25/09/2023 às 10h26min - Atualizada em 26/09/2023 às 00h03min

ABDA cumpre seu papel deixando as crianças felizes

Pesquisa interna amostral avalia impacto da prática esportiva e educacional no sentimento de felicidade

Sheila Teixeira Junqueira
https://abdabauru.com.br/projetosocial-pesquisa-felicidade
Divulgação ABDA

Segundo o dicionário, felicidade significa a sensação real de satisfação plena, um estado de contentamento. Entretanto, filósofos e psicólogos afirmam que não existe um único conceito de felicidade e, exatamente por isso, há diferentes percepções desse sentimento.

Em busca de conhecer melhor seus atendidos e medir o impacto do esporte dentro desse conceito de felicidade, a Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA) realizou uma pesquisa interna amostral para avaliar o nível de felicidade das crianças e adolescentes atendidos pela instituição.

Professores e técnicos entregaram a seus alunos um panfleto com cinco opções de marcação para duas perguntas. “Como você avalia sua felicidade antes da ABDA?” e “Como você avalia a sua felicidade após conhecer e estar dentro do universo da ABDA?”. A pesquisa foi respondida pelos alunos de forma anônima e, posteriormente, tabulada.

De modo geral, a ação constatou uma importante melhora na avaliação da felicidade com a entrada das atividades oferecidas pela ABDA na vida dos pesquisados. Oitenta por cento dos pesquisados respondeu que se sente “muito feliz” após ter entrado para a ABDA. Os que já se sentiam assim antes da ABDA eram apenas 24%. 

A porcentagem dos que se declararam apenas como “feliz” caiu de 36% para 15%, reflexo do grande aumento percentual identificado entre os que marcaram “muito feliz”.

Os percentuais também apontam migração entre os que se declararam “muito triste”, “triste” ou “indiferente” antes da ABDA para sentimento de “feliz” ou “muito feliz”. A porcentagem dos que se declararam “muito triste” diminuiu de 6% para 1%, enquanto quem se declarou “triste” passou de 12% para 3%.

Conhecer o impacto das atividades oferecidas pela ABDA, de modo geral, desde prática esportiva até escolares, é fundamental para entender a transformação realizada no dia a dia das crianças, proporcionando melhora da autoestima, geração de autoconfiança e o resgate da capacidade de sonhar.

O conceito de felicidade pode ser abstrato, mas a percepção de cada atendido deixa evidente que esporte e educação contribuem para gerar a sonhada satisfação plena e o estado de contentamento.

 


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp