04/10/2023 às 12h37min - Atualizada em 05/10/2023 às 00h05min

Tecnologia inédita: solução usa IA generativa para adaptar anúncios em tempo real com segmentação contextual

Context2 cria peças publicitárias mais relevantes com base no contexto de navegação do usuário; funcionalidades extras permitem ranqueamento de melhores combinações

2PRÓ Comunicação
Divulgação

São Paulo, outubro de 2023 - A Inteligência Artificial (IA) generativa – a tecnologia que ficou famosa por causa do ChatGPT – já está na publicidade brasileira. A Overview, adtech especializada em soluções digitais e inovação, acaba de lançar uma nova tecnologia que utiliza o recurso para personalizar em tempo real os anúncios digitais.

A solução, batizada de Context2, adapta de maneira autônoma texto e arte dos banners – incluindo vídeos – com base no contexto das páginas da web em que eles são exibidos. 

O objetivo é oferecer mais relevância para a marca, impactando o usuário no momento de maior engajamento, alinhado ao contexto de conteúdo consumido pelo público-alvo quando ele está mais propenso a realizar a compra. Além disso, a tecnologia permite maior personalização para as campanhas publicitárias, dando agilidade no desdobramento das peças, que é feito de forma automatizada.

“As equipes criativas criam peças originais e impactantes para o lançamento de uma campanha, mas é comum surgirem entraves na hora de obter formatos e tamanhos diferentes para os espaços publicitários disponíveis no ambiente online – e é nesse momento que se perde muito tempo”, diz Leonardo Jakubauskas, sócio da Overview e criador da plataforma. “O Context2 garante agilidade na adaptação dos conteúdos, torna-os mais relevantes para o usuário e, assim, aumenta a efetividade da campanha.”

De acordo com ele, ao levar em consideração o contexto em que o usuário está consumindo determinado conteúdo, a taxa de conversão desses anúncios aumenta em até 43%, em relação às demais ferramentas de segmentação. As adaptações são feitas respeitando as diretrizes fundamentais da campanha, como a identidade visual e as instruções de comunicação.

O Context2 também vem equipado com duas funções que aumentam a efetividade dos anúncios. Uma delas, batizada de Asset Quality Rating (AQR), permite um ranqueamento de palavras-chave e das peças geradas pela IA. Jakubauskas explica que, com a funcionalidade, é possível obter dados e insights que, anteriormente, seriam impossíveis de se extrair.
 

Leonardo Jakubauskas, sócio da Overview e criador do Context2

“Um de nossos anunciantes é uma marca de chocolates que, obviamente, tem uma veiculação forte em sites de receitas. No entanto, em segundo lugar vem o nicho de receitas fitness, porque muitas pessoas procuram como fazer sobremesas que usam chocolate 70% cacau”, explica o sócio da Overview. “Depois que visualizamos esses insights, conseguimos aumentar o CTR em 76% no primeiro mês. Em 90 dias, o aumento foi de 300%”.

A solução também conta com uma tecnologia que permite a veiculação de vídeos em espaços de inventários que até então eram exclusivos para os formatos display. As peças em vídeo não precisam ser baixadas pelo navegador, poupando o uso de dados do usuário e melhorando a eficiência da entrega e qualidade do asset.

O Context2 permite trabalhar com qualquer formato disponível para mídia programática. De acordo com o criador da solução, uma das principais vantagens está no fato de que a partir dessa prática, veicula-se vídeos de forma mais barata, pois são uma alternativa aos espaços exclusivos para vídeos, que são mais caros.

Fim dos cookies para terceiros

Outro fator que motivou a criação do Context2 foi o fim dos cookies de terceiros anunciado pelo Google, que deve acontecer em 2024. Isso porque a medida vai exigir que as marcas repensem a maneira de segmentar a publicidade em mídia digital. Desta maneira, a tecnologia soluciona essa dor de mercado ao usar o contexto das páginas visitadas por cada usuário.

O Context2 parte desse princípio para customizar e personalizar as imagens e os textos das peças publicitárias de acordo com o conteúdo que está sendo consumido pelo usuário. A solução tem a capacidade de interpretar três camadas de dados, começando com a URL, seguido pelo título do conteúdo, e finalizando com a interpretação do assunto geral da página – como futebol, moda, carros, receitas culinárias, séries de TV – e em qual contexto ela está inserida.

Com o auxílio da Inteligência Artificial, o Context2 cria de maneira instantânea um banner adequando a mensagem da marca com o conteúdo que está nestas três camadas de dados, tornando a entrega adequada e ainda mais relevante. “A tecnologia desenvolve cerca de 100 conjuntos de texto e imagem para iniciar a veiculação. A IA aprende mais detalhes e melhora os conjuntos produzidos conforme os resultados de cada ciclo de uso”, explica Jakubauskas.

A tecnologia atua com Brand Safety, em que o conteúdo precisa ser aprovado pelos clientes, que também podem vetar palavras usadas, sites ou contextos nos anúncios gerados pela IA. Assim, a IA garante boas práticas para manter a reputação da marca.

A solução conta também com um Dashboard, batizado de X-ray, uma plataforma em que é possível analisar a performance das palavras-chave, publishers e URLs de conteúdo. Além disso, é possível extrair um report de Discovery, relacionando todas as palavras-chave e URLs que foram descobertas durante a veiculação, assim como conteúdos de afinidade com a marca, para aprimorar a performance.

"O dashboard dá uma nova perspectiva para a marca trabalhar em todos os aspectos de branding e digital", explica Jakubauskas. A solução também proporciona uma vantagem competitiva de acessar benchmarks mercadológicos, pesquisas de concorrências no ambiente digital e insights sobre relevância, target e conteúdo.

Neste momento, a solução está disponível para empresas de médio a grande porte, mas a adtech prevê a criação de planos para companhias menores em um futuro próximo. 

Números reforçam efetividade do Context2

  • O uso de dados contextuais pode aumentar a taxa de cliques em 50% em comparação ao uso de cookies de terceiros.
  • A eficácia da marca pode ser até 63% maior com o uso de dados contextuais em comparação ao uso de cookies terceiros.
  • Por levar em consideração o contexto em que o usuário está consumindo determinado conteúdo, a taxa de conversão aumenta em até 43%, em relação às demais ferramentas de segmentação

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
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