Segundo dados do movimento “Pacto Contra a Fome”, no Brasil, são desperdiçados 55 milhões de toneladas anualmente, número que corresponde a oito vezes mais o necessário para combater a fome no país. Pensando em contribuir para mudar esse cenário, a Raízs, foodtech especializada em alimentos orgânicos e pioneira em valorizar o pequeno produtor, está revolucionando a forma como se lida com o desperdício de alimentos. A empresa desenvolveu uma solução inovadora, baseada em inteligência artificial, que calcula a demanda média do consumo dos alimentos no período, com base no comportamento dos consumidores na plataforma, para assim colher apenas o necessário. A tecnologia colabora para a diminuição de desperdício de alimentos, além de ajudar no combate do uso desenfreado do solo.
A solução combina informações sobre os padrões médios de compras diárias, semanais e mensais dos consumidores da plataforma, bem como a sazonalidade dos produtos. Esses dados são integrados à base dos pequenos produtores da Raízs, permitindo um planejamento de plantio e colheita alinhado com os comportamentos de compra dos clientes. "Nosso objetivo é gerar um aumento de renda para os pequenos produtores, evitar o desperdício e oferecer produtos frescos aos nossos clientes. Queremos continuar acelerando a transformação da cadeia de alimentos, integrando o campo à cidade”, explica Tomás Abrahão, fundador e CEO da Raízs,
Além de reduzir o desperdício, a inovação também permite um controle mais preciso no envio das cestas por assinatura, opção presente na plataforma da foodtech através da análise de restrições, frequências e preferências dos clientes, realizando, dessa forma, substituições personalizadas de produtos para cada um.
"Infelizmente existe uma cultura de desperdício de alimentos no país, entender a gravidade disso e poder fazer algo para mudar pelo menos uma parte dessa realidade é gratificante. A Raízs nasceu com o propósito de valorizar a comida, o alimento, os produtores e para passar adiante essa consciência”, pontua Abrahão.
Com mais de 2 mil produtos em seu catálogo atualmente entre exclusivos de sua linha original, a Raízs é especialista em orgânicos e saudáveis. Além disso, conta com mais 800 produtores parceiros, sendo reconhecida como empresa pioneira em valorizar os pequenos produtores. Hoje, a foodtech fornece alimentos para toda Grande São Paulo, Campinas, ABC e em alguns pontos do litoral norte paulista.
Sobre a Raízs:
Fundada em agosto de 2016, a Raízs conecta o pequeno agricultor de produtos orgânicos ao consumidor final, fortalecendo a relação entre a cidade e o campo. A empresa oferece serviços como cestas de assinatura disponíveis em seu site, tanto para consumidores individuais quanto para estabelecimentos comerciais. A startup já recebeu importantes prêmios e reconhecimentos, incluindo Red Bull Amaphiko, Choice UP Artemisia, ONU Accelerate 2030 e Creators Awards. -Recentemente, a empresa foi certificada pelo Sistema B como uma empresa que busca equilibrar lucro e responsabilidade social. A plataforma aceita todos os cartões de crédito e as compras podem ser feitas diretamente pelo site.
Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U