24/10/2023 às 16h15min - Atualizada em 25/10/2023 às 00h02min

Espro capacita 420 adolescentes vulneráveis na região da Brasilândia em 2023

Projeto de Formação para o Mundo do Trabalho (FMT) tem apoio do CONDECA e conta com o patrocínio da Elo e da Consigaz

Assessoria Espro
www.espro.org.br
Prefeitura de São Paulo

O Espro (Ensino Social Profissionalizante), associação filantrópica que há 44 anos ajuda a inserir adolescentes no mundo do trabalho, em parceria com Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONDECA), desenvolveu um projeto anual de Formação para o Mundo do Trabalho (FMT), totalmente gratuito, para capacitar adolescentes em vulnerabilidade, com idades entre 14 e 17 anos, moradores da região da Brasilândia. 

O curso, composto por sete ciclos, se estende de fevereiro a dezembro e acontece na unidade do Espro em Itaguaçu. Até o momento, cinco ciclos já aconteceram, capacitando 60 novos jovens a cada ciclo, totalizando até o momento 300 adolescentes impactados. Cada etapa conta com duas turmas, uma no período da manhã e outra à tarde, com 30 alunos em cada. Os dois últimos ciclos estão com inscrições abertas. Os adolescentes interessados podem realizar as inscrições pessoalmente na unidade. O sexto ciclo acontece entre os dias 26 de setembro e 1o de novembro, enquanto o sétimo vai de 07 de novembro a 15 de dezembro.

A Brasilândia foi a região escolhida para o projeto, pois é um dos dez distritos mais vulneráveis de São Paulo, levando-se em consideração critérios como trabalho e renda, habitação, educação, saúde, direitos humanos e mobilidade, de acordo com o Mapa de Desigualdade da Rede Nossa São Paulo

FMT

O curso de Formação para o Mundo do Trabalho (FMT) do Espro é totalmente gratuito e focado no desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes demandadas pelas empresas. Temas como ética, cidadania, diversidade, solidariedade e respeito serão trabalhados nesta formação. Os participantes também terão acesso a conhecimentos de marketing pessoal e postura profissional, trabalho em equipe, processos de comunicação, educação financeira, empreendedorismo e rotinas organizacionais.

As atividades são diárias, de segunda a sexta, e duram 4 horas. A carga horária total é de 100 horas.

O curso conta com o patrocínio da Elo e da Consigaz.

Oficinas de Arte e Cultura Preta 

Além da capacitação profissional, os adolescentes que participam do FMT podem se inscrever em oficinas de arte e cultura preta. Essas oficinas são voltadas à cultura e tradições negras, abordando cinco temas: Literatura, Artes Visuais, Música, Dança e Teatro. Até o momento, já aconteceram as oficinas de Literatura e Artes Visuais, tendo como previsão a formação de 60 adolescentes. 

Oficinas de Geração de Renda

O projeto prevê ainda a oferta das Oficinas de Geração de Renda para a população da comunidade e os pais dos adolescentes atendidos durante a realização das turmas FMT. As inscrições podem ser realizadas na unidade de Itaguaçu. A quantidade de oficinas e os temas são definidos ao início de cada ciclo.

Até o momento, 115 pessoas entre pais e moradores da comunidade dos adolescentes já participaram das oficinas.

Serviço

Local: Polo Itaguaçu, Av. Arquiteto Roberto Aflalo, 31. Jardim Peri

7º Ciclo: 07/11 a 15/12

Oficinas de arte e cultura preta:

  • Teatro 24 e 26/10 e 7 e 9/11.

Mais informações pelo telefone: (11) 98626-7888.

Oficinas de Geração de Renda:

Os temas das últimas oficinas estão em fase final de definição.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp