27/09/2023 às 13h12min - Atualizada em 27/09/2023 às 16h09min

Exposição fotográfica celebra a trajetória da Cia Ballet de Cegos

Mostra, que acontece na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, reúne imagens marcantes do cotidiano e apresentações do único grupo de dança profissional formado por bailarinos deficientes visuais de todo o mundo.

Ivo Chicuta
www.afbb.ong.br
Divulgação

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA CELEBRA A TRAJETÓRIA DA CIA BALLET DE CEGOS

Mostra, que acontece na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, reúne imagens marcantes do cotidiano e apresentações do único grupo de dança profissional formado por bailarinos deficientes visuais de todo o mundo.

 

 

No período de 26 de setembro a 6 de outubro, acontece a exposição gratuita "Associação Fernanda Bianchini - Transformando vidas através da arte", composta por 70 fotos, reunidas com direção de Angela Reze e curadoria de Sergio Motta, que resgatam os principais momentos que marcaram a história da Cia Ballet de Cegos.

Criada a partir do envolvimento da fisioterapeuta Fernanda Bianchini com o universo dos deficientes visuais, fato que a levou a desenvolver o primeiro método de ensino de ballet para cegos,  a Cia Ballet de Cegos é o único grupo do gênero em todo o mundo.

O grupo já se apresentou em vários países - como Argentina, Inglaterra, Alemanha, Polônia, EUA, México e Chile -, entre outros, assim como em diversos estados brasileiros, com destaque para as participações em várias edições do Festival de Joinville, principal evento de dança brasileiro, e na cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos de Londres, em 2012. 

Em 2015, a Associação e o trabalho desenvolvido pela Cia. foram tema do documentário “Olhando para as Estrelas”, do cineasta Alexandre Peralta, produção que recebeu diversos elogios da crítica especializada pela abordagem sincera, delicada e inclusiva sobre o trabalho dos dançarinos cegos.

Com um repertório eclético, formado por coreografias próprias e clássicos mundiais do ballet, como Coppélia, Quebra-Nozes e Dom Quixote, entre outros, a Cia reforça a importância da dança como estímulo, fator de inclusão participativa e resgate das possibilidades das pessoas com deficiências.

Outras características da atividade são os ganhos em relação à autoestima, autoconfiança e sentimento de pertencimento, assim como benefícios terapêuticos como a melhoria postural, sensorial e espacial, entre outros.

Além de fotos, a exposição conta com figurinos e adereços que compõem o acervo da Cia e edições em braille do livro "Olhando para as Estrelas", publicação que aborda a história, os desafios e os personagens envolvidos na sua trajetória.

 

Serviço:

Exposição Associação Fernanda Bianchini - Transformando vidas através da arte

26/09 a 06/10

Local: ALESP - Assembleia Legislativa de São Paulo - Espaço Cultural V Centenário 

Horário: 8h00 às 20h00

 

Informações para imprensa:

CENTRAL DE INOVAÇÃO

Ivo Chicuta

[email protected]

(11) 98719-8478


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp