19/10/2023 às 17h23min - Atualizada em 20/10/2023 às 00h05min

‘Click-to-Chat Ad Analytics’: como ferramenta é aliada do marketing nas redes sociais 

Entenda como nova funcionalidade do ‘Click-to-Chat’ permite que empresas consigam mais informações sobre suas campanhas de anúncios para melhorar a estratégia

MARIA LUCIA SOUZA
Freepik

 

Com o crescimento da preferência dos clientes pelo contato por meio das redes sociais, investir no uso de recursos para ampliar a capacidade de marketing tornou-se algo essencial para o crescimento das marcas. Entre diversas maneiras que o consumidor pode interagir com uma empresa, o Click-to-Chat chama a atenção pela agilidade — basta apenas um clique para iniciar uma conversa. Ao pular etapas no momento da primeira interação, a ferramenta dá ao cliente o poder de tomar a iniciativa na hora de procurar um produto ou serviço. Com uso comum no meio digital, as empresas agora podem conseguir análises completas para melhora de resultados com o Click-To-Chat Ad Analytics, da Infobip, plataforma global de comunicação na nuvem. 

De acordo com uma pesquisa realizada pela Infobip, que analisou 449 bilhões de interações em sua plataforma, em 2022 houve um aumento de 73% nas interações de negócios por WhatsApp e de 30 vezes nas interações pelo Instagram. Os números reforçam a necessidade de funcionalidades que permitam às empresas otimizarem suas camapanhas integrando esforços de publicidade em redes sociais variadas.

Ao mesclar anúncios com o poder das mídias sociais, o novo recurso oferece insights mais profundos sobre o comportamento do consumidor, além de integrar análises de publicidade e mensagens, o que resulta traz dados para melhorar as campanhas. “Conhecer bem o seu público-alvo por meio de informações consistentes é essencial para melhorar as estratégias de marketing de uma empresa, além de possibilitar uma melhora da relação com o cliente”, detalha Bárbara Kohut, especialista de produtos da Infobip na América Latina.

O Click-to-Chat Ad Analytics permite que as empresas criem campanhas baseadas em anúncios que convidam o público a engajar pelo envio de mensagens pelo Instagram Direct, Messenger ou WhatsApp. Após a configuração do anúncio no gerenciador da rede social escolhida, a empresa conecta o aplicativo de mensagens e assim pode visualizar diversos dados que a ajudarão na criação de futuras campanhas, como experiência pós-compra, histórico de conversões na web ou aplicativo e recuperação de carrinhos abandonados. 

Outra funcionalidade da ferramenta também permite que os profissionais de marketing combinem, por exemplo, anúncios do Facebook e Instagram com mensagens do WhatsApp, Instagram Direct e Messenger, para melhorar os níveis de conversões e o Retorno Sobre o Investimento em Publicidade (ROAS, em inglês). “Desta forma, as empresas conseguem mensurar melhor seus resultados, manter as estratégias que funcionam e repensar novas formas de reter os consumidores fiéis e atrair novos”, explica Kohut. 

O grande diferencial está em ter uma visão macro em relação a jornada do cliente, que vai da interação com o anúncio até à conversão, detalhando o comportamento do cliente. “É preciso investir em recursos que auxiliem na melhora da experiência do cliente, mas sempre levando em consideração fatores como economia de tempo, praticidade e agilidade tanto para o consumidor quanto para a empresa”, finaliza. 

Sobre a Infobip

A Infobip é uma plataforma global de comunicação em nuvem que permite que as empresas criem experiências conectadas em todos os estágios da jornada do cliente. Acessadas por meio de uma única plataforma, as soluções de engajamento omnicanal, identidade, autenticação de usuário e centro de contato da Infobip ajudam empresas e parceiros a superar a complexidade das comunicações com o consumidor para expandir os negócios e aumentar a fidelidade. Com mais de uma década de experiência na indústria, a Infobip expandiu para mais de 70 escritórios em todo o mundo. Oferece tecnologia construída nativamente com capacidade para atingir mais de sete bilhões de dispositivos móveis e 'coisas' em 6 continentes conectados a mais de 9.700 conexões, das quais 800+ são conexões diretas de operadoras. A Infobip foi criada em 2006 e é liderada por seus cofundadores, CEO Silvio Kutić, Roberto Kutić e Izabel Jelenić.


 

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