15/09/2023 às 16h45min - Atualizada em 15/09/2023 às 20h04min

Aretha Duarte comanda mutirão de reciclagem na Av. Paulista no Dia Mundial da Limpeza

Primeira mulher negra latino-americana a chegar ao topo do Everest se junta a Decathlon para coletar resíduos neste sábado (16) em trecho da principal avenida de São Paulo e no Parque Trianon

Doro Jr.
Decathlon / Divulgação
Aretha Duarte apareceu para o mundo justamente quando chegou ao ponto mais alto do planeta. Primeira mulher negra latino-americana a vencer os 8.848 metros até o cume do Everest, essa brasileira transformou-se em um símbolo de várias facetas. Entre elas, a batalha por transformação socioambiental. Considerada uma das jovens lideranças EESG (sigla referente a questões ambientais, sociais, econômicas e de governança) no Brasil, a montanhista dará mais um passo na jornada que começou com o trabalho de reciclagem para bancar a expedição que a levou ao cume da maior montanha da Terra em 2021.

Neste sábado (16),quando ocorrerá a edição 2023 do Dia Mundial da Limpeza, Aretha estará na linha de frente de um mutirão de coleta de resíduos na Avenida Paulista e no Parque Tenente Siqueira Campos (Trianon), em São Paulo. Ao lado de funcionários, clientes e parceiros da Decathlon, ela sairá às 9h, na unidade da maior loja de artigos esportivos do mundo (entrada da loja na Av. Paulista, 854) na mais importante avenida da capital paulista com o propósito de, uma vez mais, fazer a sua parte e servir de exemplo.

"Esse é um evento global, que acontece anualmente desde 2018. Aqui, no Brasil, é realizado pelo Instituto Limpa Brasil, contando com a Decathlon como parceira desde então. E eu, que também sou parceira da Decathlon, não poderia ficar de fora, pois acreditamos em conceitos que elevam a sustentabilidade para além de uma ideia. Trabalhamos para conscientizar as pessoas a levarem um estilo de vida mais conectado com a natureza e o futuro", comenta a montanhista.

Aretha cita o minimalismo para exemplificar a sinergia entre valores pessoais e corporativos, enfatizando a responsabilidade de cuidar do meio ambiente e promover um estilo de vida ativo e consciente. "É um conceito que se conecta ao mesmo tempo com a linha Ecodesign desenvolvida pela Decathlon e atitudes como reciclagem, upciclying, economia circular, entre outros. O minimalismo é uma filosofia que acredito profundamente, tanto nas montanhas quanto no nosso dia a dia. Menos itens, maior qualidade, essa é a chave. Os produtos da linha ecodesign são um exemplo perfeito disso. Eles não apenas proporcionam o desempenho necessário nas aventuras, mas também se adaptam ao ambiente urbano com estilo e praticidade."

A ação encampada pela Decathlon e por Aretha proporciona a conscientização da sociedade para o descarte irregular e ajuda diversas famílias que têm como renda principal o recolhimento de resíduos, gerando um impacto financeiro e social direto para elas.

Na edição de 2023, 41 lojas e o Centro de Distribuição em Barueri (SP) servirão de pontos de encontro para os participantes, promovendo a mobilização de voluntários para a limpeza de suas cidades, bairros, praias, praças ou parques próximos às unidades. A meta é coletar cinco toneladas de resíduos, uma média de 100 kg por grupo.

Em 2022, mais de 700 voluntários integraram os times Decathlon em todo o Brasil, em parceria com o Instituto Limpa Brasil. No total, quase duas toneladas foram recolhidas e levadas para cooperativas e ecopontos parceiros da Limpa Brasil, que fizeram o descarte correto dos materiais. A estimativa é que 112 famílias tenham sido beneficiadas com a ação.

Sobre Aretha - Nascida e criada na periferia de Campinas, Aretha é formada em Educação Física e acumula experiência de mais de uma década no montanhismo. Já praticou o esporte em oito países. Além do Everest, escalou o Aconcágua, na Argentina (cinco vezes), o ponto mais alto fora do Himalaia, e o Monte Kilimanjaro, maior montanha da África, além Elbrus (Rússia), Monte Roraima (Venezuela), Pequeno Alpamayo (Bolívia), Vulcões (Equador e Bolívia), entre outros.

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp