25/06/2024 às 10h58min - Atualizada em 26/06/2024 às 18h03min

Nota Fiscal Eletrônica ajuda a eliminar o uso de mais de 170 bilhões de folhas no Brasil

Volume mostra o impacto positivo da tecnologia na sociedade

Mylena Quintao
Freepik

São Paulo, junho de 2024 - No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado este mês, o mundo volta sua atenção para a urgente necessidade de abordar e solucionar os problemas ambientais globais. Em meio a esse contexto, empresas de todo o mundo estão cada vez mais adotando práticas sustentáveis e estratégias de ESG (Environmental, Social, and Governance). Esse movimento não apenas reforça o compromisso das organizações com a preservação do planeta, mas também impulsiona a inovação tecnológica. 

Uma das principais iniciativas que ilustram essa união entre tecnologia e sustentabilidade é a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). Essa solução não apenas beneficia as empresas em termos de eficiência operacional e redução de custos, mas também contribui significativamente para a preservação do meio ambiente. Migrar do modelo físico para o eletrônico foi possível graças ao uso da tecnologia da certificação digital, que, neste caso, é usada para a assinatura das notas, garantindo sua autenticidade e dispensando a necessidade da impressão.  

De acordo com dados do portal da Fazenda, apenas no último mês, mais de dois milhões de NFs foram emitidas. Desde sua implementação em 2006, o registro ultrapassa 42,691 bilhões de notas, que deixaram de ser impressas, contribuindo assim com a redução de consumo de papel. Esse número ultrapassa 170 bilhões se considerado que na versão antiga as notas eram impressas, em média, em quatro vias. 

E não é somente por meio da assinatura de notas fiscais que a tecnologia da certificação digital tem contribuído com o meio ambiente. Segundo Júlio Duram, Chief Technology Officer da CertiSign, o certificado digital cada vez mais tem sido adotado pelas empresas para a formalização de documentos, como contratos e procurações. “A partir da adoção da tecnologia documentos podem ser assinados com um clique, dispensando impressões, deslocamentos e o armazenamento físico. Vale dizer que, hoje, o certificado já divide o protagonismo com outras tecnologias, como a biometria facial, que também é uma forma de assinatura eletrônica e pode ser usada em diversas transações”.  

Sobre a CertiSign 
A CertiSign é uma empresa especialista em identificação e segurança digital. Há mais de 25 anos, desenvolve e integra soluções para uma experiência digital simples e segura, proporcionando às pessoas mais tempo e liberdade e às empresas redução de fraudes e de custos. Com mais de 15 milhões de clientes, está em todo Brasil e atende empresas de todos os portes e setores para que elas possam ofertar serviços digitais seguros e sem atritos.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MYLENA VITORIA QUINTAO
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp