11/10/2023 às 15h44min - Atualizada em 11/10/2023 às 20h05min

EMS anuncia lançamento de livro inédito sobre a trajetória musical de D. Pedro I

Patrocinada pelo laboratório, a obra “Já raiou a liberdade - D. Pedro I compositor e a música de seu tempo” contém composições do imperador que serão apresentadas em recitais gratuitos em SP, Campinas e RJ

.
Divulgação
11 de outubro de 2023 – O lado artístico de D. Pedro I ganhará uma nova abordagem por iniciativa da pesquisadora e cravista Rosana Lanzelotte. A musicista lançará, a partir de hoje, pela editora Capivara, o livro “Já raiou a liberdade - D. Pedro I compositor e a música de seu tempo”. Com patrocínio da EMS, maior laboratório farmacêutico no país, a publicação estará disponível em formato impresso e em e-book. A obra destacará a atuação do Imperador do Brasil como multi-instrumentista e autor de música erudita, como o Hino da Independência, traçando um paralelo com a atividade musical do Rio de Janeiro do início do século XIX.

O lançamento do livro será realizado em recitais gratuitos apresentados pela autora Rosana Lanzelotte, com o repertório de D.Pedro I na semana em que se celebra o aniversário do homenageado e os 201 anos de sua aclamação. No Rio de Janeiro, o recital será no Palácio São Clemente, às 19h do dia 11 de outubro; em Campinas (SP), no auditório do Museu Carlos Gomes, às 20h do dia 13 de outubro; em São Paulo (SP), no Auditório do Museu Ipiranga, às 16h do dia 14 de outubro. Durante os eventos, os livros serão disponibilizados a preços promocionais.

“Para a EMS, uma empresa 100% nacional, que investe e aposta no Brasil, é um orgulho patrocinar uma obra desse porte e conteúdo. Nossa proposta é colaborar para tornar pública tamanha riqueza e para ampliar o acesso ao conhecimento de fatos do país, valorizando a nossa história e enriquecendo as reflexões sobre como e por que chegamos a ser quem somos e quem ainda podemos chegar a ser como nação”, explica Marcus Sanchez, vice-presidente da EMS.

De acordo com Sanchez, o envolvimento neste projeto é fruto do comprometimento do laboratório farmacêutico com a preservação da história do país e de patrimônios públicos. “Este projeto se soma a uma série de outras iniciativas, já realizadas e patrocinadas pela empresa, com o objetivo de ampliar o acesso das pessoas ao conhecimento de fatos que marcaram o cotidiano da vida monárquica, trazendo reflexões para o nosso presente”, afirma.

Histórico de apoio à preservação da história
De 2019 a 2022, a EMS patrocinou as obras de revitalização e ampliação do Museu do Ipiranga, o maior símbolo da Independência do Brasil, reaberto ao público em setembro do ano passado. Com a inauguração, a empresa também apoiou, meses depois, em novembro de 2022, o “Projeto Música da Independência”. A iniciativa conjunta entre o Instituto Musica Brasilis e o Museu do Ipiranga, além da EMS, viabilizou quatro apresentações musicais gratuitas com partituras escritas por D. Pedro I e seus compositores contemporâneos com o objetivo de celebrar a criação musical da época e marcar o encerramento das comemorações do bicentenário da Independência do Brasil.

Engajada em levar ainda mais acesso ao tema para pessoas de fora da capital paulista, a EMS também se mobilizou para realizar uma exposição inédita e gratuita, com cerca de 110 peças dos séculos 18, 19 e 20, de acervo próprio, ligadas ao cotidiano monárquico e à memória da Independência. Intitulada “Memórias do Império”, a mostra ficou disponível para a população de Campinas e região entre agosto e setembro deste ano, com a marca de mais de 2 mil visitantes. A exposição recebeu curadoria de Paulo César Garcez Marins, historiador e chefe técnico de acervo do Museu do Ipiranga.

Experiência digital
A publicação do livro “Já raiou a liberdade - D. Pedro I compositor e a música de seu tempo” é fruto de quatro anos de pesquisas sobre as obras do monarca brasileiro, com atuação in loco em bibliotecas de países como Brasil, França, Portugal e Áustria, que resultaram em 19 edições das obras musicais de D. Pedro. Todas as obras conhecidas estão gratuitamente disponíveis no Musica Brasilis (https://musicabrasilis.org.br/), portal dedicado à disseminação de partituras de compositores brasileiros, criado por Rosana em 2009. As obras foram editadas no âmbito do projeto Acervo Digital de Partituras Brasileiras, cujo objetivo é dar acesso livre e aberto a edições de 5 mil partituras de compositores brasileiros em domínio público por meio da web.

O livro é um encontro entre a contemporaneidade e o passado. Se por um lado o leitor pode ter acesso aos bastidores da história do país, por outro, ele se transforma em um leitor-ouvinte, uma vez que as páginas contam com QR Codes que levam aos áudios e/ ou vídeos das composições. Dessa forma, a experiência da leitura ganha novos contornos. “Trata-se de um livro sobre música e História. Por isso, nada mais adequado do que sugerir que o leitor ouça os repertórios”, conta a pesquisadora a pesquisadora Rosana Lanzelotte.

