23/10/2023 às 17h17min - Atualizada em 24/10/2023 às 00h03min

Com patrocínio da Ferroport, peça “Clássicos em Cena” traz histórias tradicionais da literatura brasileira para incentivar a leitura

São João da Barra e São Francisco de Itabapoana recebem, entre 30 de outubro e 1 de novembro, apresentações gratuitas de encenação, que aborda os principais enredos literários

da Redação
Créditos: Grupo Komedi
A fim de apresentar para as novas gerações os clássicos da literatura brasileira e colaborar para o desenvolvimento do hábito da leitura, a peça “Clássicos em Cena” chega às cidades de São João da Barra e São Francisco de Itabapoana (RJ). O espetáculo acontece entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro, com cinco apresentações gratuitas em escolas públicas das cidades. A programação completa pode ser encontrada abaixo.
O projeto “Clássicos em Cena” apresenta seis amigos e amigas que estão reunidos assistindo a um jogo de futebol. Depois do jogo, eles relembram sobre o tempo em que estavam na escola e o quanto eles eram resistentes a ler livros de clássicos da literatura brasileira, afinal eles eram da geração da internet. Eles se divertem com essa recordação, e cada um fala do orgulho que sentem de seus professores que tanto os incentivaram a ler livros.
Em 2022, uma pesquisa realizada pelo Ministério da Educação, apontou que houve uma crescente no número de crianças e adolescentes que não sabiam ler e escrever. A análise se refere ao período entre 2019 e 2021, onde o índice passou de 15% para 34% segundo dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica. Por isso, ações como esta, que divulgam a necessidade de se investir e insistir na leitura, são fundamentais para o desenvolvimento de crianças e adolescentes, e despertar o interesse pelos clássicos da literatura brasileira.
“Os clássicos da Literatura Brasileira capturam a essência da cultura e da sociedade do Brasil ao longo dos séculos. A leitura desses livros é fundamental para compreensão da história e identidade do país, além de auxiliar na construção da identidade nacional e possibilitar o desenvolvimento do pensamento crítico e enriquecimento linguístico. A Ferroport acredita que por meio do teatro é possível estimular jovens e adultos a buscar a literatura como ferramenta de desenvolvimento intelectual e cultural”, ressalta Edenilson Sanches gerente de Sustentabilidade da Ferroport.

Lei de Incentivo à Cultura, o projeto “Clássicos em Cena” tem a produção da Clauvi Produções, apoio da Sancell / Altia, com patrocínio da Ferroport, e realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.


Sobre a FERROPORT: A Ferroport é uma joint-venture formada pela mineradora sul-africana Anglo American e pela Prumo Logística, empresa privada brasileira que atua no setor de infraestrutura e logística. Somos uma empresa nacional responsável pela operação do terminal portuário de minério de ferro no Porto do Açu. O processo produtivo do minério que transportamos começa em Conceição do Mato Dentro, interior de Minas Gerais, na mina da Anglo American. De lá, o minério é transportado por um mineroduto até chegar ao Terminal 1 do Porto do Açu, onde passa pelo processo de filtragem. Uma vez filtrado, o minério é armazenado no pátio de estocagem, onde aguarda pela chegada dos navios de carga para seguir rumo ao seu destino final.

Sobre o Ministério: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac),que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.

Serviço:
“Clássicos em Cena” em São João da Barra e São Francisco de Itabapoana (RJ)
Datas, horários e locais:
30/10 - 09h00 e 14h00
E.M. Luiz Gomes de Souza
Estrada de  Pipeiras, S/Nº Enjeitado - São João da Barra

31/10 - 09h00
Raimundo de Magalhães
Com presença dos alunos da E.M Elysio de Magalhães - Barcelos
Gregório Prudêncio de Azevedo - São João da Barra


01/11 - 09h00 e 14h00
E.M.M. Herval Luiz dos Santos Batista
Estrada Julio Gomes Marinheiro - Centro - São Francisco de Itabapoana
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp