20/09/2023 às 15h23min - Atualizada em 20/09/2023 às 16h05min

Pesquisa revela que atuação nas Redes Sociais é principal estratégia de marketing para 85% das empresas

Instagram é eleita por 93% como a rede mais utilizada, seguida pelo Facebook, que registrou 67% da preferência dos respondentes

Redação
RD Station

Quando analisado por segmento, as empresas de Software e Cloud são as que mais utilizam (90%)

 

20 de setembro de 2023 - A Pesquisa Panorama de Marketing, realizada pela RD Station, líder em soluções de tecnologia para marketing digital e vendas no Brasil, apresenta como se comportam empresas de diversos segmentos em suas ações de marketing: 85% dos mais de 1600 respondentes apontaram que o uso das redes sociais é a estratégia de marketing mais explorada na comparação com todas as outras. Quando analisado por segmento, as empresas de Software e Cloud são as que mais utilizam (90%). 

Entre todas as plataformas, destacam-se o Instagram, utilizado com frequência por  93% dos profissionais de marketing, e o Facebook, por 67%. O LinkedIn, principal rede corporativa, é a terceira, com 46%. Outro dado que chama a atenção é a presença do TikTok - que embora seja a rede social mais nova, já é a quinta mais utilizada (13%), logo atrás do Youtube (25%). 

 

“O Brasil consistentemente lidera os rankings de uso das redes sociais, que têm um impacto direto nas estratégias de marketing. A pesquisa demonstra que 85% preferem usar essa ferramenta poderosa para construir a presença da marca, interagir com o público e impulsionar os resultados dos negócios. Além disso, os dados apontam perspectivas interessantes, como a preferência pelo Instagram, o crescimento observado no LinkedIn e TikTok, este por exemplo, sendo também preferido pelos negócios B2C, no qual 20% dos respondentes usam com frequência. E, claro, notamos a resiliência do Facebook, mesmo diante do surgimento de outras redes sociais”, diz Robinson Friede - Diretor de Marketing da RD Station.

 

Mídia Paga

Os profissionais de marketing também têm atuação expressiva em Mídia Paga. Essa estratégia aparece como a segunda mais explorada pelos times (72%) e também como segundo canal utilizado com frequência, ao lado do Email, ambos com 64%. Entre a estratégia de anúncios, o Google Ads, com 75%, é o meio preferido, sendo mais usado por empresas de grande porte (82%). Em seguida, vem o Instagram Ads (74%) e Facebook Ads (72%).

 

Tratando-se de investimento, o Google Ads também é o canal que mais recebe investimento (45%). No recorte por negócios, nas empresas B2C, 16% dos respondentes indicaram investimentos acima de R$ 400 mil em 2022, enquanto no perfil de empresas B2B, essa opção representou apenas metade (8%) dos respondentes. Nesse aspecto, há destaque para  empresas dos segmentos de Educação e Ensino (18%) e Varejo (17%).

 

“A estratégia em Mídia Paga precisa andar conectada às redes sociais. Isso demonstra a maturidade existente no manuseio dos principais meios. A expectativa de crescimento de investimento ao final do ano deverá ser superior a 2022, em que 19% das empresas B2C e 10% das empresas B2B devem chegar a patamares acima de 400 mil reais, tendo o setor de educação como líder nesse quesito, com previsão de aumento em 23% no investimento total. Dessa forma, em  um contexto de competição cada vez maior, será crucial que as empresas explorem novos canais, como mídia programática, LinkedIn Ads e TikTok, e por meio desses anúncios, levem sua audiência para produtos e serviços, gerando Leads e nutrindo o público”, finaliza Robinson.

 

O material completo, que teve apoio da TOTVS, Exact Sales, Lexos e TALLOS, e traz análise de empresas dos segmentos de agências de marketing; consultorias e treinamento; e-commerce; educação e ensino; engenharia e indústria geral; financeiro, jurídico e serviços relacionados; imobiliário; varejo; saúde e estética; software e cloud, está disponível neste link.


Sobre o Panorama de Marketing

A pesquisa foi realizada a partir da parceria entre a RD Station com a TOTVS, a Exact Sales, a Lexos e a TALLOS. Ela explora o cenário atual do marketing no Brasil para diferentes tipos de empresas e setores. No total, foram colhidas mais 1.600 respostas de profissionais experientes na área, de todas as regiões do país, servindo como um guia de ideias para o aprimoramento das práticas de marketing.


Sobre a RD Station

A RD Station, realizadora do RD Summit, é líder em soluções de tecnologia para marketing digital e vendas no Brasil. Por meio de sua plataforma de automação de marketing e vendas, e divisão de conteúdo, mídia e educação, a empresa empodera heróis e heroínas que fazem a economia crescer. Atualmente, a empresa possui 45.000 clientes em mais de 40 países. Com seus 900 funcionários em toda a América Latina, é reconhecida pelo ranking Great Place to Work como uma das melhores para se trabalhar no Brasil em Diversidade, Equidade e Inclusão.

 

Informações para a mídia - RD Station

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