24/10/2023 às 12h23min - Atualizada em 25/10/2023 às 00h05min

Bienal do Livro de Jaraguá do Sul destaca força da literatura húngara com presença de Krisztina Tóth

Escritora multipremiada e com obras traduzidas para mais de 20 idiomas, Krisztina vem pela primeira vez à América Latina

Bienal Internacional do Livro de Jaraguá do Sul
https://www.bienaljaragua.com/
Krisztina Tóth - Foto Falus Kriszta

A Bienal Internacional do Livro de Jaraguá do Sul expõe o poder da literatura húngara e impulsiona a discussão de temas críticos internacionais com a presença da poeta e escritora Krisztina Tóth nesta terça-feira, dia 24. Reverenciada como uma das vozes mais influentes da cena literária da Hungria contemporânea, a autora estará ao vivo no Pequeno Teatro da SCAR para uma palestra gratuita a toda comunidade, às 19h. 

Vencedora de inúmeros prêmios internacionais e com obras traduzidas para mais de 20 idiomas, Krisztina vem pela primeira vez à América Latina para falar ao público em Jaraguá do Sul sobre seu recente livro "Pixel". A conversa terá tradução simultânea, com censura 12 anos, sendo que os ingressos podem ser obtidos diretamente pelo site oficial: www.bienaljaragua.com 

Elogiado pela crítica e indicado para três importantes prêmios, “Pixel” é um livro considerado inclassificável quanto ao gênero. Dividido em 30 capítulos, oferece uma experiência que pode ser apreciada como uma série de contos independentes. No entanto, ao aprofundar a leitura, os fragmentos se unem e formam uma obra coesa, no qual cada capítulo funciona como um pixel - elementos distintos que, vistos de longe, compõem uma imagem mais ampla e conectada.

Usando o lado marginalizado de Budapeste, a capital húngara, como pano de fundo em toda a prosa, Krisztina aborda através do livro temas sensíveis e necessários como a xenofobia e outras crises sociais que marcam a era atual. "Pixel" oferece um envolvente labirinto literário, habilmente construído, repleto de escrita perspicaz, humor e uma autenticidade que ecoa a vida cotidiana de qualquer país.

Literatura húngara lança temas atuais a diferentes públicos

Cativando leitores de todos os tipos, a literatura húngara traz luz a temas emergentes também no universo infantil. No primeiro fim de semana da Bienal, foi realizado no Espaço das Histórias o lançamento do livro "Clarinha e Samuca: um conto de fadas sem fadas", uma encantadora releitura de Romeu e Julieta que fala de forma sutil às crianças sobre a importante questão do racismo.

De autoria do escritor húngaro Gyula Urbán, a obra foi apresentada pela tradutora da versão brasileira, Zsuzsanna Spiry. "É uma história para permitir um diálogo sobre um assunto que às vezes os pais não sabem por onde começar", comentou. Segundo ela, o livro utiliza a metáfora de uma sociedade habitada por ratos cinzas e ratos brancos para abordar o tema, com leveza e ritmo bastante dinâmico.

Diariamente, propondo a integração de literatura, arte e empreendedorismo, esta primeira edição internacional da Bienal do Livro presta uma marcante reverência à Hungria, país reconhecido por sua influência literária e pela conexão histórica com Jaraguá do Sul. Esta ampla homenagem pode ser vista em diferentes palestras, lançamentos literários e intervenções culturais. Todos os detalhes da agenda, assim como os ingressos para as atividades, se encontram no site oficial: www.bienaljaragua.com

Sobre a Bienal Internacional do Livro de Jaraguá do Sul

A Bienal Internacional do Livro de Jaraguá do Sul busca unir literatura, arte e dialogar com o perfil empreendedor da região, criando novas conexões. O evento é uma realização da Design Cultural, Scar e Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (ACIJS). A iniciativa tem ainda com patrocínio das empresas: Havan, Malwee, Indumak, Urbano. Tirol, Lunelli, Zanotti, Bold, Live, Condor e Maahs. Também conta com apoio municipal, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Jaraguá do Sul, da Prefeitura de Jaraguá do Sul. A promoção é do Programa de Incentivo à Cultura, através da Fundação Catarinense de Cultura, do Governo do Estado de Santa Catarina.

 

SERVIÇO:

Bienal Internacional do Livro de Jaraguá do Sul

Data: Qui 19 a Dom 29 de outubro de 2023

Local: Centro Cultural Scar e Centro Empresarial CEJAS (R. Jorge Czerniewicz, 160)

 

Acesso: entrada gratuita, mediante ingresso online

Site oficial: www.bienaljaragua.com

Redes Sociais: Instagram (@bienaljaragua)


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp