24/10/2023 às 15h50min - Atualizada em 25/10/2023 às 00h02min

Tendência dos elementos naturais no décor

Revestimentos que reforçam a conexão entre a natureza e o homem

Fernanda Gmeiner
Coleção Âmbar revestindo a parede do ambiente (Foto: Divulgação)
Ter um refúgio dentro de casa para repor as energias é essencial. Os elementos naturais na decoração ganham cada vez mais destaque nos ambientes, pois além de deixarem a casa linda, aumentam a sensação de conforto e aconchego. A Portinari apresenta revestimentos inspirados na natureza que estabelecem uma verdadeira conexão entre a natureza e o homem.
A coleção Âmbar traz a estética elegante das madeiras nobres e recebe o nome da cor predominante no conjunto: o âmbar. As peças possuem formato de réguas (30x120cm), reforçando a ligação com o próprio material que inspirou a criação. Uma coleção acolhedora como momentos especiais.
Já a coleção Palco é inspirada no freixo americano, madeira nobre caracterizada pela suavidade e elegância, com peças de veios longitudinais e formato longilíneo. Além da tonalidade clara, natural dessa madeira, também foi desenvolvida uma opção em marrom escuro. Uma coleção para viver um verdadeiro espetáculo.
Gili é inspirada em uma pedra natural vinda da Indonésia. A paradisíaca ilha que empresta o nome à coleção já dá a dica: estes porcelanatos foram pensados para uso em piscinas. Originalmente caracterizado por tons de marrom escuro, aqui o mineral foi reinterpretado em tons claros, trazendo mais sintonia com os estilos atuais.
A coleção Lithos é inspirada nas esculturas do estadunidense Matt Byrd, criadas com granitos montados à semelhança de um quebra-cabeça. Lithos é um terrazzo delicadíssimo e muito elegante. Além dos modelos base - quadrados e disponíveis em três cores e dois tamanhos -, conta com uma peça decorada com frisos em relevo e formato alongado nas cores cinza média e preta.
Outra opção de revestimento que apresenta a estética dos elementos naturais é a coleção Pierina. Uma das pedras mais antigas que existem, o travertino integra nosso imaginário como um material duradouro e atemporal. Aqui, a rocha calcária que inspira a coleção é tingida por tons negros em sintonia com as tendências atuais. Sua textura, no entanto, permanece inconfundível.
Mezzo é um clássico que se destaca pela versatilidade. Assim como a mezzo-soprana, cantora lírica que possui a capacidade de entoar tanto notas agudas quanto graves, o mármore travertino é um clássico que se destaca pela versatilidade, sendo capaz de se adequar a diferentes estilos. Na coleção Mezzo é revisitado e ganha ares contemporâneos, especialmente na versão ripada, que intensifica ainda mais seu apelo tátil. Detalhe: as dimensões generosas dão mais liberdade para usá-lo de diversas formas, como em tampos de bancada ou mobiliário.
Um estudo realizado pelo Design Office da Dexco em parceria com a empresa de análise de tendências Spark:off, revela que uma das cinco grandes tendências e comportamentos de consumo é a atenção ao bem-estar em casa, que busca por ambientes tranquilos e reconfortantes, para acalmar a ansiedade e evocar serenidade.
A arquiteta Francine Nuernberg, especialista em revestimentos cerâmicos das marcas Portinari e Ceusa, explica que a pesquisa rastreou tendências locais e globais dos lares, considerando o que o consumidor deseja em relação a sua casa. “O que as pessoas buscam agora é se sentirem felizes dentro de casa, ter no lar um refúgio para repor as energias, e a utilização de revestimentos que remetem aos elementos naturais ajudam nesta construção do bem-estar”, finaliza.
Sobre a Dexco 
Uma empresa multinegócios e detentora das marcas Deca, Portinari, Hydra, Duratex, Castelatto, Ceusa e Durafloor, a Dexco é a maior empresa produtora de painéis de madeira industrializada do Brasil, referência na produção de louças e metais sanitários no hemisfério Sul e uma das maiores fabricantes de revestimentos do país. Com mais de 70 anos de história, e 13 mil colaboradores, a empresa tem sede em São Paulo e conta com 23 unidades industriais e florestais no Brasil e na Colômbia. Sob a promessa de marca – Viver Ambientes – a Dexco vive um novo momento e concretiza o propósito de oferecer Soluções para Melhor Viver, com perfil centrado no consumidor e busca por facilitar a jornada de construção e reforma, alinhada à sua preocupação com o ESG. Em 2021 criou o DX Ventures, fundo de Corporate Venture Capital, para investir em startups e scale-ups que consigam endereçar essas questões. Faz parte ainda de uma joint venture – LD Celulose – para a fabricação de celulose solúvel. Devido à sua atuação consonante com o desenvolvimento sustentável, como uma empresa removedora de carbono, por meio de seus mais de 140 mil hectares de florestas plantadas e áreas de conservação, a Dexco é detentora de importantes conquistas, entre elas, o reconhecimento como liderança em sustentabilidade corporativa pelo CDP - organização que é referência ambiental global, por seu papel no combate às mudanças climáticas. Com capital aberto desde 1951, a Dexco tem suas ações listadas no Novo Mercado, segmento destinado à negociação de ações de empresas que adotam práticas de governança corporativa que vão além das exigidas por lei. A empresa é integrante do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) e do Índice de Carbono Eficiente da B3.

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp