20/10/2023 às 18h17min - Atualizada em 21/10/2023 às 00h02min

Estudantes do Senac embarcam para representar Minas em competição nacional de profissões

Competições Senac de Educação Profissional ocorrem em Vitória-ES, a partir do dia 24 de outubro

Luciana Rodrigues d'Anunciação
Divulgação/ Senac em Minas
Após conquistarem o título estadual, em abril, Maria Cecília de Oliveira, de 20 anos, e Elizandra Rerlity Silva, de 19 anos, estão prontas para representar Minas Gerais nas Competições Senac de Educação Profissional, que serão disputadas a partir de 24 de outubro no Espírito Santo, em Vitória, e reúne estudantes de todo o país. 

As jovens já passaram pela etapa escolar e duas fases estaduais, antes de se habilitarem para a disputa nacional, que dá vaga para a Worldskills, a maior competição de educação profissional do mundo, que terá sua próxima edição disputada na cidade de Lyon, na França, em 2024. 

Maria Cecília é natural de Monte Carmelo, cidade a cerca de 100km de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, e disputa a categoria Cabeleireiro. Será a primeira vez no estado vizinho e ela quer voltar de lá com um brilho dourado no peito, que seria inédito para Minas Gerais: “Estou confiante que vou conseguir entregar o meu melhor e quero muito trazer o ouro para casa. Desde a etapa estadual, foram dias de bastante treinamento, dedicação e preparação para essa grande fase que está por vir e sinto que meus colegas e todo o Senac em Uberlândia cada dia vibram mais na torcida. Estou animada para essa experiência, que compartilharei com minhas treinadora e avaliadora rumo ao título", comenta. 

Já Elizandra é de Campestre, há cerca de 40km de Poços de Caldas, na região sul do estado, e faz parte da categoria Cuidados de Saúde e Apoio Social. A competidora está animada em ultrapassar as fronteiras mineiras e viajar de avião pela primeira vez, mas não perde de foco a disputa. Ela também carrega o peso de defender para Minas o título de melhor profissional do Brasil na área de Cuidados de Saúde e Apoio Social, que atualmente é ostentado por Tayná Borges, de Patos de Minas. 

“Faltando poucos dias para a etapa nacional me encontro ansiosa, feliz, animada e até mesmo preocupada. O nervosismo é normal e causa um pouco de aflição, porém esses sentimentos não são um impeditivo para continuar a sonhar. Sonho com uma boa apresentação, uma boa colocação, e viver uma experiência única! Desde a última etapa até esse momento, as dificuldades aumentaram, com mais provas, atendimentos realísticos, estudos: tudo foi uma dose a mais. Ao mesmo tempo, me senti mais forte, soube lidar melhor com as adversidades sem me desesperar. E agora nessa etapa também tive acompanhamento psicológico”, diz. 

As provas consistem em práticas cronometradas que simulam um ambiente real de trabalho, com atendimento a clientes em diferentes cenários. O objetivo é testar as habilidades práticas, mas também competências humanas como empatia e acolhimento postura, sustentabilidade, organização, criatividade, adaptação e estabilidade emocional. As atividades das Competições Senac de Educação Profissional serão transmitidas ao vivo pelo site das Competições: https://es.senac.br/competicoes/

Sobre a competição 
O Senac em Minas tem tradição nas Competições de Educação Profissional. Desde 2008 e de lá para cá diversos alunos e avaliadores representaram a instituição nacional e internacionalmente. São de Minas algumas das melhores colocações da instituição em competições internacionais. Em 2019, Miriam de Paula, de Belo Horizonte, conquistou o 2º lugar na categoria Cuidados de Saúde e Apoio Social, na WorldSkills disputada em Kazan, na Rússia. Já em 2014, Rita Agliardi, de Poços de Caldas, foi ouro na mesma categoria na WorldSkills Américas, em Bogotá, na Colômbia. 
As Competições Senac de Educação Profissional foram criadas em 2016 e são compostas por três etapas: escolar, estadual e nacional. Os vencedores das fases seguem adiante representando suas localidades e o ápice acontece quando os primeiros colocados em cada ocupação na etapa nacional representam o Brasil na WorldSkills, a maior competição de educação profissional do mundo. 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp