25/09/2023 às 10h11min - Atualizada em 26/09/2023 às 00h05min

Mistérios e Aflições da sexualidade na velhice: a libido de quem passou dos 60 anos

Livro de Tania Celidonio, escrito a partir de uma pesquisa na internet com 250 homens e mulheres, torna visíveis as relações de quem envelheceu

Neide Martingo
Martingo Multimídia
Tânia Celidonio
A velhice chega para todos. Mas ter passado dos 50, 60 anos, leva os que estão nessa idade a um universo paralelo. Essas pessoas convivem com o preconceito em várias áreas da vida – inclusive quando os assuntos são sexualidade e libido.

A jornalista e escritora Tania Celidonio está lançando o livro Mistérios e Aflições da sexualidade na velhice, pela Terra Redonda Editora. Segundo ela, o tema é pouco conversado ou discutido. “Imagine então os mistérios e aflições que fazem parte do processo de envelhecimento”, detalha a escritora.

Muitos dos textos de Mistérios e Aflições da sexualidade na velhice foram escritos para a peça teatral Só acaba quando termina - crônicas do desejo na velhice. Eles foram inspirados numa pesquisa sobre sexo e envelhecimento feita por Tania Celidonio na internet entre setembro de 2017 e fevereiro de 2018.

Nesse período Tania recolheu, nas redes sociais, uma narrativa estruturada por 250 depoimentos de homens e mulheres a partir dos 60 anos de idade. O livro, portanto, é uma tentativa de tornar visível esse universo de relações afetivas e sexuais das pessoas nessa faixa etária.
“Quando o assunto aparece nos meios de comunicação é quase sempre interpretado e analisado sob a perspectiva de especialistas, sejam eles médicos, geriatras, psicólogos ou outros profissionais que trabalham com essa faixa etária. Os personagens em si permanecem à sombra, embora cada vez menos discretos e mudos”, diz Tania.

O lançamento será feito em São Paulo (11 de novembro) e no Rio de Janeiro (25 de novembro). Rodas de conversas sobre os temas abordados no livro também acontecerão nos eventos.
Em São Paulo estão confirmadas as presenças da psicanalista e jornalista Maria Rita Kehl, do psiquiatra e professor Alfredo Simonetti e das escritoras Blanche de Bonneval e Isabel Dias.
No Rio vão participar Maya Santana, editora e responsável pelo conteúdo do site 50emais, a atriz Anja Bittencourt e o produtor Roy Peres, que farão leituras de textos do livro e da peça online Só Acaba Quando Termina - Crônicas do desejo na velhice. 


Sobre a autora
Tania Celidonio tem 70 anos. Foi repórter, redatora, roteirista e diretora de programas de rádio e TV.  Em 2018 lançou o livro digital "Mistérios da Libido na Velhice", resultado de uma pesquisa sobre sexo e desejo na velhice. Em 2020 escreveu o texto do espetáculo online "Só Acaba Quando Termina - Crônicas do Desejo na Velhice". No mesmo ano publicou o livro "Ela, Eles e Todos Nós", relançado em 2022, com histórias familiares destoantes da vida que se costuma definir como normal.

Roda de conversa | lançamento do livro Mistérios e Aflições da sexualidade na velhice, da jornalista Tania Celidonio
São Paulo
11 de novembro, a partir de 17 horas
A Escrevedeira - R. Isabel de Castela, 141 - Vila Madalena, São Paulo.
Participarão da roda de conversa a psicanalista e jornalista Maria Rita Kehl, o psiquiatra e professor Alfredo Simonetti e as escritoras Blanche de Bonneval e Isabel Dias.

Rio de Janeiro
Lançamento dia 25 de novembro, sábado
a partir de 16 horas
Hilário Livraria (Sebo do Hilário).
Endereço: Beco do Inácio, 12 (Largo da Prainha) - Saúde - Rio de Janeiro.
Participarão da roda de conversa Maya Santana, editora e responsável pelo conteúdo do site 50emais, a atriz Anja Bittencourt e o produtor Roy Peres, que farão duas ou três leituras de textos do livro e da peça online Só Acaba Quando Termina - Crônicas do desejo na velhice. 
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp