16/10/2023 às 12h46min - Atualizada em 16/10/2023 às 16h02min

Mulheres no Audiovisual promove empoderamento feminino

Oficinas gratuitas de produção de vídeos acontecerão em Belford Roxo (RJ)

Redação
Arquivo – Divulgação
 

Ministério da Cultura e Air Liquide Brasil apresentam:

Mulheres no Audiovisual promove empoderamento feminino por meio de oficinas gratuitas de produção de vídeos em Belford Roxo (RJ)

Projeto ensina participantes práticas do audiovisual como roteirização, filmagem, captura de áudio, edição e planejamento 

 

Com a missão de valorizar o olhar da mulher contemporânea sobre a condição feminina na sociedade, o projeto MAV – Mulheres no Audiovisual oferece oficinas para pessoas com 15 anos ou mais, moradoras de Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Todas as atividades do curso são gratuitas e acontecem entre os meses de outubro e dezembro de 2023.

A iniciativa nasceu como uma resposta à necessidade de fomentar a inclusão e a atuação feminina no audiovisual e na Cultura, uma vez que as produções audiovisuais têm sido comandadas quase exclusivamente sob a perspectiva masculina ao longo dos séculos, com pouquíssimas referências à atuação de profissionais mulheres em sua construção.

Parte desta falta de representatividade por trás das câmeras se apresenta como resultado da desigualdade de gênero ainda existente no cenário cultural. Apesar de importantes políticas públicas e de esforços para tornar o consumo e o acesso à cultura menos desfavoráveis às mulheres brasileiras, o cenário ainda está distante do ideal. 

Dessa forma, os principais objetivos do MAV são: despertar o interesse para a profissionalização através das atividades artísticas e técnicas desenvolvidas pelo projeto, fomentando a ocupação destes espaços tradicionalmente masculinos também por mulheres; contribuir para a valorização da mão de obra feminina no mercado de trabalho do audiovisual; ocupar artisticamente espaços públicos incentivando e fomentando a Cultura local; democratizar o acesso à Cultura buscando sempre atingir comunidades que não recebem rotineiramente projetos de caráter e qualidade semelhantes de forma gratuita.

Tanto do ponto de vista do ensino quanto da aprendizagem, as oficinas gratuitas de produção de vídeos buscam valorizar a narrativa do gênero feminino, tornando a prática mais convidativa, plural e potente.

O projeto ‘Mulheres no Audiovisual’ é uma ação cultural realizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal. A execução em Belford Roxo (RJ) conta com o patrocínio da Air Liquide Brasil e apoio da CIEP037 - Ernesto Guevara.

Atividades do projeto

A iniciativa promove uma palestra aberta ao público com o tema “Como Entrar no Mercado de Trabalho de Vídeos”, que acontece no CIEP 037 Ernesto Guevara - R. Olavo Batista, s/n - Bom Pastor, no dia 18 de outubro, às 18h. Além de apresentar um pouco sobre o contexto desse setor no país, a ideia do bate-papo é falar um pouquinho sobre a oficina e convidar a população a participar das atividades.

Já as oficinas de produção de vídeo do projeto acontecem em três diferentes turmas, no dia 20 de outubro e 1º de novembro. Todas as atividades acontecem no CIEP 037 Ernesto Guevara - R. Olavo Batista, s/n - Bom Pastor. A primeira turma tem aulas das 9h às 12h, a segunda das 14h às 17h e a tereira das 18h às 21h.  

As participantes aprendem a prática do audiovisual voltada à roteirização, filmagem, captura de áudio, edição e planejamento para a produção de vídeo. O projeto oferece estrutura para que as alunas possam colocar em prática os conteúdos aprendidos como microfones, iluminação e tripés.

E, como forma de encerramento do projeto, está previsto um evento gratuito no dia 1º de dezembro, às 18h, no CIEP 037 Ernesto Guevara - R. Olavo Batista, s/n - Bom Pastor.Na ocasião, são entregues os certificados de conclusão das oficinas e exibidos os vídeos produzidos pelas participantes. 



 

Serviço 

Mulheres no Audiovisual em Belford Roxo (RJ)

INSCRIÇÕES ABERTAS PELO LINK: https://bit.ly/MAVBELFORDROXO

 

Palestra Como Entrar no Mercado de Trabalho de Vídeos

Quando: 18 de outubro, às 18h

Onde: CIEP 037 Ernesto Guevara - R. Olavo Batista, s/n - Bom Pastor

 

Oficinas de Produção de Vídeos
Quando: 20 de outubro a 1º de novembro

Onde: CIEP 037 Ernesto Guevara - R. Olavo Batista, s/n - Bom Pastor

 

Turma 1: 9h às 12h
Turma 2: 14h às 17h
Turma 3: 18h às 21h

 

Evento de encerramento
Quando: 1º de dezembro, às 18h
Onde: CIEP 037 Ernesto Guevara - R. Olavo Batista, s/n - Bom Pastor


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp