20/10/2023 às 15h24min - Atualizada em 21/10/2023 às 00h02min

Com aproximação do Enem, estudantes devem ficar mais atentos à redação

Equivalente a 20% da nota final, redação pode ser ponto decisivo para alunos subirem no ranking e poderem escolher as melhores universidades

Naves Coelho
divulgação
Canetas e muita concentração. Estudantes de todo Brasil estão antenados nesses itens rumo ao maior momento estudantil do ano. Nos dias 5 e 12 de novembro, ocorrerá o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que abre oportunidades para o ingresso nas principais instituições de ensino do país.
Nesta reta final, a preparação para a prova aumenta. E, em meio a tanto estudo, o destaque está para a redação. Essa produção textual corresponde a 20% da nota final da avaliação, e quem se sair melhor nela terá alguma vantagem e até prioridade sobre qual faculdade ou curso escolher.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Educational Testing Service (ETS), uma organização internacional de pesquisa educacional, habilidades de escrita sólidas estão diretamente relacionadas ao sucesso acadêmico. Alunos que se destacam em redação tendem a obter notas mais altas em suas disciplinas e a se sair melhor em testes padronizados.
Para o professor Marcus Vinícius de Souza, especialista na língua portuguesa e líder da Salinha Marcus Vinícius Linguagens e Texto – espaço voltado para o aprimoramento das técnicas de redação, a importância da redação no Enem é indiscutível. Ele explica que prova de redação representa não apenas uma parte significativa da nota total, mas também uma oportunidade crucial para os candidatos demonstrarem habilidades linguísticas essenciais.
“O Enem não avalia apenas o conhecimento, mas também a capacidade de expressão escrita e argumentação. Portanto, dedicar tempo para aprimorar as habilidades de redação é um investimento valioso. Não importa o ponto de partida, com esforço e dedicação ainda é possível alcançar uma excelente performance na prova de redação. O tempo está ao seu lado, e o aperfeiçoamento é uma meta alcançável”, esclarece.
Mesmo que a prova já bem próxima, Marcus destaca que a consistência na preparação é a chave para o aprimoramento. “Com a proximidade do Enem, muitos estudantes podem estar sentindo a pressão de se preparar para a temida prova de redação. No entanto, é importante ressaltar que ainda há tempo para aprimorar as técnicas de escrita e conquistar uma boa nota nessa etapa crucial do exame. Para isso, os vestibulandos podem se beneficiar de sessões de treinamento intensivo de redação. Isso envolve a prática regular de escrever textos acerca de tópicos variados.
Esse tipo de apoio para estudantes que ainda querem melhorar sua prática de escrita está em cursos extraclasses práticos, como a Salinha do Marcus. O curso visa ao aprimoramento da produção textual em relação às cinco competências estabelecidas pelo Enem, bem como a outros conhecimentos necessários para se obter uma ótima nota na redação de qualquer exame de vestibular.
As turmas são condensadas com um número máximo de doze alunos, a fim de garantir melhor qualidade das aulas e do desempenho do discente. Todo o material é montado pelo próprio professor a partir de pesquisa realizada em obras de grande referência em relação à produção escrita, bem como em temas de atualidades.
“Estudar nunca é demais, eu acredito. Inclusive, a busca por feedback é essencial. Professores, tutores ou colegas podem oferecer avaliações construtivas dos textos. O retorno ajuda a identificar pontos fracos e a melhorar a qualidade da escrita. Além disso, estudar as redações bem-sucedidas no Enem é uma estratégia eficaz de entender o que é esperado pela banca examinadora. Isso ajuda os estudantes a compreenderem a estrutura, o estilo e os argumentos consistentes. Não posso deixar de salientar sobre revisão cuidadosa que é uma etapa muitas vezes negligenciada. Erros gramaticais e conceituais podem prejudicar muito a nota, e, por isso, precisamos estudar bastante isso para mantermos o padrão alto. Todas essas ideias são um pouco do que apresento na Salinha”, argumenta o professor.
Afinal, nota é nota e não adianta discutir quando o resultado sair. Falando em resultado, a média nacional obtida em 2022 para a redação foi 634,16, um pouco menor que em 2021, 643,13.
Ademais, a redação é uma forma de expressão, e ter uma boa desenvoltura expressiva colabora com amplas implicações para a vida acadêmica e o mercado de trabalho. Pesquisas revelam o impacto da redação tanto na vida acadêmica quanto na vida profissional. Um estudo conduzido pelo National Association of Colleges and Employers (Nace) demonstrou que habilidades de comunicação escrita são altamente valorizadas pelos empregadores. Mais de 80% dos empregadores pesquisados consideraram a capacidade de escrita um fator essencial na contratação. Ressalta-se, ainda, que a nota da redação é um fator determinante na classificação e seleção dos candidatos para diversas universidades e programas de bolsas de estudo e vem tornando-se um ponto de destaque em diversos processos seletivos.
“Torno a salientar que a redação no Enem não é apenas uma etapa do exame, mas uma peça fundamental na construção do futuro acadêmico e profissional dos candidatos. Dominar a arte da escrita é um investimento valioso, não apenas para o Enem, mas para a vida, pois a capacidade de se comunicar em linguagem escrita, de forma eficaz, é uma habilidade essencial a todas as esferas da sociedade.”
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp