20/09/2023 às 18h19min - Atualizada em 20/09/2023 às 20h18min

Ciclo de Debates terá o livro "Café com Freud e Lacan" para promover cuidados com a saúde mental em São Paulo

Prefeito Ricardo Nunes apoia o movimento de incentivo à saúde mental na cidade de São Paulo

Agência Contatto
Fabiana Ratti
Divulgação

O livro “Café com Freud e Lacan” será adotado em uma série de debates que vão ocorrer entre especialistas e a população nas bibliotecas públicas de São Paulo a partir de outubro deste ano. Durante visita concedida ao colégio Rio Branco nesta quarta-feira, o prefeito Ricardo Nunes demonstrou seu apoio à saúde mental, tema da campanha Rotariana 2023-2024. O projeto firmado entre as bibliotecas da cidade em parceria com o Clube Rotary, nomeado “Ciclo de Debates: Café com Freud e Lacan”, será realizado entre os anos de 2023 e 2024 e tem como objetivo ampliar a conscientização sobre os cuidados com a saúde mental de jovens e adultos.

A ideia central do projeto é incentivar o uso dos espaços públicos, através de encontros presenciais, para a leitura de livros e abrir o debate com a população sobre saúde mental com o auxílio de especialistas. Segundo estudos da Organização Mundial da Saúde, o Brasil ocupa o primeiro lugar na prevalência de transtornos de ansiedade, e o segundo país com mais casos diagnosticados da Síndrome de Burnout.

Fabiana Ratti, autora da obra “Café com Freud e Lacan” e especialista em psicanálise, ministrará uma programação mensal de encontros e terá o seu livro como parte fundamental da nova proposta, pois os conceitos complexos e profundos da psicanálise - pouco absorvidos pela maior parte dos brasileiros pela difícil compreensão -, agora estão mais acessíveis ao público leigo ao longo das 170 páginas do livro. 

“Esses encontros são muito importantes para que as pessoas entendam mais sobre como funciona o aparelho psíquico, pois também temos um lado inconsciente que, muitas vezes, é pouco abordado ou é dito de uma maneira difícil. Vamos promover momentos de discussões deixando acessível conceitos que possam revelar mais o funcionamento inconsciente do ser humano. Além disso, tirar dúvidas sobre tratamento para que, dessa forma, possa haver uma busca maior e mais focada em tratamento, promovendo uma melhora na saúde mental”, comenta Fabiana Ratti.

As palestras que terão a obra “Café com Freud e Lacan” se baseiam nos conceitos explicados no livro para elucidar a população sobre temas do cotidiano, como: inconsciente, narcisismo, liderança, ansiedade, sonhos, realizações no mercado de trabalho, dentre outros. 

O Ciclo de Debates é uma iniciativa do Rotary Clube SP Anhanguera e Noroeste, Freguesia do Ó, e conta com o apoio do prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes, em uma ação voluntária de parceria entre as bibliotecas e os Clubes.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp