruno Kawaoka Komatsu.

"Nossa intenção é apresentar um ponto de vista técnico, embasado nos estudos da ciência econômica, sobre como a discriminação racial opera e perpetua desigualdades no Brasil, sendo, portanto, uma visão complementar às análises históricas e sociológicas a respeito do tema. É mais um ponto de partida do que uma chegada", declara Portella.

Segundo Michael França, também coordenador do Núcleo, a produção "convida todos a repensarem o atual modelo de políticas públicas no Brasil”. 

O livro conta com ilustrações de Mayara Smith e participação de Alisson Gomes dos Santos, Erivelton de Souza Nunes, Daniel Vasconcellos Archer Duque, David Kalichman, Fernanda Estevan, Fillipi Lúcio Nascimento da Silva, Francisco Danilo da Silva Ferreira, Francieli Tonet, Gerrio dos Santos Barbosa, Helena Arruda, Lauana Lazaretti, Leonardo Rosa, Leila Pereira, Manuel Mahoche, Rafael Tavares, Rodrigo Soares, Rony Coelho, Úrsula Melo e Sérgio Pinheiro Firpo.

Sobre Autores
Alysson Portella é pesquisador de pós-doutorado do Insper. Doutor em Economia dos Negócios pela mesma instituição, com períodos como aluno visitante na Universidade de Columbia (ILAS, Nova York, EUA) e na Universidade das Nações Unidas (UNU-Wider, Helsinque, Finlândia). Tem graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestrado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Michael França foi pesquisador visitante na Universidade Columbia e Universidade Stanford, é colunista da Folha de S.Paulo, assim como, editor do espaço “Políticas e Justiça” do jornal. Ele é doutor em teoria econômica pela Universidade de São Paulo, coordenador do Núcleo de Estudos Raciais do Insper e ciclista.

Ficha Técnica

Título: Números da Discriminação Racial: Desenvolvimento Humano, Equidade
e Políticas Públicas

Idealização:  Núcleo de Estudos Raciais do Insper
Organização:  Alysson Portella e Michael França
Número de páginas: 432

ISBN: 978-65-5094-062-1

Editora: Jandaíra

Site: https://editorajandaira.com.br/

Inscriçãohttps://www.insper.edu.br/agenda-de-eventos/lancamento-do-livro-numeros-da-discriminacao-racial/

Preço: R$75,00


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp