19/09/2023 às 15h05min - Atualizada em 20/09/2023 às 00h03min

Ex-atleta da NBA, Mahmoud Abdul-Rauf realiza uma série de clínicas de basquete em unidades do Sesc SP, dentro da programação da Semana Move

As atividades ocorrerão nas unidades Ipiranga, Itaquera, Pinheiros, Consolação, Rio Preto, Araraquara, e Catanduva do Sesc, além do Ginásio Municipal de Franca, entre 23 e 29/09

Fausto Cabral
FullCircleVision
Dentro de sua proposta de inspirar o público a inserir a prática de atividades físicas em seu cotidiano a partir de encontros com importantes nomes do esporte para inspirar o público a inserir a prática de atividades físicas em seu cotidiano, a 11ª edição da Semana Move, que ocorre entre os dias 23 de setembro e 1º de outubro, contará com uma presença especial.

O norte-americano e ex-atleta da NBA Mahmoud Abdul-Rauf percorrerá diversas unidades do Sesc na capital e no interior de São Paulo, para uma série de bate-papos e clínicas, nos quais relembrará a sua trajetória marcada pelo combate ao racismo e à intolerância.

Trata-se de uma oportunidade inédita de conhecer a experiência de um atleta que esteve entre os grandes nomes da NBA, liga que reúne os principais jogadores de basquete do mundo.

Esporte e ativismo - Nascido no Mississippi, estado norte-americano onde o racismo é frequentemente manchete na mídia, Mahmoud Abdul-Rauf, nome que Chris Wayne Jackson adotou após se converter ao islamismo, abordará nos encontros sua história de vida, sua trajetória no basquete e sua atuação pautada no entendimento do esporte como meio de transformação social, luta antirracista e contra a intolerância religiosa.

Antes de alcançar seu sonho de atuar na NBA – foi atleta do Denver Nuggets nos anos de 1990 –, Mahmoud Abdul-Rauf enfrentou a pobreza e o diagnóstico de síndrome de Tourette, transtorno neuropsiquiátrico caracterizado por tiques motores, como atos impulsivos e repetitivos. Apesar dos obstáculos, o ex-atleta fez história no terceiro esporte mais popular do mundo, dividindo a quadra com outras estrelas como Michael Jordan e Shaquille O’Neal, com a camisa do Denver Nuggets.

Abdul-Raul é tema do documentário Stand (2023) – ainda inédito no Brasil – que traz a público o depoimento do ex-jogador de basquete sobre sua carreira, bem como relatos de outros atletas, técnicos e comentaristas esportivos que o acompanharam nas quadras e no movimento antirracista.

“Estou animado para ver e ouvir o que o público brasileiro achou do filme. Depois de assistir ao documentário, gostaria que as pessoas se motivassem pelo que elas sentiram para inspirar suas próprias jornadas de vida”, afirma Mahmoud Abdul-Rauf.

Sobre a importância da prática regular de atividades físicas e esportivas para a saúde, Mahmoud Abdul- Rauf é enfático. “Não é fácil, já que estamos constantemente sendo impactados com todas as distrações, chamados para várias direções. Mas também temos que continuar, repetidamente, a nos colocar nesses grupos que estão fisicamente ativos, porque em algum momento, a ficha cai. Muitos estudos [neurológicos e psicológicos] dizem que quando você não está ‘em forma’ [física e mentalmente], ficar perto de pessoas que estão traz benefícios”.

Programação – A série de atividades de Mahmoud Abdul-Rauf dentro da Semana Move terá início no dia 23/9, às 10h30, no Sesc Ipiranga, zona sul da capital. Em seguida, ele parte para a zona leste para uma nova atividade, desta vez no Sesc Itaquera, a partir das 14h.

No dia seguinte, 24/9, domingo, começa o giro pelo interior paulista. Às 10h, o ex-atleta realiza vivência no Sesc Rio Preto e, a partir das 14h, desembarca no Sesc Catanduva. Já no dia 26/9, terça-feira, às 18h30, o público de Araraquara poderá conhecer de perto a trajetória de Mahmoud Abdul-Rauf e, no dia 27/9, quarta-feira, às 18h30, o Ginásio Municipal de Franca recebe o ex-jogador da NBA, em atividade coordenada pelo Sesc Ribeirão Preto.

De volta à capital paulista, Mahmoud Abdul-Rauf realiza atividade no Sesc Pinheiros dia 28/9, quinta-feira, às 19h e encerra sua participação em terras paulistas no dia 29/9, sexta-feira, às 19h30, no Sesc Consolação. Vale ressaltar que os encontros contarão com a participação de uma equipe de brasileiros e norte-americanos formada por Hanif Khalil, Yura Santos e Jefferson Campos.

Semana Move 2023 - A Semana Move, um dos principais movimentos globais de combate ao sedentarismo, chega neste ano à sua 11ª edição. Entre os dias 23 de setembro e 1º de outubro, esta campanha de promoção da prática de esportes e atividades físicas contará com a parceria entre instituições de caráter privado e público, ONGS e/ou pessoas, que organizarão atividades de acesso livre para sua comunidade, desenhadas para incluir e motivar pessoas de todas as faixas etárias e estratos sociais para a prática.

O evento, que neste ano traz como tema “Faça desse movimento um hábito”, é uma iniciativa da ISCA (International Sport and Culture Association), com coordenação do Sesc São Paulo no continente americano e apoio institucional da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). A Semana Move conta ainda com o engajamento de uma rede de países, cidades, instituições, escolas, clubes e pessoas.

SERVIÇO
Semana Move - Bate-Papo e clínicas de Basquete com Mahmoud Abdul Rauf

23/9, sábado, das 10h30 às 12h30. Sesc Ipiranga. Rua Bom Pastor, 822.
23/9, sábado, das 14h45 às 17h. Sesc Itaquera. Av. Fernando do E. S. A. de Matos, 1000.
24/9, domingo, das 10h às 13h. Sesc Rio Preto. Av. Francisco das C. Oliveira, 1333. S. J. do Rio Preto/SP.
24/9, domingo, das 14h às 17h. Sesc Catanduva. Praça Felício Tonello, 228. Catanduva/SP.
26/9, terça, às 18h30. Sesc Araraquara. R. Castro Alves, 1315. Araraquara/SP
27/9, quarta, às 18h30. Sesc Ribeirão Preto (atividade no Ginásio Municipal de Franca). R. dos Pracinhas, 510 - Res. Paraiso, Franca/SP,
28/9, quinta, das 19h às 21h30. Sesc Pinheiros. Rua Paes Leme, 195.
29/9, sexta, das 19h30 às 21h20. Sesc Consolação. Rua Dr. Vila Nova, 245.
 

SEMANA MOVE 2023
De 23 de setembro a 1º de outubro de 2023
Classificação indicativa: Livre
Gratuito
Mais informações: www.semanamove.com
#SemanaMove2023

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp