09/10/2023 às 13h38min - Atualizada em 09/10/2023 às 20h05min

O livro "Na Fresta entre os Mundos", escrito por Eliane Borges, oferece uma jornada de autoconhecimento e conexão com a espiritualidade.

 A trama se passa nos anos 1980 e apresenta uma protagonista aventureira que reflete sobre o mundo através da natureza e de saberes antigos.

Alex Yan da Costa Mendes
Arquivo pessoal
"Na Fresta entre os Mundos" é o primeiro romance da autora e professora universitária Eliane Borges, que vive em Juiz de Fora, Minas Gerais, e conta uma história envolvente de descobertas pessoais, ligação com a natureza e transformação. Ambientado na década de 1980, o livro acompanha a jornada de Luísa, uma jovem antropóloga brasileira em busca de seu propósito profissional e pessoal.

Luísa decide embarcar em uma aventura no exterior como parte de seu doutorado. Ela escolhe como destino uma tribo indígena localizada no deserto do Novo México, nos Estados Unidos, onde realizará uma pesquisa de campo com seu professor Fernando e seu colega de universidade, Mateus. Lá, a personagem principal tem a oportunidade de se envolver em um projeto antropológico e se conectar com conhecimentos ancestrais que a levam a refletir sobre a vida, as relações humanas e nossa conexão com o planeta.

Inspirada nas obras de Carlos Castañeda, escritor e antropólogo, Luísa se vê imersa em um ambiente que às vezes parece irreal. Conflitos, dúvidas e dores permeiam a jornada dos personagens, mas também os impulsionam a se transformar e encontrar cura espiritual. Através dessas experiências, eles alcançam uma compreensão mais profunda de suas trajetórias e identidades, descobrindo uma nova perspectiva de vida, mais leve e iluminada.

"Na Fresta entre os Mundos" convida os leitores a embarcarem em uma jornada de autoconhecimento, conexão espiritual, identificação e referências filosóficas. Ao longo das páginas do livro, os personagens são levados a refletir sobre suas próprias vidas, relacionamentos e seu papel no mundo. Com uma narrativa envolvente e personagens fascinantes, a autora Eliane Borges cria uma atmosfera única, transportando os leitores para um lugar onde a magia e a sabedoria antiga se encontram.

"Na Fresta entre os Mundos" já está disponível nas principais livrarias e plataformas online. Para mais informações sobre o livro e a autora, visite o perfil de Instagram @escritoraelianeborges ou entre em contato com a assessoria de imprensa da autora pelo número 21 97132-8024.

Confira a entrevista com a autora Eliane Borges:

1 - Como foi o processo de construção do universo de “Na Fresta entre os Mundos”?

E.B Como costuma ser, começou com algumas ideias vagas e foi se apresentando para mim. Fui buscar em algumas referências do passado a ideia de mistério do deserto, em uma viagem que fiz, à época, à California, às minhas lembranças de passagens das obras de Castañeda. Tive de buscar um pouco na internet, principalmente sobre povos indígenas da região. Tudo junto, mais algumas coisas que apareciam como ideia, e a história, os personagens foram se construindo, um tanto por eles mesmos.

2 - Como surgiu a ideia da composição dos personagens?

E.B Luiza é em parte alguém que fui no passado, mas ganhou vida e personalidade própria na história. Fernando é um misto de professores que tive, encarnados em um corpo indígena. Ele se guia pela racionalidade, pela ciência, em um movimento conflituoso de fuga de suas origens. Mateus é o colega que também vive os conflitos de identidade de existir em dois mundos, mas que tem sua opção mais clara, de permanecer com um pé nas suas origens. Davi é quem já experimentou o “mundo lá fora” e resolveu voltar. Cada personagem se apresenta em contraponto e complementariedade em relação aos outros.

3 - Você aborda temas universais, como a cultura, espiritualidade, filosofia e autoconhecimento. Por que alinhar essas mensagens com a sua escrita?

E.B Porque é sobre isso que eu quis falar, sobre isso que eu sei falar (ou escrever). Vivemos em um mundo desencantado pela razão, que desencantou a nós e à nossa relação com as pessoas e com as coisas. O importante, então, é reencantar o mundo, buscar percebê-lo na sua magia, nos seus milagres, e nos reencontrarmos como parte desse grande mistério. A espiritualidade, em sua essência, é o que pode nos conduzir nesse caminho de conhecimento, de reflexão e vivências. E, “o conhecimento brota em muitos lugares”, e esses lugares têm suas culturas que, em algum de seus fios, que precisam ser buscados e encontrados, se revela em sabedoria.

4 - A ideia de abordar sobre o Novo México e sua cultura tem um motivo especial?

E.B Apenas um cenário com alguma relação com a realidade. Lá ainda vivem povos originários norte-americanos, há um mundo desértico. De certo modo uma recriação, com muita licença poética, de alguns dos cenários dos livros de Castañeda.

5 - Como que a história da Luiza faz conexão ou identifica com outras mulheres?

E.B Luiza se aproxima de um arquétipo do feminino que, no sentido de complementariedade, também traz nela traços que tradicionalmente são atribuídos ao masculino. Ela é uma mulher forte, guerreira, destemida em sua busca de conhecimento. Conhece os próprios medos mas não é paralisada por eles. Em sua essência é curiosa, determinada, e sabe que sua liberdade de fazer escolhas é possível porque outras mulheres lutaram antes, abrindo caminho para ela. Sabe que uma parte de um fio invisível, de emergência do feminino, como afeto, como escuta, como proteção da vida. Sabe também que é herdeira e representante do que o feminino tem de mais essencial, que é o se desdobrar em vida, no silêncio.

6 - A inspiração que veio com a literatura de Castañeda é fruto de pesquisas acadêmicas ou é algo mais pessoal?

E.B Completamente pessoal. A obra de Castañeda marcou parte da minha jornada, e a considero belíssima, e profundamente inspiradora, no sentido espiritual.

7 - Além de introduzir uma personagem feminina e aventureira, que outras mensagens você transmite em sua obra?

E.B Que é preciso mergulhar em si mesmo, por meio do estudo, da contemplação e meditação, com muita humildade, para se percorrer o caminho do conhecimento. Que a cura de nossas dores é possível por meio do reencontro com nosso eu mais profundo, que tantas tradições ensinam. Que há esperança quando há afeto, amor e amizade. Que o feminino é o caminho da redenção do mundo, o feminino como princípio, que deve também emergir nos homens.

7 - Quais são os seus planos para 2024? Teremos uma continuação da obra ou novos escritos?

E.B Teremos um novo livro. Gosto de trabalhar movimentos de opostos. Será sobre yin e yang.

 

FICHA TÉCNICA:

Título: Na Fresta entre os Mundos

Autora: Eliane Borges

ASIN: B0BVCZPQCM

Página: 191

Preço: E-book Kindle: R$20,95

Onde Comprar: Amazon  

Sobre a autora:




Eliane Borges é professora universitária. Vive e trabalha em Juiz de Fora, Minas Gerais. Nasceu no Sul do Brasil, onde passou a infância e a adolescência. Seus estudos, que chegaram ao doutorado, são focados em Ciências Sociais, Fotografia, Cinema Antropológico e Infância.

 

Redes Sociais: https://www.instagram.com/escritoraelianeborges/ 

Contato de assessoria de imprensa: 

Tamyris Torres

21 97132-8024

[email protected] 


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp