09/10/2023 às 18h52min - Atualizada em 09/10/2023 às 20h03min

Acelere a recuperação muscular pós-treino com essas dicas

Alimentação balanceada e aplicação de gelo ajudam a manter os músculos saudáveis.

Tatiana Andrade de Lima
https://longevitech.com.br/
Longevitech
A atividade física é um dos pilares para uma vida mais saudável em qualquer faixa etária, melhorando o condicionamento, disposição e ajudando no controle de peso. No entanto, manter a prática em dia pode significar mais do que vencer o sedentarismo_ pode significar vencer as dores, especialmente para quem está começando. A boa notícia é que há formas de acelerar o processo de recuperação muscular pós-treino.

Os incômodos musculares, ou mesmo articular, pós–treino são resultado de um processo inflamatório natural, que ocorre para promover o reparo e remodelamento do tecido muscular, sem causar qualquer dano ao músculo. As dores podem ocorrer logo após o treino ou até 48 horas depois e, apesar dos benefícios, é o argumento para que muitos desistam de se exercitar.

Contar com acompanhamento profissional durante a prática da atividade é fundamental descobrir seus limites até se adaptar ao exercício e evitar leões. E, para diminuir os incômodos e acelerar o processo de recuperação – o que é essencial para os atletas profissionais e amadores - vale seguir algumas dicas:
  1. Alongamento leve após a atividade ajuda a relaxar o músculo
  2. O consumo de proteínas no pós-treino contribui para a recuperação do tecido muscular
  3. Adote recursos terapêuticos para acelerar a recuperação. O uso de bolsa de gelo e compressão otimiza o processo de recuperação e proporciona alívio da dor, pois combina a crioterapia (terapia com frio) e compressoterapia, que melhora a circulação sanguínea.
  4. Respeite o tempo de descanso entre um treino e outro
  5. E durma bem! Uma boa noite de sono é restauradora.


É importante ressaltar que cada caso é único e há variáveis de tratamento e tempo de recuperação, pois cada organismo reage de uma maneira. “Por isso é importante que, ao menos nos primeiros meses, um profissional acompanhe de perto a rotina de treino, alimentação e ajude o iniciante a superar o período de adaptação do corpo aos novos estímulos”, diz Karini Correia, fisioterapeuta da Longevitech.

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp