25/06/2024 às 13h41min - Atualizada em 26/06/2024 às 18h03min

Ofertas atraentes podem garantir a lucratividade de pequenos e médios vendedores no e-commerce

*Por Juliana Vital, Global Chief Revenue Officer na Nubimetrics

DANIELA PIMENTEL
Crédito: Luciano Alves

Ao criar um anúncio no e-commerce, o vendedor costuma achar que o preço mais baixo da categoria será o único fator capaz de atrair o cliente. De fato, essa é uma condição que pode chamar a atenção, mas o negócio só se concretizará, e o comprador só será cativado por meio de uma estratégia bem definida. Isso quer dizer que é necessária uma boa análise de públicos, mercado e interesses para definir o que será uma oferta diferenciada e rentável. 

Segundo uma pesquisa do FGV Ibre (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas), no primeiro trimestre de 2024, cerca de 16% do volume de vendas do varejo brasileiro partiu de diferentes plataformas online. Com a digitalização, cada vez maior, dos brasileiros e a criação de inúmeros aplicativos de compras, a tendência é que esse percentual siga positivo. Em um mercado em crescimento, os sellers devem estar preparados para ocupar espaços e aproveitar as melhores oportunidades. 

No varejo online, as ofertas apresentam um produto com o objetivo de demonstrar  as características, diferenciais, benefícios e uma proposta de preço atrativa, de acordo com a demanda que o item tem. Um bom anúncio convida o consumidor a visitar o perfil e atrai a atenção do mesmo durante a navegação. Precisa atender a requisitos como variantes que são gatilhos de compra, entre elas o preço, tempo de entrega e o frete. Por isso, se faz tão necessário entender o cliente e o cenário de competitividade da categoria que se está vendendo.

Para garantir esses fatores o seller precisa ter uma estratégia para garantir maior rentabilidade, por isso, é preciso considerar também a concorrência e a demanda de mercado. Um exemplo de  oportunidade diferenciada é a que ocupa um nicho com baixa concorrência e em crescimento de demanda. 

Além disso, um anúncio de produto ou serviço deve estimular o interesse. Ao desenvolver essa etapa, considere estudar necessidades não atendidas, entenda as demandas geradas pelos usuários e acompanhe os rankings de palavras-chave, analise o mercado, sazonalidade e alterações nas preferências.

Analise o seu negócio, serviço ou produto. Entenda quais são os artigos que mais geram procura. O benchmarking também pode ser um grande aliado neste sentido. Por meio dele, entenda o que os concorrentes têm em seu portfólio e como  propagam suas informações. Outra boa dica é tornar sua oferta ainda mais atraente, aplicando técnicas de cross selling, como vincular produtos complementares ao seu anúncio. 

E, o mais importante: garanta que seus anúncios estejam bem escritos, sejam atraentes e tenham uma ficha técnica bem elaborada. Inclua imagens com alta qualidade e ofereça condições de comercialização, como frete grátis, parcelamento, garantia, entre outros benefícios para o comprador. 

Sabemos da dificuldade de priorização que os sellers podem enfrentar em seu negócio, para isso, uma boa opção é aplicar o Princípio de Pareto, que considera que 80% dos resultados são gerados a partir de 20% das ações se extrapolarmos. No caso de vendedores de marketplace, 80% do faturamento é gerado por 20% das publicações, as quais são extremamente importantes e precisam de acompanhamento constante, analisando estratégias para seguir posicionando bem esses anúncios, que são os responsáveis por grande parte do faturamento.

Lembre-se: ainda há um semestre inteiro para garantir a lucratividade e o crescimento do seu negócio em 2024, e colocando esses insights em prática, o resultado deve ser positivo.

*Juliana Vital é Global Chief Revenue Officer na Nubimetrics. Publicitária, com pós-graduação em administração pela FGV, a executiva tem mais de 19 anos de carreira e acumula experiência em grandes empresas e startups, desenvolvendo o mercado digital em toda a América Latina, colaborando para o crescimento das empresas baseadas em estratégias data driven.


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DANIELA PIMENTEL SANTOS
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