Para isso, o álbum “O Amor Brasileiro”, com obras para pianoforte de D. Pedro I e de seu mestre Sigismund Neukomm, será disponibilizado nas plataformas digitais a fim de complementar o lançamento, com peças dedicadas a D. Pedro e D. Leopoldina, nunca antes gravadas, além dos consagrados hinos do Imperador. As peças são interpretadas pela própria autora e estarão liberadas nos perfis do Musica Brasilis. "Leitura obrigatória de todo interessado ou profissional da música deste país", declara o maestro e arranjador Júlio Medaglia.

Ações sociais e educacionais
O lançamento do projeto traz ainda uma série de ações sociais e educacionais gratuitas. Para os professores, será oferecido o curso “D. Pedro I compositor e a música de seu tempo” e um plano de aula, ambos elaborados pela pedagoga Adriana Rodrigues Didier. No total, Serão 10 encontros online, ao vivo, pela plataforma do Google Meet, até o dia 16 de dezembro, totalizando 40h de duração e certificado para os participantes. O objetivo é o de disseminar o conhecimento a respeito da trajetória de D. Pedro I compositor e da música de seu tempo, ainda pouco conhecidos pelo público. Rosana também irá ministrar palestras apresentando aspectos de D. Pedro I compositor em duas escolas da rede pública na cidade do Rio de Janeiro. Além disso, 20% da tiragem será doada para escolas e/ou bibliotecas públicas. Há 100 vagas disponíveis e as inscrições devem ser feitas pelo Inscrições pelo link: https://forms.gle/j75xTspQYNoUBZLv9

Acessibilidade e inclusão
Pensando na melhor experiência para todos, ações de acessibilidade ficarão disponíveis durante o lançamento da obra, como a presença de intérprete de libras nos recitais. O audiobook será disponibilizado gratuitamente para instituições voltadas a deficientes visuais. Conteúdos legendados estarão disponíveis em todos os canais digitais do Musica Brasilis.

Serviço:
Recitais de lançamento:
Dia 11/10 (quarta) - Rio de Janeiro/RJ - Consulado-Geral de Portugal/Palácio São Clemente, às 19 horas - capacidade 150 lugares.
Dia 13/10 (sexta) Campinas/SP - Centro de Ciências, Letras e Artes/Auditório do Museu Carlos Gomes, às 20 horas - capacidade 200 lugares
Dia 14/10 (sábado) São Paulo/SP - Auditório do Museu do Ipiranga, às 16 horas - capacidade 200 lugares
Entrada Gratuita
Ingressos no Sympla

Sessão de autógrafos
LIVRARIA DA TRAVESSA - R. Visc. de Pirajá, 572 - Ipanema
DIA 10 DE NOVEMBRO, sexta-feira
19 HORAS

Detalhes do Livro:
Editora:  Capivara; 1ª edição (15 de agosto de 2023)
Idioma:  Português
208 páginas (capa dura)
Dimensões:‎ 21 x 25 cm

Venda promocional do livro exclusiva nos recitais:
Livro - R$30,00
Ebook - R$15,00

Álbum digital:
“O Amor Brasileiro” - Rosana Lanzelotte (pianoforte)
Disponível nas principais plataformas de streaming de música: Spotify, Apple Music, Deezer, YouTube Music

Sobre a EMS
A EMS, maior laboratório farmacêutico no Brasil, líder de mercado há 17 anos consecutivos, pertence ao Grupo NC. Com 59 anos de história e mais de seis mil colaboradores, atua nos segmentos de prescrição médica, genéricos, medicamentos de marca, OTC e hospitalar, fabricando produtos para praticamente todas as áreas da Medicina. Tem presença no mercado norte-americano com a sua controlada Vero Biotech, localizada em Atlanta, Geórgia (EUA), por meio da qual a EMS obteve em 2019 a aprovação de seu primeiro produto revolucionário, fruto de inovação radical, submetido à FDA (EUA), posicionando o laboratório como uma empresa inovadora no mercado global. A EMS também investe consistentemente em inovação incremental, em genéricos de alta complexidade e é uma das acionistas da Bionovis, de medicamentos biotecnológicos – considerados o futuro da indústria farmacêutica. A empresa possui unidades produtivas em Jaguariúna (SP); em Brasília (DF); em Hortolândia (SP), onde funcionam o complexo industrial, incluindo o Centro de Pesquisa & Desenvolvimento, um dos mais modernos da América Latina, e a unidade totalmente robotizada de embalagem de medicamentos sólidos; e conta também com a Novamed, localizada em Manaus (AM), uma das maiores e mais modernas fábricas de medicamentos sólidos do mundo. Na Sérvia, possui a farmacêutica Galenika, adquirida em 2017 como parte do processo de internacionalização da companhia. A EMS exporta para 55 países e tem, na Itália, o laboratório de pesquisas MonteResearch. A empresa mantém um histórico consistente de iniciativas sociais, culturais, ambientais e esportivas dentro e fora do país como uma forma concreta de também promover saúde e qualidade de vida.

Mais informações para a imprensa

GBR Comunicação (EMS)
Denver Pelluchi – 11-99722-2313 | [email protected]
Vagner Magalhães – 11-99196-1716 I [email protected]

MNiemeyer Assessoria de Comunicação (Rosana Lanzelotte)
Rafaela Barbosa – 21 99061-5257 | [email protected]
Alessandra Barreto – 21 99731-2021 | [email protected]
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp