24/10/2023 às 09h56min - Atualizada em 25/10/2023 às 00h02min

10 dicas paras os estudantes terem sucesso na redação do ENEM

Clareza, conhecimento e prática são dicas preciosas da professora de Letras da São Judas

Textual Comunicação
https://www.usjt.br/
Imagem de jcomp no Freepik
A preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2023 é um desafio que demanda tempo, dedicação e estratégia. Nesse sentido, a professora de Letras da São Judas, Cynthia Pichini, preparou dicas para orientar os estudantes que almejam obter um bom desempenho na redação. 
 
A professora ressalta a importância da preparação contínua, da construção de um repertório cultural e linguístico sólido e da análise crítica de provas anteriores. Além disso, suas orientações abordam aspectos fundamentais da estrutura textual, como a correta utilização de títulos, introdução, desenvolvimento e conclusão, bem como a necessidade de fazer referência aos textos motivadores fornecidos na proposta de redação. 
 
Com as dicas, os candidatos estão mais bem preparados para enfrentar o desafio da redação do ENEM e alcançar boas notas. Confira:
  1. Preparação Antecipada: O preparo para o exame deve acontecer muito antes da prova. Leia e mantenha-se atualizado, procurando informações sobre os assuntos mais relevantes do Brasil e do mundo.
  2. Construa um Repertório Cultural e Linguístico: A leitura é fundamental para ampliar seu repertório cultural e linguístico. Quando lemos, criamos associações mentais e cognitivas que nos auxiliam na escrita sobre qualquer tema.
  3. Análise de Provas Anteriores: Examine com cuidado as provas anteriores do ENEM e faça outros exames simulados, cronometrando o tempo gasto para realizar a prova.
  4. Redações Práticas: Escreva redações baseadas nos temas das provas anteriores do ENEM. Se possível, peça aos seus professores para corrigirem suas redações, fornecendo feedback valioso.
  5. Revisão Constante: Ao escrever, adote o hábito de reler e revisar seus textos para eliminar erros gramaticais e melhorar a clareza e coesão.
  6. Estrutura da Redação: Siga a estrutura padrão para uma redação do ENEM, que inclui:
    1. título;
    2. introdução que descreve o tópico a ser discutido;
    3. desenvolvimento com geralmente 2 ou 3 parágrafos;
    4. conclusão que fecha a discussão.
  7. Referência aos Textos Motivadores: Lembre-se de que a proposta de redação do ENEM sempre inclui 3 ou 4 textos motivadores para orientar e fornecer subsídios para sua escrita. É essencial fazer referência a esses textos em sua redação.
  8. Parágrafos Coesos e Coerentes: Construa parágrafos que se relacionem de forma coesa e coerente. A estrutura da redação deve refletir seu raciocínio lógico e sua capacidade de discutir e argumentar ideias de forma organizada.
  9. Utilização de Referências Externas: Quando dominar um assunto, faça referência a outros textos e autores relevantes. Isso enriquecerá seus argumentos e discussões.
  10. Tempo Adequado para a Redação: Reserve uma quantidade significativa de tempo para a escrita de sua redação durante a prova, pois essa é uma parte fundamental do exame que requer atenção e cuidado.
Sobre a São Judas 
A São Judas integra o maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima de Educação. Com mais de 50 anos de história, é nota máxima no MEC (Ministério de Educação). Com 11 unidades localizadas na Capital, Grande São Paulo e Baixada Santista, conta com mais de 130 cursos de Graduação e Pós-Graduação Lato e Stricto Sensu. A instituição combina qualidade e acessibilidade, tradição e inovação, com o uso de novas metodologias educacionais, laboratórios multidisciplinares de aprendizagem integrada e programas de desenvolvimento de competências socioemocionais. Além disso, o estudante aprende na prática desde o primeiro dia de aula, em seus mais de 200 laboratórios e núcleos de atendimento à população.

Sobre a Ânima Educação
Com o propósito de transformar o Brasil pela educação, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é composta por mais de 410 mil estudantes, distribuídos em 18 instituições de ensino superior e em mais de 700 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.
Em 2023, a Ânima foi um dos destaques do Prêmio Valor Inovação – parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC – figurando no ranking de empresas mais inovadoras do Brasil no setor de educação. Além disso, o CEO, Marcelo Battistela Bueno, foi premiado como Executivo de Valor, no setor de Educação, no Prêmio Executivo de Valor 2022, que elege os gestores que se destacaram à frente de empresas e organizações. A companhia também se destacou no Finance & Law Summit Awards – FILASA, em 2022, como Melhor Departamento de Compliance. Em 2021, a organização educacional foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação. Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa. 
 
Contatos para a imprensa           
Textual Comunicação 
Diogo Cruz – [email protected] (11) 98219-1672
Bruno Borges – [email protected] (11) 98622-7090
Jhonatan Santos – [email protected] (11) 97863-6767

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp