15/09/2023 às 09h20min - Atualizada em 15/09/2023 às 20h03min

Quatro livros para falar às crianças sobre folclore brasileiro

Manifestações da cultura popular, personagens e lendas do folclore despertam o imaginário e trazem sensação de pertencimento

Créditos: divulgação

No meio da floresta, uma criatura de pés virados para trás zela pela integridade de árvores e animais, assustando e pregando peças em quem ousa fazer mal à natureza. Sendo ou não real, criaturas como o Curupira, conhecido por suas pegadas ao contrário, são fundamentais para ajudar a preservar algo tão fundamental quanto a floresta: a cultura brasileira.

Nascido na tradição oral, que passava de pai para filho por meio de histórias e narrativas feitas à beira dos riachos e fogueiras e nas varandas das casas brasileiras, esse tipo de cultura guarda, em si, uma riqueza incalculável. Para a assessora de Arte do Sistema Positivo de Ensino, Karoline Barreto, a provável função da maioria das lendas é despertar o imaginário, refletir sobre o passado e trazer uma sensação de pertencimento. "Os contadores também acrescentam, quando necessário, lições de moral envolvendo os personagens, especialmente para incentivar comportamentos menos peraltas nas crianças”, afirma.

Mais que uma exclusividade dos pequenos, no entanto, o folclore é assunto sério para muitos estudiosos e entusiastas. No Brasil há, por exemplo, a Associação Nacional dos Criadores de Saci (ANCS), que luta para preservar a lenda do Saci Pererê, “criando” o personagem nas matas, nas escolas e, principalmente, mantendo-o vivo na imaginação popular. “Uma das grandes necessidades de difundir o folclore brasileiro, diferente de outrora, não é mais para entreter ou amedrontar as pessoas, mas de preservar a tradição brasileira, porque muitas lendas revelam fauna e flora ou costumes de um povo e, assim, manter viva a tradição oral, que também perdeu muito espaço na era tecnológica em que vivemos”, afirma Karoline.

Trabalhar com esse tipo de conhecimento é tão importante que ele está, inclusive, previsto em diversos objetivos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento de caráter normativo que determina o conjunto de aprendizagens essenciais que devem ser desenvolvidas durante a Educação Básica. “O folclore contribui para a aquisição de competências gerais como a ampliação do repertório cultural, a comunicação e a argumentação”, completa a especialista, que indica alguns livros para falar sobre folclore com os pequenos.

Livros sobre Folclore Brasileiro para crianças

Turma da Mônica – Folclore Brasileiro, de Mauricio de Sousa

A turma dos quadrinhos mais famosa do país mostra, nesse livro, como o folclore está inserido no cotidiano, nos travas-línguas, parlendas, cantigas de roda, brincadeiras e canções, tudo isso em uma linguagem e contexto apropriados para as crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, inclusive com dicas de atividades.  

Turma da Mônica – Lendas Brasileiras, de Mauricio de Sousa

Recentemente foi lançada uma nova edição de volumes individuais sobre alguns personagens do folclore brasileiro, com os traços característicos e coloridos dos personagens da Turma da Mônica. Esses personagens participam do livro contando a história dos personagens folclóricos. De forma divertida, as crianças podem conhecer o Saci, o Boto Cor-de-Rosa, a Cobra Honorato, o Boitatá, o Uirapuru, a Vitória-Régia, o Curupira, entre outros. Além disso, há livros para colorir da mesma coleção.

Doze lendas brasileiras: como nasceram as estrelas, de Clarice Lispector

Saindo dos quadrinhos para a literatura clássica brasileira, Clarice Lispector escreveu diversos livros com linguagem especialmente pensada para as crianças. Um deles trata justamente da cultura oral brasileira. O livro reúne histórias do folclore nacional, uma para cada mês do ano, recontadas por uma das maiores escritoras do século XX. 

Amigos do Folclore Brasileiro, de Jonas Ribeiro

O livro contempla lendas nascidas nas cinco regiões brasileiras e tem ilustrações encantadoras. O autor aborda os personagens folclóricos com um texto leve, semelhante à forma de contar histórias pela oralidade, o que envolve as crianças na narrativa, despertando a imaginação e a criatividade.

________________________

Sobre o Sistema Positivo de Ensino

É o maior sistema voltado ao ensino particular no Brasil. Com um projeto sempre atual e inovador, ele oferece às escolas particulares diversos recursos que abrangem alunos, professores, gestores e também a família do aluno com conteúdo diferenciado. Para os estudantes, são ofertadas atividades integradas entre o livro didático e plataformas educacionais que o auxiliam na aprendizagem. Os professores recebem propostas de trabalho pedagógico focadas em diversos componentes, enquanto os gestores recebem recursos de apoio para a administração escolar, incluindo cursos e ferramentas que abordam temas voltados às áreas de pedagogia, marketing, finanças e questões jurídicas. A família participa do processo de aprendizagem do aluno recebendo conteúdo específico, que contempla revistas e webconferências voltadas à educação.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp