22/09/2023 às 12h17min - Atualizada em 23/09/2023 às 00h02min

Arquiteto Gabriel Bordin assina a “Casa Brisa” na CASACOR/SANTA CATARINA

Com ambientes integrados, o projeto emoldurado pela vista para o mar propicia aconchego e leveza

Carla Borges Lins
www.atrecomunicacao.com.br
Fabio Junior Severo

 

 

A CASACOR/SANTA CATARINA está aberta aos visitantes e até 29 de outubro será possível conhecer os espaços projetados no local que abrigava o hotel Maria do Mar, no Bairro João Paulo, em Florianópolis. O arquiteto Gabriel Bordin, um dos expoentes da arquitetura catarinense, promete ser um dos destaques desta edição com o espaço “Casa Brisa”, que convida o visitante a sentir na pele a brisa do mar em um ambiente repleto de leveza.

Casa Brisa - Foto Fábio Junior Severo

Casa Brisa - Foto Fábio Junior Severo

A antiga garagem de barcos do hotel, com 73,80m², teve a planta em “L” preservada e foi transformada em uma casa iluminada e contemporânea. O exterior da edificação foi revestido em madeira branca, das paredes ao telhado, e confere um ar mais homogêneo, robusto e realça as características mais encantadoras do que era o “rancho de pescador”.  

 

A área social desemboca na praia e a janela da sala de estar, com 3X2.10 metros de altura, emoldura a vista para o mar. O ambiente é pensado com peças de design brasileiro que se organizam em torno da tela viva. Sem portas e paredes entre os espaços, o conceito do ambiente projetado por Bordin traz a brisa do mar atravessando a planta fluida e integrada. “É uma casa energizada pelo mar, pelo vento, pela rota do pôr-do-sol e se impõe ao meio ao se integrar, expõe o usuário às intempéries e o protege também. Sua planta se deita no solo como um ser vivo, preguiçoso e calmo, como uma brisa amena, ativa e zelosa”, explica o arquiteto. 

Casa Brisa | Foto Fabio Junior Severo

Casa Brisa | Foto Fabio Junior Severo

A cozinha traz uma bancada de mármore de aspecto maciço e que também faz alusão à arquitetura nacional com seus acabamentos arredondados, sem quinas vivas, que se estende e encontra a mesa de jantar, propondo uma configuração linear onde os usos de estar e jantar se complementam.

 

Entre o living e o quarto, a separação se dá por conta da diferença de níveis e a mudança do revestimento do piso, que recebe assoalho branco em contraposição ao lajão de pedra caxambu das áreas de jantar, estar e cozinha.  Outro elemento que divide estes espaços é o biombo Brisa de desenho autoral, o móvel é um grid de madeira e vidro e dentro de cada uma das molduras possui duas aquarelas de temática marinha do artista catarinense Nestor Jr.

 

O quarto com vista para as árvores do jardim traz mais uma característica da “Casa Brisa”, que faz alusão às raízes em sua arquitetura e detalhes.  A “Cama Veleiro” desperta o imaginário náutico e foi desenhada exclusivamente pelo Studio Grabriel Bordin para esta edição da CASACOR/SANTA CATARINA. 

 

Outra característica do projeto é a integração da área de banho com o dormitório, dividida por cortinas translúcidas. Portas de celeiro semelhantes às originais da edificação dão acesso à banheira, externa e integrada ao paisagismo, para um banho a céu aberto. 

 

A Casa Brisa é um espaço contemporâneo, com cores neutras e ambientes integrados, sem excessos, que propicia aconchego, conforto e a sensação de leveza e fluidez trazida pela brisa do mar.


SERVIÇO:

O que: CASACOR/ SANTA CATARINA - Florianópolis

Aberta ao público: 17 de setembro a 29 de outubro

Horário de funcionamento:

De terça a sábado - incluindo feriados - das 13h às 21h

Aos domingos das 13h às 19h.

Onde: Antigo Hotel Maria do Mar

Endereço: João Paulo, 2285, bairro João Paulo, em Florianópolis

Valor do ingresso: R$80,00


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp