24/10/2023 às 10h58min - Atualizada em 25/10/2023 às 00h05min

Finalista do Jabuti, Lorena Kaz lança um guia em quadrinhos sobre como libertar-se da dependência emocional

Editado pela Peirópolis, o livro “Eu nunca mais vou deixar você” reúne coletânea de insights e aprendizados, inspirados na trajetória da autora em busca da libertação da dependência emocional

Fausto Cabral
Livro Eu nunca mais vou deixar você, de Lorena Kaz - Editora Peirópolis
O livro é o segundo trabalho sobre relacionamentos abusivos criado pela autora e ilustradora Lorena Kaz, que teve seu trabalho anterior, “Morrer de amor e continuar vivendo”, finalista do Prêmio Jabuti em 2018.

Lorena Kaz, também criadora do Projeto Morrer de Amor, de muito sucesso nas redes sociais, oferece ao longo das 104 páginas de seu guia um aprofundamento e uma análise mais objetivos e didáticos dos temas abordados em seu trabalho de estreia, que trazia um tom mais artístico e subjetivo. Para “Eu nunca mais vou deixar você” a autora reuniu uma criativa coletânea de insights e aprendizados, inspirada em sua própria trajetória em busca da libertação da dependência emocional.

Início na Terapia - “A história de ‘Eu nunca mais vou deixar você’ começa em 2012 quando, na terapia, descobri que tinha um problema de dependência emocional. Na época busquei informações na Internet e infelizmente não havia tantas quanto hoje. Então criei o Projeto Morrer de Amor, para explicar como ocorria esse tipo de abuso e a violência doméstica”, relembra Lorena Kaz.

E esse projeto rendeu frutos, conforme a autora relembra. “Durante os anos de trabalho, muitas mulheres me pediam um material mais didático e prático sobre como sair de relacionamentos abusivos”.

O livro, porém, não foi produzido de maneira imediata, já que a própria autora também precisava passar por esse processo de saber lidar com a dependência emocional. “Hoje considero que já dei muitos saltos e estou muito melhor, por isso tive a possibilidade de escrever essa obra e ajudar muitas mulheres”.

Lorena Kaz ressalta que “o livro mostra a visão negativa que a sociedade faz do feminino e como isso influencia nossa forma de vermos nós mesmas, os relacionamentos e o mundo”. E como o relacionamento abusivo não é um tema nada simples, “o aprendizado acaba abrangendo a infância, o contato com os pais, o machismo estrutural social, a construção do feminino e outros temas que não podem ser separados de como as pessoas se relacionam”, destaca a autora.
 
Vale ressaltar que muitos termos e pesquisas difundidos sobre o assunto estão presentes na bibliografia do livro, que também traz informações sobre o Projeto Morrer de Amor.

Magia dos Quadrinhos - O livro começa com uma história que remete ao seu título e teve mais de 20 milhões de visualizações no Facebook no formato de Gif. “Fazer um conteúdo educativo e relevante viralizar não é fácil! Foram mais de 12 mil comentários de mulheres que se sentiram identificadas em um quadrinho sobre abuso emocional. Fico muito feliz em ver um tema sério e necessário ganhar atenção em meio a uma maioria de posts feitos primordialmente para entreter”, diz Lorena Kaz, que acredita na disseminação da informação sobre educação emocional como a melhor maneira de criar pessoas mais empáticas, solidárias e realizadas.

“Eu nunca mais vou deixar você” pode ser usado como um guia de autodesenvolvimento, porém, com a magia adicional da ilustração e quadrinhos, que ajudam a promover novas e múltiplas formas de entendimento de temas anteriormente já abordados por psicólogos e estudiosos do desenvolvimento emocional.

Para Lorena Kaz, muito do ódio e radicalismo que vemos hoje em dia, especialmente na internet e na política, vem de uma frustração das pessoas com a própria vida e a dificuldade delas em encontrar seu lugar em um mundo que muda mais rápido do que podem acompanhar. Ela ressalta que “muitos dos adultos hoje não se sentiram amados e respeitados na infância e não tiveram exemplos de amor próprio e bons relacionamentos, em casa ou na rua. O relacionamento abusivo passa a ser um produto natural da ideologia social de consumo e de dominação sobre a mulher”.

A autora explica que o abuso é repetido de forma transgeracional e dá como exemplo o resultado de estudos que evidenciam que a maior parte da população carcerária detida por abuso sexual também foi vítima de abuso sexual na infância. O ciclo do abuso não se quebra sozinho. “É preciso que exista o foco na educação emocional do indivíduo para que ele consiga olhar para o próprio passado e a sociedade ao seu redor e avaliar o que precisa ser modificado em si e nas suas atitudes”, diz a autora.

Lorena Kaz resume de forma enfática a importância da obra para ela e para outras mulheres: “este é o livro que eu gostaria de ter lido nove anos atrás, quando descobri o termo ‘dependência emocional’”.

FICHA TÉCNICA
Título: Eu Nunca Mais Vou Deixar Você
Autores: Lorena Kaz
Editora: Editora Peirópolis
ISBN: 978-65-5931-269-6
Código de Barras: 9786559312696
Ano da Edição: 2023
Dimensões: 20.5 x 27.5 cm
Peso: 0.394 kg
Páginas: 104
Idioma: Português
Classificação: Livre para todas as idades
Origem: Brasil
Capa: Brochura
Informações: www.editorapeiropolis.com.br/produto/eu-nunca-mais-vou-deixar-voce/

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp