26/09/2023 às 10h04min - Atualizada em 26/09/2023 às 20h04min

Dicas de especificação de revestimentos cerâmicos para banheiros

Inspirações e dicas da Portinari para ter um banheiro bonito e duradouro

Fernanda Gmeiner
Divulgação
A escolha do revestimento para o banheiro é uma decisão fundamental quando se trata de planejar e decorar o ambiente. A estética encantadora das peças deve ser equilibrada com o conforto e acima de tudo a segurança. Apesar do espaço exigir um pouco mais de atenção por possuir especificidades, é possível deixá-lo bonito, funcional, com alta durabilidade, além de trazer a identidade do proprietário.
A diversidade de tamanhos, cores e designs de produtos possibilita a criação de projetos altamente personalizados ou a concepção de um banheiro mais discreto e habitual, com poucos detalhes. Além disso, a facilidade de limpeza e o conforto proporcionados pelos diferentes modelos também desempenham um papel fundamental durante o processo de compra. A seleção adequada pode parecer desafiadora, no entanto, com um direcionamento certo a tarefa pode se tornar simples e gratificante.
A Portinari apresenta dicas sobre o que considerar no momento da decisão do piso e da parede e traz inspirações para deixar seu banheiro ainda mais bonito e funcional, com revestimentos inspirados em várias formas artísticas, para que quem vive rodeado deles possa respirar arte da maneira que quiser. E desta forma, viva a arte de viver a vida, transformando o banheiro em uma verdadeira obra de arte.
1. Porcelanato nas paredes
Aposte no porcelanato, material resistente e com baixa taxa de absorção de água. O porcelanato está entre os produtos mais comprados para fazer o assentamento de piso do banheiro e pode ser aplicado nas paredes. Esta escolha compensa na versatilidade, opções de cores e acabamentos.
A coleção Mood é uma opção para a utilização em paredes. Composta por oito tons que podem ser usados de forma isolada ou combinada, permite a construção de diferentes atmosferas. O formato pequeno (15 x 15 cm) e o relevo ondulado remetem ao feito à mão, enquanto o esmalte extrabrilho aplicado sobre o porcelanato realça as curvas da superfície e permite que o produto possa ser utilizado no piso.
2. Cores claras ampliam os ambientes
Branco, bege e cinza claro são alguns exemplos nos quais você pode apostar. Essa é uma ótima dica para deixar o banheiro mais amplos, dando uma sensação de mais espaço. Além disso, o revestimento branco constrói uma atmosfera luxuosa. Ainda é possível combinar essas tonalidades com peças azul claro ou verde claro, levando um pouco de cor, transformando-o em um espaço mais descontraído e charmoso.
A coleção Maracangalha nasce do olhar sensível do arquiteto Nildo José, com cores e formas das lembranças do sertão brasileiro. Com uma paleta de quatro cores escolhidas para o modelo Decor, apresenta revestimentos com tonalidades claras que podem ser combinados, levando elegância e amplitude para o banheiro.
3. Explore as diferentes inspirações visuais
O porcelanato proporciona uma ampla gama de acabamentos que replicam com precisão o visual de materiais como madeira e pedras naturais. Isso permite economizar nas despesas sem comprometer a qualidade do material, que mantido adequadamente, possui uma durabilidade significativamente maior.
A coleção Mezzo revisita e dá ares contemporâneos, especialmente na versão ripada, que intensifica ainda mais seu apelo tátil, ao mármore travertino, clássico que se destaca pela versatilidade, sendo capaz de se adequar a diferentes estilos. As dimensões generosas - lastras em formato 120x270 cm - dão mais liberdade para usá-lo de diversas formas, como em tampos de bancada ou mobiliário.
4. Use o box do banheiro como elemento decorativo
Para destacar a área, é possível escolher materiais com cores mais vibrantes. Revestimentos com formas geométricos ou de duas cores diferentes (preto e branco, por exemplo) são algumas opções.
Fazendo alusão às rochas vulcânicas, a coleção Ignis se destaca pelo visual uniforme e granulado. Sem veios, tem ares mais minimalistas, com duas opções de tonalidade, inspiradas nas cores naturais do mineral. Peças especiais permitem enriquecer a aplicação em pontos específicos e seu formato menor e ranhuras permitem a criação de diferentes paginações, possibilitando a aplicação no box do banheiro e transformando o espaço em um ambiente decorado. As peças podem ser aplicadas tanto em paredes quanto em pisos.
5. Revestimento para banheiro tem que ser fácil de limpar
A ambiente é úmido e usado constantemente, por isso, deve ser fácil de limpar para evitar acúmulo de sujeira. O porcelanato e a cerâmica são os mais fáceis de se manterem limpos. Evite aplicar produtos químicos pesados para não manchar o piso, especialmente o porcelanato. Água e sabão neutro são suficientes.
Seguindo estas diretrizes de especificação de revestimentos cerâmicos, você pode converter um banheiro comum em um ambiente extraordinário, onde a funcionalidade harmoniza perfeitamente com o estilo. É importante lembrar que a seleção dos materiais adequados constitui o ponto de partida essencial para a criação de um banheiro que combine beleza, funcionalidade e durabilidade de maneira única.
Sobre a Dexco 
Na Dexco, acreditamos que existem ambientes para serem vividos. Para isso, por meio de nossas marcas - Deca, Portinari, Hydra, Duratex, Ceusa, Durafloor e Castelatto - oferecemos soluções que combinam estética e funcionalidade, promovendo conforto e bem-estar. Aqui, acreditamos que temos um papel importante na sociedade e, desde o início da nossa trajetória, as questões ambientais, sociais e de governança pautam nossas discussões sobre o futuro da companhia. Somos uma empresa brasileira, privada e de capital aberto, controlada pela Itaúsa – Investimentos Itaú S.A - e pelo Bloco Seibel. Com sede administrativa em São Paulo, possuímos 22 unidades industriais e florestais estrategicamente localizadas (Estados de Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo), além de três fábricas de painéis na Colômbia - Dexco Colômbia. Estamos também à frente da LD Celulose, por meio de uma joint venture com o Grupo Lenzing e da Caetex, joint venture criada para o plantio de florestas de eucalipto em Alagoas. Nossas ações estão listadas no Novo Mercado (o mais elevado padrão de Governança Corporativa) e na versão 2019/2020 da B3 - ISE.

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp