26/09/2023 às 15h10min - Atualizada em 26/09/2023 às 20h02min

Com inteligência artificial e verificação de usuários, 99 reduz em 37% de incidentes graves no Rio de Janeiro

O levantamento considera o comparativo do primeiro semestre de 2023 entre o mesmo período de 2022 em corridas feitas em quatro rodas

Assessoria 99
Divulgação 99
 

São Paulo, setembro de 2023 – Com o objetivo de aprimorar ainda mais a experiência dos usuários e a segurança na plataforma, a 99 investiu R$40 milhões nessas áreas em 2023. Um levantamento da empresa mostrou redução de 37%, por milhão de corridas, de incidentes graves no primeiro semestre do ano, em comparação com o mesmo período de 2022, no estado do Rio de Janeiro.    

De acordo com a pesquisa, a capital carioca teve 38% menos incidentes violentos no geral. Outras regiões que marcaram destaque foram: Baía da Ilha Grande com 68%, Campos dos Goycatazes (31%), Vale do Paraíba Fluminense (26%) e Macaé (20%). 

Entre as ocorrências pesquisadas estão violência sexual, agressão de motoristas e passageiros e mau comportamento. Outros estados também registraram diminuição destes casos, como São Paulo também com 37%, Minas Gerais com queda de 36% e Rio Grande do Sul, que apresentou uma redução de 30,8%. Os principais fatores apontados para diminuição de casos deste tipo são a utilização de recursos de inteligência artificial e a verificação de usuários.

“Para a 99, segurança é um compromisso ininterrupto que nunca está concluído. O resultado desse compromisso pode ser percebido nos números da empresa: hoje, mais de 99,99% das corridas realizadas na plataforma se encerram em segurança”, diz Leandro Abecassis, Diretor de Produto e Experiência da 99.

 

Inteligências Artificiais

Atualmente, a companhia disponibiliza mais de 50 recursos de segurança para seus serviços de transporte por carro e motocicleta. Entre os destaques estão uma série de IAs que atuam conjuntamente – antes, durante e depois das corridas.

Uma delas é o Monitoramento de Corridas, algoritmo que detecta automaticamente paradas longas ou trajetos com tempo acima do previsto em corridas do aplicativo e toma medidas de segurança adicionais nesses casos. Uma das ações possíveis é o envio do Patrulha 99, recurso disponível em São Paulo e no Rio que envia equipes especializadas em motocicletas ou carros para prestar apoio presencial para parceiros e passageiros em caso de emergência.

Outro recurso de inteligência artificial que podemos apontar é a Hércules, que  verifica padrões de comportamento em chamadas suspeitas, analisando fatores como horário e duração da viagem, bem como histórico dos usuários. Por exemplo, passageiros novos solicitando veículos de madrugada, em áreas isoladas e que estão repetidamente chamando, cancelando e alterando a rota. 

 

Verificação dos usuários

Outra razão para a queda nos índices é a verificação de motoristas e passageiros na plataforma. Para os motoristas, é obrigatório  a verificação de CNH e CRLV,  reconhecimento facial e checagem de antecedentes criminais. Já os passageiros devem incluir obrigatoriamente CPF ou cartão de crédito antes da primeira corrida.

Um lançamento recente no campo da validação é o Selo de Verificação 99.  Com ele, usuários com mais informações na plataforma passarão a receber classificações de acordo com a quantidade de validações realizadas. Serão dois tipos: o selo Essencial (para quem inserir o nome exato que possui no CPF) e o selo Premium (para quem incluir nome igual ao do CPF e mais uma foto de rosto). 

O objetivo é melhorar ainda mais a segurança dos condutores e a experiência na plataforma, pois os motoristas parceiros tendem a aceitar mais viagens de passageiros com perfis mais completos. Pessoas que utilizam o nome social poderão solicitar no app o selo. O pedido será analisado pela equipe da 99 e o perfil será atualizado.

 

SOBRE A 99

A 99, primeiro unicórnio brasileiro com 10 anos de atuação no país, é uma empresa de tecnologia que oferece conveniência e soluções para as necessidades dos brasileiros. O aplicativo faz parte da companhia global Didi Chuxing (“DiDi”) e no Brasil conecta mais de 40 milhões de pessoas a serviços de mobilidade, pagamentos e entregas. 


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
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