05/10/2023 às 18h39min - Atualizada em 05/10/2023 às 20h03min

Estádio de estrelas do esporte faz 70 anos em Jundiaí

A arena esportiva foi casa de astros como Oscar Schmidt e Magic Paula

Emilly Santos
Divulgação PMJ
Divulgação PMJ
O Estádio Bolão de Jundiaí fez 70 anos no dia 4 de outubro. Inaugurado em 1953, a arena esportiva foi sede da equipe de vôlei Leites Nestlé, do time de basquete do Corinthians, que tinha Oscar Schmidt como astro, e a casa do Perdigão/Divino, de Magic Paula, estrela do basquete feminino.

Palco de grandes eventos esportivos, culturais e educativos, o estádio recebeu a equipe Harllen Globe Trothers, o American Stard, a seleção uruguaia e a seleção de basquete brasileira. Em 1971, o presidente general Emílio Garrastazu Médici visitou Jundiaí e entregou diplomas para 5 mil estudantes do extinto Mobral no Bolão.

“Não há um jundiaiense que não tenha uma história para contar envolvendo o nosso Bolão. Palco dos melhores e mais grandiosos momentos do esporte da cidade, é também um espaço maravilhoso para quem tem o hábito de se exercitar e cuidar da saúde. Seu projeto arquitetônico, arrojado até para os dias atuais, mostra o quanto ele é motivo de orgulho para nossa cidade”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.

O Bolão recebeu um projeto de modernização com reforma das arquibancadas e a construção de uma piscina adaptada, obra já em andamento. As melhorias incluem ainda a reforma da quadra de tênis, troca dos alambrados, postes, redes e iluminação.
O Bolão ainda receberá investimentos para a construção de um novo muro de arrimo no entorno da pista de atletismo, que cedeu por causa das intempéries climáticas.

O projeto do estádio é do arquiteto Vasco Antônio Venchiarutti, que por dois mandatos (1948-1951; 1956-1959) governou a cidade. Era, para a época, uma proposta inovadora: um dos maiores vãos livres sob cúpula de concreto até então construídos. Graças a este projeto, ele recebeu o 2º prêmio arquitetura ‘Governo de São Paulo’, no salão paulista de Belas Artes.

Confira aqui foto do Estádio Bolão.

Informações para a imprensa:
Ex-Libris Comunicação Integrada - (11) 3266-6088
Edmir Nogueira – [email protected] – (11) 96199-3369  
Marco Berringer – [email protected] – (11) 99393-3088

 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp